Os 10 temas de História que mais caem no Enem: resumos gratuitos

As Grandes Navegações; 2ª Guerra Mundial; Brasil República; Brasil Colonial; Ditadura Militar; Revolução Industrial, Renascimento; Iluminismo e Revolução Francesa estão nos temas de História que mais caem nas provas. Veja!

 Confira o Plano de Estudos Enem com os 10 temas de História que mais caem nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio. É hora de se concentrar e garantir o foco para gabaritar em Ciências Humanas. Os professores do Blog prepararam este Plano de Estudos de história Enem para ajudar você a chegar lá. Veja:

  1. O que estudar de História para o Enem?
  2. Quais as questões de História que mais caem nas provas?
  3. O que foi o Renascimento?
  4. O que é mais importante na História do Brasil?

Os 10 temas de História que mais caem no Enem:

O Plano de Estudos de História Enem tem uma seleção de conteúdos recorrentes, que estão sempre aparecendo nos principais vestibulares e no Enem também. Então, se liga. Os temas  de História que mais caem vão desde a Pré-História e a Antiguidade, passam pelas Civilizações antigas da Grécia, do Oriente, do Império Romano, e avançam para a Era Moderna até os dias de hoje.

No Brasil têm destaques para o Ciclo Colonial, a Independência e Proclamação da República;  República Velha, a Era Vargas; a Ditadura Militar, e os tempos da Redemocratização.

História do Brasil no Enem

Brasil – Revise desde o Período Colonial, a economia na época da escravidão, a caça ao índio, o tráfico negreiro, a Lei Áurea, a Independência do Brasil, a Família Real Portuguesa no Brasil, o Primeiro e Segundo Reinado, Regências, Independência, Repúblicas (da Espada e Oligárquica).

Confira nas imagens resumos completos sobre o Brasil Colonial: O Ciclo da Cana de Açúcar e o Ciclo do Ouro. Clique para ver as aulas de revisão com os temas de História que mais caem abordando os cinco sécuos do Brasil:

A Escravidão e a Cana de Açúcar:O Ciclo da Cana de AçúcarVeja aula gratuita sobre a Escrevidão e o Ciclo da Cana de Açúcar no Brasil Colonial.

O Ciclo do Ouro – Mineração no Brasil Colonial: O Ciclo do Ouro no BrasilVeja aula completa sobre o período da Mineração e o Ciclo do Ouro no Brasil Colonial.

Muito bom este vídeo-resumo sobre o Ciclo do Ouro com o professor Felipe. Ele é do canal do Curso Enem Gratuito.

1808 – Tudo muda com a Família Real de Portugal no Brasil:

As coisas começam a mudar profundamente no Brasil em 1808, com a chegada da Família Real de Portugal ao país. O Brasil vira a sede do Império. Junto com o rei Dom João VI vêm milhares de pessoas para compor a Corte.

Surgem a Casa da Moeda, o Banco do Brasil e outras instituições que perduram até hoje.1808 - A chegada da Família Real de Portugal ao BrasilClique na imagem acima para ver aula completa sobre 1808 e as mudanças de costumes por aqui.

A Independência do Brasil

Pouco tempo após o retorno de Dom João VI para a Europa o Brasil vive uma crise política que leva à separação do país. Deixamos o Império e proclamamos a independência com o Grito do Ipiranga: Independência, ou Morte!

Veja aula gratuita sobre a Independência da República: A Independência do Brasil

Os Militares e a Proclamação da República

Os tempos de reinado no Brasil não duram nem um século completo. Dom Pedro I e Dom Pedro II não conseguiram as condições de governabilidade ao longo do tempo para sustentar a Monarquia.  Enfrentaram revoltas e rebeliões.

Entre as mais famosas está a Revolta Federalista (ou Guerra dos Farrapos), liderada pelo Rio Grande do Sul contra a Monarquia. A Revolução FederalistaVeja aula gratuita sobre a Revolução Federalista e sobre a Revolta da Armada.

