Geografia Enem – O Continente Americano: Colonização e características

Espanhóis, portugueses, ingleses e franceses deram inicio há mais de 500 anos a uma corrida por terras que resultaria na descoberta do Continente Americano. Veja as características e as diferenças entre América do Norte; América Central, e América do Sul. É hora de relembrar aqui com o resumo gratuito de geografia.

Do ponto de vista histórico, a América foi colonizada pelos europeus que dominaram as terras, e desestruturaram os povos que a habitavam. Isso aconteceu na época das grandes navegações. Foi um encontro violento, onde sabemos que hoje a grande maioria dos povos pré-colombianos foi dizimada.

Mas, do ponto de vista geográfico, vamos estudar esse continente e entender a sua dinâmica! Vamos viajar pela América? Podemos regionalizar o continente americano da seguinte maneira:

Critérios Geográficosestes abrangem as características físicas, localização, oceanos que banham, e os paralelos que cortam o continente. Para o Enem e para o Encceja você precisa ter bem clara a divisão entre América do Sul, América Central, e América do Sul. As três integram o Continente Americano.

Critérios Socioeconômicosestes mostram as características sociais, como a população foi constituída (por nativos e colonizadores), a cultura, enfim o tipo de colonização dominante. É importante para as provas que você vai fazer nos Exames saber sobre as diferenças entre a América Latina, onde está o Brasil, e a América Anglo-saxônica, onde estão o Canadá, o Alasca, e os Estados Unidos.

Resumo sobre o Continente Americano

Para começar bem esta aula veja um resumo simples e rápido sobre as Características do Continente Americano. É com o professor Rafael Carrieri, do Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo. Veja agora os critérios geográficos.

Critérios Geográficos do Continente Americano:

O continente está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich. É o segundo maior continente do mundo, ficando atrás da Ásia. Está dividido em América do Norte, América Central e América do Sul.

O Continente Americano faz limite ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste como o Oceano Pacífico.Geografia Enem – O Continente Americano: Colonização e característicasFigura 1– Mapa do continente americano – Possui duas grandes faixas de terra ligadas pelo Istmo. Você sabe o que significa esse termo?

O Istmo é uma estreita faixa de terra que ligas as duas maiores, cercado de água pelos dois lados.  No caso da América o istmo fica onde se localiza a América Central. Veja no detalhe da imagem:Figura 2- Mapa do Istmo (ilustração)Geografia Enem – O Continente Americano: Colonização e características

Critérios Socioeconômicos:

Os europeus que chamavam a Europa de “velho mundo” passaram a chamar a América de “novo mundo”. Mas vamos ver como eles desorganizaram este novo mundo e suas populações?

Assim que chegaram aqui, os europeus colonizaram os povos que aqui viviam. Impuseram seus costumes, línguas, hábitos. Desorganizaram a estrutura desses povos, e cometeram um dos maiores genocídios da história.

Assista a esse  resumo sobre a América Central, características e contrastes. Vamos aprender um pouco mais sobre a parte onde estão o México, Cuba, Honduras, Nicarágua, as Ilhas Bermudas e outros países caribenhos.

Excelente o resumo do professor Carrieri. Agora, mergulhe nos dois tipos de colonização.

Os dois tipos de colonização implementados:

1 –  “Colônias de Exploração” – essas somente serviam aos interesses da metrópole e forneciam matéris primas, para que estas se apropriassem de riquezas que a colônia oferecia. Essa intensa exploração dificultou e até mesmo retardou o desenvolvimento de alguns países. Exemplos de colônias de exploração: o Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai, etc.

2 – “Colônias de Povoamento” – essas colônias tinham por objetivo povoar e desenvolver as terras. Assim fixavam a população, e as “obrigavam” a desenvolver alguma atividade destinada a atender as suas necessidades, tais como a agricultura, o que fez desenvolver essas colônias.

As colônias de povoamento são atualmente os países dos Estados Unidos e do Canadá, por exemplo.Geografia Enem – O Continente Americano: Colonização e características
Figuras representando Colônias de Exploração e de Povoamento, respectivamente.

O que diferencia os países da América do norte e da América Latina foi o tipo de colonização. As sociedades passaram a se organizar. Mais tarde outros povos passaram a chegar aqui, e começou a miscigenação, ou seja, mistura de povos.

América Latina: formada pelos países que estão ao sul dos Estados Unidos. É um grupo bastante heterogêneo quando se trata de economia, pois há países emergentes, como o Brasil, Argentina, Chile e México, mas há também países que apresentam um grau econômico de muita miséria, como o caso do Haiti.

A língua predominante é o castelhano, exceto no Brasil, onde o idioma Português é hegemônico e língua oficial. Porém, há países o Francês, o Holandês e o Inglês.

Quando é feito um comparativo entre as duas regionalizações (Anglo-Saxônica e Latina) tudo que é de positivo, bom e desenvolvido tecnológica e economicamente é identificado como Anglo-Saxão. O que é de ruim, como a pobreza, a violência, e a corrupção, é considerado subdesenvolvido, típico dos países Latinos.

 

Exercícios sobre o Continente Americano

Vamos agora exercitar nossos conhecimentos? Leia com atenção a questão proposta e responda! Bons estudos!

(UFPel/RS) Questão 15: A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas:

  1. Os indígenas, na América, desde a época do descobrimento, sofreram um processo de violência cultural, que provocou a atual situação dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas.
  2. A imposição do cristianismo aos indígenas (afirmada em preceitos dogmáticos no período de expansão do território ibérico) destruiu completamente a cultura indígena, impedindo-a de misturar-se à europeia e de deixar marcas na atual cultura latino-americana.

III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indígena e europeia, porém a imposição cultural deu-se não apenas por motivos religiosos, mas também para segurança e preservação dos territórios colonizados.

IV. A dominação dos povos indígenas deu-se também pela superioridade bélica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submissão dos nativos a trabalhos forçados. A invasão e a dominação cultural dos povos têm sido uma constante ao longo da história.

Estão corretas somente as afirmativas

A – I, II, e III
B – II e IV
C – I, III e IV
D – II e III
E – I e III

Resposta correta letra C

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel