O poder da Igreja Católica na Idade Média – História Enem e vestibular.

É hora de você relembrar o conteúdo sobre o poder da Igreja Católica na Era Medieval. Cai nos tópicos sobre Idade Média e Feudalismo. É conteúdo para o Enem e os vestibulares.

No decorrer da Idade Média (séculos V a XV d.C.) a Igreja católica alcançou enorme prestígio e poder político, econômico e social.  Através do controle da fé, ela ditava formas de pensar, de se comportar, de festejar, de nascer, de morrer, de todos os aspectos da vida das pessoas da época medieval.

Por ser detentora de uma grande quantidade de terras da Europa a Igreja Católica era uma grande senhora feudal e participava das relações de suserania, vassalagem e servidão.

Agora, observe a imagem abaixo. É um feudo eclesiástico. Em seguida veja duas questões importantes para você mandar bem no Enem e nos vestibulares, nos conteúdos sobre a Idade Média, Feudalismo e Igreja Católica. Veja como a Igreja medieval conseguiu acumular imensa fortuna.

idade média1– Igreja;  2– sala de estudos e biblioteca;  3– dormitórios;  4– banheiros;  5– refeitório;  6– cozinha;  7– padaria;  8– hospedaria para visitantes pobres;  9– escola;  10– hospital;   11– farmácia;   12- jardim de plantas medicinais;  13- cemitério e pomar;   14- horta;   15- granja e celeiros;   16- oficinas;   17- estrebaria e estábulo;   18- hospedaria para cavaleiros;   19- hospedaria para damas.

Dica do Blog – Para você aproveitar totalmente esta aula e continuar estudando sobre a Igreja na Idade Média é importante ter em mente o que ocorria na Europa nos tempos do Feudalismo?  Veja neste post especial que o blog do Enem preparou para você sobre as origens do Feudalismo.

Veja a seguir o que eram as ‘Doações de Terras’, e o que é o ‘Celibato’ na Igreja Católica.

  • Doações de terras, cobrança de dízimos somada às esmolas permitiu à Igreja acumular imensa fortuna.
  • O celibato, instituído no século V d.C., garantiu à Igreja que todos os benefícios recebidos se tornassem propriedade da instituição e não fossem divididos, já que os clérigos não poderiam ter herdeiros legítimos.
Dica 2 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/

A Divisão da Igreja Católica

A Igreja católica era dividida em dois grupos: o clero secular (aqueles que viviam no seculum ou no mundo comum) e o clero regular (os que seguiam a regula sancta ou a vida monástica).  

O clero secular, por sua vez, estava dividido em:

  • Alto Clero: seus membros, compostos em sua maioria de nobres, estavam no topo da hierarquia social (papa, bispos, cardeais, abades…);
  • Baixo Clero: parte inferior da hierarquia clerical (padres, párocos…).

Também observamos neste período a ocorrência de várias ordens religiosas do clero regular (dos beneditinos, dos franciscanos, das irmãs clarissas, dos dominicanos) e a construção de inúmeros mosteiros que funcionavam como asilo, hospital e hospedagem para idosos, órfãos, pobres, doentes e viajantes. Veja mais sobre a Idade Média, a Igreja Católica, e sobre a Reforma Protestante nas aulas do Curso Enem Gratuito, disponível Online para você no Blog do Enem.

curso enem online red 600 x 90

Aulas Gratuitas

Saiba mais sobre a Igreja Católica na Idade Média nesta aula em vídeo produzida pela British Broadcasting Corporation – BBC, que é o principal canal de televisão educativa do Mundo. É ver e aprender:

Gostou? Então não perca a continuação do vídeo acima. Entre nestes endereços e fique atento ao poder da Igreja católica na Idade Média:  youtube http://www.youtube.com/watch?v=5fOpO9-ZzMM e http://www.youtube.com/watch?v=s3dNSSLs6cU
Igreja
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 7º. ano. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 25.
Dica 3 – Está achando complicado? Então veja aqui uma aula completa sobre as camadas sociais da sociedade feudal na Idade média neste super post: https://blogdoenem.com.br/historia-idade-media-feudalismo/

Exercício

– Agora teste seu conhecimento. Responda a esta questão de vestibular que o blog do Enem preparou para você!

(UFPR) A Igreja marcou sua presença na sociedade européia medieval, influindo nela em diferentes aspectos. Assinale as afirmações verdadeiras (onde houve influência da Igreja):

1- No meio intelectual, atuando em atividades culturais, como é o caso das Universidades.

2- Na economia, ditando princípios de conduta, com a proibição da usura.

4- No código de honra da nobreza, proibindo ações bélicas em determinados períodos do ano.

8- Na política, formulando teoria sobre o poder, dando supremacia ao Papa sobre Reis e Imperadores.

16- Na concepção da sociedade, composta pelos sacerdotes, guerreiros e camponeses.

Somatória: ……

Resposta: a resposta correta é a somatória de todos os números das questões: 31.

No decorrer da Idade Média (séculos V a XV d.C.) a Igreja católica alcançou enorme prestígio e poder. Em todos os aspectos da vida das pessoas vemos a fé ditando normas de conduta, formas de agir, de se comportar, de viver.

Dica 4 – Faça revisão do Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.