 

O final do reinado no país chega em 1889, quando os militares tomam o poder e proclamam a República. Os dois primeiros presidentes da recente República foram os marechais Deodoro da Fonseca (esquerda) e Floriano Peixoto (direita). Este ciclo costuma aparecer entre os 10 temas de Historia que mais caem no Enem.A República da EspadaVeja o período conhecido como A República da Espada.  Muito sangue foi derramado, numa história pouco comentada no país.

Só na cidade de Florianópolis a luta dos monarquistas contra os republicanos levou ao fuzilamento de 289 pessoas, assassinadas por ordem do então coronel do Exército Moreira César. Clique na imagem acima para ver aula gratuita sobre a República da Espada.

Getúlio Vargas cria o Brasil Urbano

A Era de Getúlio Vargas na Presidência da República é um clássico para o Enem e os Vestibulares. Ele chegou ao poder em 1930, num movimento militar e político contra as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais que dominavam o país com a política do Café com Leite.

Getúlio moderniza o país com indústrias, energia, as leis trabalhistas, e concede às mulheres o direito de voto. Mas, ele vira ditador de 1937 a 1945. Saiu do poder pela pressão dos militares que voltaram da 2ª Guerra Mundial. Porém, volta à Presidência eleito pelo voto popular em 1950.

Getúlio enfrenta crises políticas e denúncias de corrupção que vão criando um clima de pressão crescente sobre ele.A Era VargasComete Suicídio em agosto de 1954, colocando o país em comoção. Veja aula completa sobre Getúlio Vargas Ele foi o presidente que mais tempo ficou no poder. E, a Era Vargas costuma ser cobrada entre os 10 temas de História que mais caem no Enem. Veja: A Era de Getúlio Vargas – Revisão completa

A República Democrática com Juscelino Kubitscheck e  A Ditadura Militar no BrasilA Ditadura Militar no Brasil

Veja também A Nova República. Entenda o país após a ditadura de 1964 e até 1985. O país faz uma ‘saída suave’ do Regime Militar, inclusive com um pacto de Anistia. A primeira eleição direta para presidente da república após o ciclo militar ocorreria somente em 1989.

Mas, o país enfrentou turbulência política severa, inclusive com a deposição por Impeachment de dois presidentes acusados por corrupção (Fernando Collor e Dilma Roussef).  Um terceiro presidente envolvido com a corrupção foi Luís Inácio Lula da Silva.

Lula foi o maior líder popular do país após o Regime Militar, concluiu dois mandatos mas foi parar na cadeia, condenado por crime comum de corrupção. Veja aqui a História Recente do Brasil nesta aula gratuita: A Nova República

É incrível ver como este Plano de Estudos de História Enem ajuda para sabermos de onde viemos e o que nos construiu como país, nação e indivíduo. Muitos conteúdos de História podem ser explorados no Enem de forma interdisciplinar, ou seja, misturando informações de Filosofia, História e Artes.

Pré-História no Plano de Estudos de História Enem

Sim, o passado da humanidade é sempre um dos 10 temas de História que mais caem no Enem. Estude sobre o início da civilização, as consequências da agricultura, Arte, e a Idade dos Metais. Veja a aula gratuita sobre a Pré-História no Enem.

  • Mesopotâmia – Entenda as contribuições dos povos Assírios e Sumérios. Dá uma olhada na Dica Enem no Blog do Enem. Veja aula gratuita sobre A Antiguidade Oriental.pré-história revisão enem
  • Egito Antigo – grandiosa civilização que nos trouxe imensas contribuições sobretudo na matemática e rica cultura. Estude sobre a escrita, arte e cultura mortuária além das grandes obras aquitetônicas. Veja uma Dica bem legal  sobre o Egito antigo
  • China – Estude sobre o primeiro Imperador, e a cultura deste povo que hoje é uma forte economia e pode cair no Enem. A China passou por grandes revoluções. Veja aqui sobre a Revolução Chinesa.

As Grandes Navegações – Portugal e Espanha descobrem o ‘Novo Mundo’

Civilizações Pré-Colombianas – Lembra do fim do mundo que estava marcado para 2012? Foram os povos Maias que tinham um calendário que foi mal interpretado por alguns estudiosos de hoje em dia. Bastou o boato e se espalhou a notícia do final dos tempos.

Veja aqui as Civilizações da América.as grandes navegações destacadaConheça a história da chegada dos portugueses e dos espanhóis na América com o Ciclo das Grandes Navegações. Começa ali o fim das civilizações pré-colombianas.

Se liga nos Temas de História que mais caem!

Grécia Antiga no Plano de Estudos de história Enem

A Grécia é fundamental. Veja os períodos pré-homérico, homérico, arcaico, clássico e helenístico. Não deixe esta civilização de lado em seus estudos para o Enem.

Na Grécia tivemos a origem da Filosofia Ocidental e de muitas coisas que usamos até hoje e você nem imagina. Veja aqui uma aula especial sobre a Grécia Clássica. Não pode faltar a Grécia no seu Plano de Estudos de História para o Enem.

grécia antiga destacada
Veja a Cultura Grega Helenística

Roma – Sensacional, esta civilização fortíssima em seu tempo, guarda tesouros para a prova do Enem. O Império Romano destacadaFique esperto no período monárquico, republicano, Império e tudo que nós herdamos da cultura romana. Confira aqui O Império Romano

A Reforma Protestante x O Poder da Igreja Católica.

Este conflito entre Católicos e Protestantes é histórico e pode ser um tema explorado no Enem. Estude sobre o período alto da Igreja interferindo no Estado, estude sobre a Reforma Protestante, sobre a Religião na Idade Média e veja na Contrarreforma, a Reação da Igreja Católica.martinho lutero e a reforma protestante

O Império Árabe– Sabe quem foi Mohammed ou “Maomé”? Se não sabe, ta na hora de estudar sobre o Profeta do Islã e o período após seu nascimento. A expansão do Islamismo ocorreu de forma exponencial.

Idade Média na Europa: um dos temas de História que mais caem:

O Feudalismo – Para os que adoram História, veja o que foi o Feudalismo como sistema político e econômico.cruzadasAs Cruzadas – Dá uma olhada sobre este movimento que tem tudo a ver com a Igreja Católica, os Muçulmanos Árabes, e a Crise do Feudalismo. Foi um tempo de guerras sangrentas entre católicos e islâmicos. Confira aqui sobre As Cruzadas.

O Fim da Idade Média

O Renascimento – História, Arte e Ciência se misturam  por aqui. Confira o que foi o RenascimentoNo destaque acima a reprodução da Monalisa, o quadro-síntese da revolução no mundo das Artes Plásticas no começo do Renascimento. Leonardo da Vinci foi o grande artista autor desta obra magnífica.

O Iluminismo, o Estado Moderno e Antigo Regime – Leia também sobre Maquiavel (pode cair na prova de Filosofia do Enem). Veja aqui o Iluminismo.

iluminismo destacada
O Iluminismo e a Revolução Americana. Veja.

A Expansão Marítima – O descobrimento das Américas, o monopólio das especiarias, tratado de tordesilhas, tudo assunto que pode ser explorado no Enem. Seguida da Colonização das Américas. Veja as Grandes Navegações.

A Revolução Industrial – não pode faltar nos seus estudos para o Enem. Manufatura e fordismo são assuntos importantes.  Clique na imagem e acesse aula gratuita sobre a Revolução Industrial.

O Imperialismo, a Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial – Fortes candidatos a questões do Enem.

A Crise de 1929 e a grande Depressão, o Nazifascismo e a Segunda Guerra mundial – Veja Revisão completa da 2ª Guerra Mundial.

Entenda o que foi o horror do holocausto e como o mundo passou pelo grande confronto pela segunda vez.2ª Guerra Mundial

A Guerra Fria – Corrida espacial e as grandes potências. A nova ordem mundial – assuntos como a Globalização, Guerra do Golfo, Al Quaeda e a China como grande potência. Revisão sobre a Guerra Fria aqui.

 

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

O Curso Enem Gratuito deixa você uma mente afiada e acostumada ao estudo e raciocínio. Assim você se prepara melhor para a maratona de 180 questões e dá um banho na Redação Enem. E a gente aqui do Blog do Enem?

Aqui a gente torce o tempo todo por você e traz tudo que pode te ajudar a conquistar uma vaga pelo Enem. Vem junto co  o Plano de Estudos de história.

Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel