Os 10 cursos mais procurados no Sisu e no Prouni: Notas de corte nas alturas!

Quer entrar para Medicina, Direito, ou nas Engenharias? Não tem moleza. Veja as notas de corte dos 10 cursos mais disputados nas edições do SISU e do PROUNI

Veja os 10 cursos mais procurados no Prouni, no Sisu e no Fies, e também as 10 maiores Notas de Corte. É hora de calcular suas chances pela nota do Enem!

Conseguir uma entre os cursos mais procurados nas Bolsas de Estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos), ou vaga no Sisu (Sistema de Seleção Unificada)  é sempre uma batalha entre gigantes. Aprenda aqui a fazer o jogo correto das notas de corte para conseguir sua vaga.

Vamos começar pelos cursos mais procurados em cada um dos programas do Ministério da Educação. Depois, veja as Notas de Corte e como conseguir sua vaga.

Os 10 cursos mais procurados no Sisu 2018:

Nas primeira edição do Sistema de Seleção Unificada de 2018 o Ministério da Educação informou a seguinte relação dos cursos de graduação mais procurados pelos candidatos:

  1. – Medicina  – 163.138 inscrições
  2. – Direito –  146.001 inscrições
  3. – Administração –  99.257 inscrições
  4. – Enfermagem  – 71.597 inscrições
  5. – Pedagogia  – 68.994 inscrições
  6. – Psicologia  – 63.310 inscrições
  7. – Educação Física  – 56.001 inscrições
  8. – Veterinária  – 47.755 inscrições
  9. – Engenharia Civil –  46.872 inscrições
  10. – Ciências Contábeis –  45.811 inscrições

Mas, as 10 maiores notas de corte do SISU 2018 não refletem a mesma ordem da procura dos cursos. Na prática os cursos maios procurados têm notas altas, porém os destaques ficaram para Medicina e Engenharias. Veja na imagem as 10 maiores Notas de Corte do Sisu 2018:

 

Veja na lista os cursos mais procurados no Prouni. Muita gente pensa que Medicina ficaria em 1º lugar, mas isto não acontece. O maior volume de procura é para Direito, Administração, Pedagogia, Enfermagem e depois Educação Física. Confira como foi a procura nos cursos mais procurados na edição anterior, e calcule suas chances.

Veja agora as 10 maiores Notas de Corte do Prouni – Até o ano de 2016 as notas de corte do Prouni eram bem mais baixas do que as notas do Sisu. Mas, a realidade mudou rapidamente, e mesmo nas vagas para bolsas de estudo as notas ficaram mais altas. Veja:Mas, o número de vagas no Prouni é muito grande. No primeiro semestre de 2019 foram mais de 300 mil bolsas de estudo de 100% ou de 50% do valor da mensalidade. E, no segundo semestre de 2018 são mais 174 mil Bolsas de Estudo. Então, em cursos com menor procura as notas de corte caem bastante, e dá para encontrar boas oportunidades na faixa dos 500 pontos.

Agora, as Notas de Corte do Prouni para todos os cursos:

Veja a lista geral com todas as Notas de Corte do Prouni aqui. Você tem as notas mais altas e as notas mais baixas de cada curso para começar a calcular suas chances na próxima disputa. Muita gente vacila e fica de fora só porque ‘pensa que não vai dar’. Não caia nessa não. Veja as notas de Corte do Prouni  aqui na imagem:Notas de Corte do EnemA disputa pelas vagas é sempre uma pedreira. No Sisu de 2017 foram 238 mil vagas para 2,5 milhões de candidatos. No Prouni 2016 foram 203 mil Bolsas de Estudo; e no Fies 2016 foram 250 mil vagas com financiamento.

Veja os cursos mais procurados no Sisu –  Esta informação existe em duas formas: Os cursos mais procurados no conjunto de todas as inscrições, e os cursos com maior número ‘individual’ de inscrições.   O quadro a seguir mostra os cursos mais procurados por todos os candidatos, na soma de todas as instituições: os 10 cursos mais procurados no Sisu

E, o quadro abaixo mostra o volume de inscrições ‘num único curso’, em uma instituição participante do Sisu 2017. O campeão isolado foi o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de São Paulo, com 21 mil e 787 candidatos. Em seguira ficou o curso de Direito da UFMG, com 17 mil 166 candidatos. Na mesma instituição, Medicina ficou no 3º lugar geral com 12.084 candidatos:Mas, estes números não mostram as maiores notas de corte. O volume de candidatos não está, necessariamente, alinhado com as maiores ou menores notas de corte. Veja a próxima tabela para entender a diferença:

As 10 maiores Notas de Corte no Sisu

Uma outra forma de você olhar os números para os cursos mais procurados é ver as maiores notas de corte no Sisu. Elas ocorrem em cursos de graduação que têm alta concentração de candidatos com notas altas no Enem. São os cursos de Medicina, Engenharia e Direito. Veja como ficaram as 10 maiores notas de corte do Sisu 2017: 

Observe que sete das dez maiores notas de corte no Sisu 2017 ficaram com disputas para Medicina. Direito levou uma, e as engenharias ficaram com duas posições. Você pode conferir também as notas de corte para todos os cursos da USP, UFRJ, UFMG, UFC, UFRGS, UFBA, UFPR, UFSC, UnB, UFMA e todas as universidades federais e estaduais aqui nesta imagem: As notas de corte do EnemConfira os pontos e veja que há chances para todos, desde cursos com mais de 800 pontos de notas de corte, e também muitas chances de bons cursos a partir de 600 pontos.