Egito Antigo – Veja a Civilização Egípcia – Revisão de História Enem.

Conheça os aspectos mais cobrados no Enem e nos vestibulares sobre a Civilização do Egito Antigo. Confira abaixo com aulas gratuitas e exercícios. É conteúdo de História Enem.

Treine História para o Enem com a gente e relembre a grande civilização do Egito Antigo.

As grandes civilizações (Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma) estão sempre rondando as provas de vestibular e podem cair no Enem. Por isso a gente traz hoje um post com episódios sobre a civilização egípcia feitas pelo Portal do Professor. Aproveite aí!

Neste episódio sobre a civilização egípcia você vai aprender – ou relembrar- aspectos da sociedade, religião e cultura deste povo que reinou por 3 mil anos e que é conteúdo de ensino médio e porque não tema também para o Enem?! Vamo lá.

É matéria do Enem e  você vai ver agora o episódio sobre a Arte Egípcia, suas proporções e representações; a ciência e medicina no antigo Egito e também como se deu a queda desta grande civilização . Se acomode na cadeira e vamos em frente!

Aulas Gratuitas para você assistir antes de fazer os exercícios.

Nos conteúdos de História para o Enem certamente o Egito é um grande candidato para questões.  A primeira aula foi do canal Me Salva. Agora, veja mais uma aula do canal Já Entendi antes de fazer os exercícios.

Então que tal testar o que aprendeu ou relembrou. Veja duas questões interessantes para conferir a aprendizagem:

Questão 1. (FAAP) A Astronomia e a Matemática foram os primeiros ramos da ciência que ocuparam a atenção dos
egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. Cite dois resultados para os quais essas ciências deram sua contribuição.

Dica do Blog – Quer mandar bem no Enem? Veja aqui as Apostilas, Video-aulas e dicas gratuitas do Blog do Enem para Redação, Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanidades: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Questão 2: “Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (…). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton”.
Dica 3 – Veja a lista e as notas de corte dos 10 cursos mais concorridos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/
As afirmativas abaixo se relacionam com o texto acima. Leia-as.
I)           As cheias do Rio Nilo eram de grande importância para o povo egípcio antigo.
II)         A figura do faraó aparece associada ao aspecto religioso.
III)        O texto critica o grande poder político dos faraós egípcios.
Estão corretas as afirmativas:
a)         I e II.
b)         I e III.
c)         II e III.

d)         I, II e III.

Se cair assim no Enem vai ser moleza né?!

Resposta 1: O calendário, fundamental para o desenvolvimento das práticas agrícolas, e os cálculos matemáticos, essenciais para a construção de canais, diques e principalmente templos e túmulos.

Resposta 2:  Letra A

E vamos seguindo na preparação para a prova do Enem. Sempre avante, sempre em frente rumo ao sonho do curso superior e a gente, claro, te ajuda a chegar lá!

enem 2013