Pré-História no Enem – O que pode cair na prova sobre este período? Confira nesta revisão.

Enem: Estude agora para sua prova como se desenvolveu o homem primitivo até chegar no homem moderno – o Homo Sapiens sapiens! Tudo começa na Pré-História. Confira nas aulas gratuitas abaixo.

Pré-História cai no Enem? – Sim, cai sim.  

É conteúdo que vale para questões de interpretação de texto, para questões de História, e até de Biologia e Meio Ambiente.

Estude com a gente para sua prova do Enem. Hoje, vamos estudar como surgiu o homem e os primórdios das civilizações ditas modernas. Você já viu como eram as civilizações Grega, Egípcia e Mesopotâmica, não seria certo? Mas como o homem se desenvolveu até aí? Veja agora!

pré-história revisão enem

Anterior aos gregos, mesopotâmicos e egípcios, o homem sofreu por longos anos uma evolução natural (segundo Darwin) do macaco até o Homo Sapiens sapiens – o homem atual, como nós. Contrário à Darwin, que pregava uma teoria evolucionista, tem-se também a teoria criacionista do surgimento do homem, onde fora Deus quem criou o ser humano diretamente do barro, dando-lhe vida. Para o Enem, você deve focar na teoria darwinista, a mais aceita pela ciência atualmente.

Aulas de Revisão sobre a Pré-História:

Veja aqui uma revisão preparada pelo professor Jener Cristiano, do site História em Ação. Ele apresenta a você desde as discussões sobre ‘A Origem da Vida’ para depois fazer a recuperação da Pré-História com foco na evolução das espécies e o surgimento do Ser Humano.

Veja aqui uma excelente explicação sobre como o homem se desenvolveu, conforme Darwin, para o seu Enem. Outra informação importante que você deve saber são as eras relacionadas à evolução desse homem primitivo.

Para o Enem, você deve se ater a 3 delas: O Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Veja agora, com o Prof. Rodolfo Neve, da História Online, as principais características de cada uma e se dar muito bem na prova do Enem.

 

EXERCÍCIOS – Resolva e compartilhe a solução nas redes sociais!

Curtiram nossa aula de hoje? Aproveite agora e tente resolver os seguintes exercícios para o Enem 2013:

(Enem) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:

a) 365 anos.
b) 460 anos.
c) 900 anos.
d) 10.000 anos.
e) 460.000 anos.

RESPOSTA:

Resposta Correta: Letra D.

Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Como deverá também ser comum no Enem, apareceram questões de natureza interdisciplinar e, por isso, nesta questão de História, você deverá construir uma simples regra de três para que possa desenvolver a resolução deste problema. No caso, você achará a equivalência entre um ano de vida do homem e a idade da Terra, para depois estabelecer as outras proporções que equiparam uma hora com a idade do planeta.