Contrarreforma: a reação católica ao protestantismo – História Enem

É hora de rever o conteúdo sobre a Contrarreforma. Este movimento da Igreja católica foi uma reação ao protestantismo e seu avanço pela Europa. Cai no Enem e nos vestibulares!

Católicos e Protestantes já viveram tempos de guerra entre as religiões. Confira as mudanças no catolicismo para se contrapor ao protestantismo.

A Contrarreforma, ou Reforma Católica (século XVI), surgiu no interior da própria Igreja católica com o objetivo de conter o avanço do Protestantismo. Era hora de rever práticas da própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis, como a venda de indulgências, cargos eclesiásticos, relíquias, e corrupção moral.

Entre os anos de 1545 e 1563, membros do clero sob a liderança do papa Paulo III (foto) reuniram-se na cidade de Trento, na Itália, para discutir questões da doutrina e da disciplina do clero católico. O encontro foi denominado pela Igreja Católica como Concílio de Trento. Veja ao lado do quadro do Papa Paulo III uma pintura da época registrando o local das reuniões do Concílio de Trento. igreja católica

A crítica à prática de venda de indulgências estava no centro das 95 teses lançadas por Martinho Lutero. As 95 Teses de Martinho Lutero geraram a Reforma, que levou à criação do movimento Protestante. Veja aqui um resumo completo sobre Martinho Lutero, a Reforma Protestante, e a crise na Igreja Católica: https://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-reforma-protestante/

Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Confira agora no resumo com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que um simples frade mudou de cabeça pra baixo a história da Igreja Católica.

As dicas do professor Felipe

  1. É de conhecimento geral que a Igreja Católica monopolizou por cerca de mil anos os assuntos ligados a fé, bem como as mentalidades durante toda a idade média, tendo adquirido status de instituição supranacional durante o feudalismo.
  2. No entanto, o tempo da Reforma chegou após mudanças significativas nas esferas sociais, políticas e econômicas a partir do desenvolvimento das cruzadas e renascimentos comercial, urbano e cultural. Confira os temas do vídeo:
  3. O que foi a Reforma Protestante? Principais causas: simonia e nicolaísmo, venda de relíquias e indulgências, Igreja X burguesia, Papa X reis.
  4.  Martinho Lutero e a Reforma Luterana: 95 teses, Dieta de Worms, Revoltada Anabatista, Dieta de Spira, Confissão de Augsburgo, salvação pela fé, batismo e eucaristia, idioma nacional, livre interpretação da Bíblia, fim do celibato e do culto de imagens, Paz de Augsburgo.
  5. João Calvino e a Reforma Calvinista: Calvino + burguesia, Consistório de Genebra, predestinação divina, riqueza como sinal de salvação.
  6.  Rei Henrique VIII e a Reforma Anglicana: rei X Papa, ato de supremacia, Igreja Anglicana.
  7.  Contrarreforma ou Reforma Católica: Concílio de Trento, Inquisição, Index, Companhia de Jesus.

 

A Reação Católica

Para reagir às Teses de Martinho Lutero era preciso livrar a Igreja Católica da corrupção, reafirmar seus dogmas, combater as heresias (doutrinas ou interpretações tidas como falsas pela Igreja Católica) e divulgar o catolicismo. Assim, a Igreja católica pretendia conquistar antigos e novos adeptos.

Dica do Blog para entender o contexto da Reforma Protestante –  Você sabia que as críticas à Igreja católica se aprofundaram graças ao Humanismo? Não? Então, acesse esta aula com um resumo completo sobre o Renascimento e o Humanismo. Veja como eles foram importantes para a crítica à Igreja Católica da época: https://blogdoenem.com.br/historia-renascimento-humanismo/

Resultados do Concílio de Trento

Ao final dos debates, que duraram dezoito anos, o Concílio de Trento aprovou várias decisões que foram importantes para a revitalização da Igreja Católica. Veja:

  • Condenou a corrupção interna proveniente da venda de cargos eclesiásticos, relíquias e indulgências;
  • Reafirmou o poder do papa (infalibilidade papal);
  • Manteve os sete sacramentos;
  • Adoção do latim como língua litúrgica oficial da Igreja católica;
  • A continuidade do celibato clerical e do culto aos santos e à Virgem Maria;
  • A criação de seminários para a formação de padres;
  • Organizou o Índex;
  • Reativou a Inquisição.
Dica 2 – Quer entender como ocorreu a Reforma Protestante? Acesse este post especial que o Blog do Enem preparou para você e confira tudo sobre Martinho Lutero e as críticas à Igreja católica: https://blogdoenem.com.br/martinho-lutero-reforma-protestante/

Você sabia que o Índex (Índice dos Livros Proibidos) era a relação de livros que os católicos estavam proibidos de ler? Muitas vezes esses livros chegaram a ser queimados em praça pública em grandes fogueiras. Quem estipulava o que deveria ser lido ou não pelos católicos era o Santo Ofício.

E sobre a Inquisição, você já ouviu falar? Não? Então preste atenção! A Inquisição agia de modo violento e intolerante. Às vezes bastava apenas uma simples suspeita para que uma pessoa fosse acusada de herege e chamada a depor no Tribunal do Santo Ofício. Ela poderia perder seus bens, ser condenada à prisão perpétua ou à morte na fogueira!

Quem teve papel de destaque no esforço de reforma da Igreja católica foram as ordens religiosas, em especial, a Companhia de Jesus, fundada em 1534 pelo militar espanhol Inácio de Loyola (no quadro da época).

inacio loyola

Os jesuítas dedicaram-se a divulgar o catolicismo na Europa e a evangelizar os povos da Ásia, África e América. Para isso, criaram uma rede de colégios em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Dica 3 –  Quer mandar bem no Enem e nos vestibulares? Estude com as Apostilas Enem Gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Textos e vídeos com as melhores dicas para você marcar pontos. Aqui: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Como você pôde perceber a Igreja católica agiu de maneira repressiva e persuasiva na tentativa de conter o avanço do Protestantismo e conquistar mais fiéis. Contudo, não conseguiu evitar o crescimento das novas religiões (Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo). Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII ocorreram muitas guerras e perseguições religiosas na Europa e na América por conta da intolerância religiosa.

Veja Martinho Lutero e a Reforma Protestante:

Martinho Lutero provocou uma grande mudança na história do catolicismo. Rompeu com a Igreja Católica e lançou as bases da Reforma Protestante. Desde o século XIV a Igreja católica vinha perdendo autoridade e prestígio. Martinho Lutero e a Reforma ProtestantePráticas não condizentes com sua doutrina como a venda de indulgências, de cargos eclesiásticos e a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa abalaram a crença de muitos fiéis na instituição. Martinho Lutero provocou mudanças profundas ao denunciar esta situação no século XVI. Veja aula gratuita sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante.

Dica 4 – Veja aqui uma aula completa sobre a Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero, e aprenda sobre a origem do Calvinismo e do Anglicanismo: https://blogdoenem.com.br/reforma-protestante-anglicanismo-calvinismo/

Aula Gratuita sobre a Contrarreforma

Que tal agora você assistir a uma super revisão sobre o tema nesta aula em vídeo do professor Rodrigo Woloski,  do aulade.com.br? Não perca! Acesse. Aprende mais quem estuda mais e melhor:

Gostou da aula em vídeo? Muito boa né? Então, vamos continuar com os exercícios?

Exercício – Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(PUC – MG) Diante do avanço do protestantismo, o papa Paulo III convoca o XVIII Concílio Ecumênico da Igreja Católica, reunido em Trento, na Itália, a partir de 1545, apresentando como resultados, exceto:

a) (     ) o reconhecimento do batismo e do casamento como únicos sacramentos válidos.
b) (     ) a instituição dos seminários destinados à formação dos clérigos.
c) (     ) o fortalecimento da autoridade pontifical através da infalibilidade do Papa.
d) (     ) a adoção do latim como língua litúrgica oficial da Igreja Católica.
e) (     ) a determinação do celibato clerical e o combate aos movimentos heréticos.

Resposta: A alternativa incorreta é a letra “a”.

Durante o Concílio de Trento a Igreja católica aprovou várias decisões que tinham por objetivo conter o avanço do Protestantismo e recuperar a confiança dos fiéis na instituição, entre elas o de manter os sete sacramentos: batismo, confirmação ou crisma, eucaristia, penitência ou confissão, ordem sacerdotal, casamento e unção dos enfermos. Portanto, não apenas dois sacramentos.

Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel