Martinho Lutero: A Reforma Protestante e a Igreja Católica. Veja!

É hora de conhecer e revisar Martinho Lutero e a Reforma Protestante. Ele fez críticas à Igreja Católica que geraram mudanças profundas no século XVI. Você sabia que ele fundou uma nova religião? É assunto obrigatório no Enem, nos vestibulares e no Encceja. Vem com a gente!

Martinho Lutero provocou uma grande mudança na história do catolicismo. As suas críticas à cúpula da Igreja Católica levaram ao rompimento e à criação das bases da Reforma Protestante. Desde o século XIV a Igreja católica vinha perdendo autoridade e prestígio.

Práticas não condizentes com sua doutrina como a venda de indulgências, de cargos eclesiásticos e a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa abalaram a crença de muitos fiéis na instituição da Igreja Católica. Martinho Lutero provocou mudanças profundas ao denunciar esta situação no século XVI.

Martinho Lutero e a Reforma Protestante

A valorização do indivíduo com o movimento cultural do Renascimento propôs uma nova visão sobre a Igreja e a religião criando um clima favorável a mudanças.  Foi neste ambiente em que emergiu Martinho Lutero.

Martinho Lutero, que era um religioso católico e estudioso de teologia, consolidou um conjunto de 95 teses críticas em protesto às práticas de então.Martinho Lutero Ele afixou um cartaz na porta do castelo de Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517.

As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o luteranismo, identificado como um movimento protestante em relação ao catolicismo.

Veja neste post da professora Carla Regina da Silva todos os detalhes da História da Reforma Protestante. Cai nos vestibulares, no Enem, e no Encceja também.

Veja por que um grande número de pessoas, grupos sociais e líderes políticos e religiosos estavam insatisfeitos com a Igreja?

  • 1 – A insatisfação de reis e príncipes: o papa passou a ser visto como um impedimento ao poder real e a saída de dinheiro (taxas e tributos pagos pelos fiéis à Igreja) dos domínios reais para Roma, a sede do papado, criou um clima de insatisfação na realeza.
  • 2 – O descontentamento da burguesia: a Igreja defendia a teoria do preço justo (a venda de um produto não deveria incluir o lucro) e proibia o empréstimo de dinheiro a juros.
  • 3 – Os abusos de membros da Igreja: venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se contrastava com a espiritualidade de cristãos e da própria doutrina defendida pela Igreja).

Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Confira agora no resumo com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que um simples frade mudou de cabeça pra baixo a história da Igreja Católica.

As dicas do professor Felipe

  1. É de conhecimento geral que a Igreja Católica monopolizou por cerca de mil anos os assuntos ligados a fé, bem como as mentalidades durante toda a idade média, tendo adquirido status de instituição supranacional durante o feudalismo.
  2. No entanto, o tempo da Reforma chegou após mudanças significativas nas esferas sociais, políticas e econômicas a partir do desenvolvimento das cruzadas e renascimentos comercial, urbano e cultural. Confira os temas do vídeo:
  3. O que foi a Reforma Protestante? Principais causas: simonia e nicolaísmo, venda de relíquias e indulgências, Igreja X burguesia, Papa X reis.
  4.  Martinho Lutero e a Reforma Luterana: 95 teses, Dieta de Worms, Revoltada Anabatista, Dieta de Spira, Confissão de Augsburgo, salvação pela fé, batismo e eucaristia, idioma nacional, livre interpretação da Bíblia, fim do celibato e do culto de imagens, Paz de Augsburgo.
  5. João Calvino e a Reforma Calvinista: Calvino + burguesia, Consistório de Genebra, predestinação divina, riqueza como sinal de salvação.
  6.  Rei Henrique VIII e a Reforma Anglicana: rei X Papa, ato de supremacia, Igreja Anglicana.
  7.  Contrarreforma ou Reforma Católica: Concílio de Trento, Inquisição, Index, Companhia de Jesus.
Dica 2 – Que tal rever o conteúdo sobre o poder da Igreja católica durante a Idade Média (século V ao XV)?  Acesse o link: https://blogdoenem.com.br/igreja-catolica-idade-media/

Contra a venda de Indulgências

Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica,  foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.

Indiretamente era uma denúncia contra a forma como o Alto Clero se comportava e dirigia a instituição. O feito foi de um tsunami que já dura cinco séculos.

Agora observe a imagem abaixo: é uma Gravura do século XVI que mostra sacerdotes (a cavalo) e agentes de um banqueiro (sentado à mesa) vendendo cartas de indulgências.martinho luteroFonte da imagem: RODRIGUEZ, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º. ano. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009. p. 207.

Você sabia que o preço das cartas de indulgências variava conforme o tipo e o número de perdões e que ao vendê-la emitia-se um recibo como em qualquer negócio normal?
Para animar os fiéis, o sacerdote cantava: “Assim que a moeda no cofre cai, a alma do purgatório sai”.

Esta prática foi muito criticada por religiosos católicos, mas um em particular protestou afixando na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, um documento com 95 pontos contrários aos ensinamentos e a essas práticas da Igreja. Vamos ver quem foi ele?

Dica 3 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

A Trajetória de Martinho Lutero

Ele nasceu em 1483 em Eisleben, na Alemanha.  Apesar de pertencer a uma família pobre seus pais fizeram questão que estudasse. Aos 18 anos conseguiu entrar na Universidade de Erfurt para cursar direito.

Como se interessava mais pelo estudo da Bíblia trocou este curso pelo de Teologia e ingressou em um convento agostiniano. Lá jejuava, orava e lia a Bíblia. Aos 29 anos tornou-se doutor em Teologia.

Veja aqui algumas das 95 teses de Lutero:

Tese 6: O papa não pode perdoar dívida, senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus, ou então o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada. (…)

Tese 27: Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório. (…)

Tese 86: Por que o papa, cuja fortuna é maior do que a dos ricos Crassos, não constrói com seu próprio dinheiro a Basílica de São Pedro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dos pobres fiéis?

Você já imaginou nas mudanças que estas teses provocaram na época de Lutero? Essas ideias foram publicadas e se espalharam pela Alemanha ganhando adeptos entre ricos e pobres.

martinho lutero
Imagem de Lutero afixando as 95 Teses

O caso radicalizou-se.  Por causa das 95 teses Martinho Lutero foi excomungado e expulso da Igreja pelo papa Leão X que teve apoio de Carlos V, imperador alemão.

O príncipe da Saxônia, Frederico, protegeu Lutero. Ali, ele fundou uma nova religião: o Luteranismo. Traduziu a Bíblia para o alemão e tornou o texto sagrado acessível ao povo.

A doutrina luterana baseava-se na frase de São Pedro “Pela fé sereis salvo”:

  1.  Somente a fé em Deus salva as pessoas.
  2.  A Bílbia, por meio da qual Deus se revela, é a única fonte realmente confiável.
  3.  O Batismo e a eucaristia são os dois únicos sacramentos.
  4.  O culto aos santos e a infalibilidade do papa não têm fundamentos.
  5.  Qualquer membro da Igreja pode se casar.

 Por que o nome de Reforma Protestante?

Um grupo de nobres que apoiavam Martinho Lutero protestou contra a decisão do imperador católico Carlos V de expulsá-lo do império e contra a proibição do culto luterano nos principados católicos.

Vem daí o nome Protestante para designar os seguidores de Lutero e das igrejas surgidas a partir da Reforma.

A Contrarreforma – Veja a reação da Igreja Católica contra o Protestantismo:

A Contrarreforma, ou Reforma Católica (século XVI), surgiu no interior da própria Igreja católica com o objetivo de conter o avanço do Protestantismo.A Contrarreforma Era hora de rever práticas da própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis, como a venda de indulgências, cargos eclesiásticos, relíquias, e corrupção moral. Veja aula completa sobre a Contrarreforma.

O Renascimento Cultural, Científico e Filosófico foi um ambiente de profundas mudanças. As Teses de Martinho Lutero surgiram na mesma época. Entenda o que foi o Renascimento para compreender a dimensão de Martinho Lutero dentro deste período, com a ruptura provocada no seio do Catolicismo.

Veja aula gratuita sobre o Renascimento

Muito bom este resumo do professor Felipe Oliveira sobre o Renascimento. Têm mais aulas de História com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

Dica 4 – Gostou do tema? Então assistia ao filme Luther (Lutero). Este filme retrata a história de Lutero dando ênfase a sua luta contra as indulgências e a pregação de suas 95 teses. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=eezenm7Tlps.

Exercício – Agora que tal testar seu conhecimento? Responda a esta questão de vestibular que o blog do Enem preparou para você!

(Supra-SC) No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de Teologia da Universidade de Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses. Lutero condenava, com esse documento, sobretudo:

a) (     ) a venda de terras de Igreja.

b) (     ) a venda de indulgências.

c) (     ) a excomunhão.

d) (     ) o celibato.

e) (     ) a adoração aos santos.

Resposta: A alternativa correta é a letra “b”.

Carla Regina História
O texto desta aula sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel