A Economia Açucareira do Brasil Colonial: história Enem e Encceja

Naquela época o açúcar era um produto nobre, raro e caro para os europeus. A produção no Brasil utilizava mão-de-obra escrava, tinha terras férteis e clima favorável. Os europeus investiram pesado e tiraram muitos lucros durante o Ciclo da Cana de Açúcar. Veja aula gratuita com Simulado.

O açúcar era um produto muito apreciado pelos europeus e também um dos mais caros.  Até o final do século XIV era utilizado na Europa como remédio ou tempero exótico. A partir do final do século XV o açúcar se tornara um produto de consumo da nobreza e da burguesia europeias.  Era chegado o tempo da Economia Açucareira no Brasil. Veja a aula e responda o Simulado no final!

Você sabia que devido a seu alto valor no mercado, porções de açúcar eram, muitas vezes, deixadas como herança em testamentos? Ou dadas como presente a reis e nobres? Com isso dá para você imaginar como este produto gerou enormes lucros para Portugal.  Agora fica fácil de você entender por que a Coroa portuguesa decidiu produzir cana-de-açúcar no Brasil quando decidiu colonizar as terras brasileiras:

  • O açúcar alcançava altos preços na Europa;
  • O solo e o clima favoráveis do litoral propiciaram o cultivo da cana;
  • Os portugueses já tinham experiência no cultivo de cana-de-açúcar e na montagem de engenhos porque desde o século XV produziam açúcar nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Se liga na dica? Assim como o Enem, vários vestibulares de todo o Brasil fazem questões sobre as características da produção de açúcar no Brasil colonial quanto: ao tipo de cultura, a extensão de terra, a mão de obra e ao mercado consumidor.

A Economia Açucareira no Brasil

Confira agora com a professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você mandar bem na prova quando as questões abordagem o Brasil Colonial, em especial o Ciclo da Cana de Açucar.

As dicas da Ana Cristina:

  1. O açúcar brasileiro foi um produto muito forte economicamente no período colonial, já que não podia ser produzido na Europa por fatores climáticos.
  2. Apesar disso, era consumido pela nobreza e pela rica burguesia em forma de doces, remédios e utilizado para conservação de alimentos. Por conta desta alta procura e baixa oferta, a economia açucareira tornou-se um setor muito lucrativo para produtores e investidores.
  3. O Ciclo da cana de açúcar no Brasil, como é conhecido o período da economia açucareira na época do Brasil colonial, começou na metade do século XVI, e durou até à primeira metade do século XVIII.
  4. A cana-de-açúcar foi tão explorada que se tornou responsável por movimentar outra grande economia: o tráfico de milhões de africanos através do Atlântico.
  5. Nesta aula acima, a professora Ana Cristina te explica mais sobre o ciclo da cana de açúcar no Brasil. Bora!

Que tal ver agora como era o processo de fabricação do açúcar? Brasil ColonialObserve a imagem acima e preste atenção nas etapas de produção do chamado “ouro branco”.

Mas, você deve estar se perguntando: Quanto custava para se instalar um engenho de cana? Bem, não era nada barato montar um engenho! Como o governo português não tinha recursos necessários para financiar este empreendimento, o dinheiro aplicado nos primeiros engenhos foi emprestado por banqueiros holandeses (na época, os mais ricos da Europa) e italianos, mas, algum tempo depois, os senhores de engenho produziam açúcar com seus próprios recursos.

Os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu. Além disso, recebiam os juros cobrados pelos empréstimos ficando com a maior parte dos lucros. Era nos engenhos que se desenvolvia a produção da cana. Moendas, caldeiras, tachos, fôrmas, depósitos e outras instalações davam um caráter fabril ao espaço.

Aula Gratuita sobre o Brasil Colonial

Para você compreender bem o contexto da Economia Açucareira a dica do Blog do Enem é você assistir agora a uma aula (rápida) sobre as características do Brasil Colonial. É com o professor Felipe Oliveira, do canal Curso Enem Gratuito. Veja, e depois siga no texto para entender o que era um Engenho de Açúcar naquela época.

Gostou da aula? Show! Então, agora vamos ao Engenho de Açúcar:

Você sabia que inicialmente o engenho era o nome dado ao equipamento usado na fabricação do açúcar? E que com o tempo passou a designar toda a fazenda de cana? Não?

Então observe a imagem e fique atento à divisão de um engenho típico do Nordeste açucareiro.Brasil Colonial

  1. – casa-grande (moradia do senhor de engenho);
  2.  – capela (onde se realizavam batizados, missas etc.);
  3.  – senzala (moradia dos escravos);
  4.  – roda d’água;
  5.  – moenda (onde a cana era moída);
  6.  – fornalha;
  7.  – cozimento do caldo;
  8.  – casa de purgar (onde o melado permanecia até cristalizar);
  9.  – roça (onde se plantavam os alimentos);
  10.  – moradia dos trabalhadores livres;
  11.  – canavial;
  12.  – transporte de lenha;
  13.  – transporte de cana.

Fonte: RODRIGUEZ, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º. ano.  Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009. p. 243.

A cana era produzida em grande quantidade (monocultura) e em grandes extensões de terra (latifúndios) com mão de obra escrava (inicialmente indígena e depois africana) para atender ao mercado externo. 

Simulado Enem Online: A Economia Açucareira

Teste o seu nível em 10 questões online. O gabarito do Simulado sobre o Brasil Colonial da Economia Açucareira sai na hora, com aulas de reforço para os temas que você não acertar. Simulado Enem e Encceja - A Economia Açucareira

Olha o Simulado aqui!

 

Simulado Economia açucareira

.

Que tal ficar ainda mais por dentro deste assunto assistindo a uma aula do Professor Felipe Oliveira, do canal Curso Enem Gratuito, sobre a importância do açúcar no contexto do Mercantilismo?

Exercícios sobre o Ciclo da Cana de Açúcar

Exercícios – Agora chegou a sua vez! Responda a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

1. (FUVEST) A produção de açúcar, no Brasil colonial:

a) (     ) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) (     ) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) (     ) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) (     ) desde o início garantiu o enriquecimento da região sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) (     ) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.

2. (ENEM 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

a) (     ) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) (     ) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) (     ) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) (     ) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

Resposta: A alternativa correta é a letra “a”.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel