Veja os 4 pontos extremos do Brasil e como eles se dividem

Os pontos extremos do Brasil são as partes mas distantes entre si no território brasileiro. O Monte Caburaí é o extremo Norte; o Arroio Chuí o extremo sul; a Ponta Seixas é o extremo Leste; e a Serra da Contamana é o Ponto Extremo Oeste. Veja as distâncias entre eles e os detalhes aqui no resumo de Geografia:

Os pontos extremos do Brasil são as partes mais distantes entre si no território brasileiro. Nosso território está geograficamente localizado no Hemisfério ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich. Suas terras se estendem de norte a sul e leste a oeste, configurando ao país enormes dimensões continentais.

O Brasil, em tamanho supera muitos países da Europa, por exemplo, que geralmente tem as mesmas dimensões de alguns estados brasileiros. Os pontos extremos no território brasileiro se dividem de norte a sul e leste a oeste no país. Sendo também chamados de pontos meridionais, orientais e lagitundinais. Acompanhe os detalhes no artigo e logo após resolva exercício sobre pontos extremos no Brasil.

Quais são os pontos extremos do Brasil?

Ao todo, de norte a sul, temos 4394 km de extensão. E, de Leste a Oeste, temos 4319 km de extensão. Veja quais são os pontos extremos do Brasil:

  1. Ponto extremo Norte: Monte Caburaí, no estado de Roraima;
  2. Ponto extremo Sul: Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul;
  3. Ponto extremo Leste: Ponta do Seixas, no litoral da Paraíba. Também é chamado de ponto mais oriental do continente americano;
  4. Ponto extremo Oeste: Serra da Contamana, no estado do Acre

Veja no mapa sobre os extremos do Brasil a como se dá essa conexão.

Geografia –Enem Pontos extremos do território brasileiro mapa

Monte Caburaí o extremo norte do Brasil

O Monte Caburaí é considerado o ponto mais ao norte do país, com 1456 metros de altitude. O monte localiza-se  no estado de Roraima na região da Serra do Caburaí no município de Uiramutã que faz divisa com a Guiana.

Este grande planalto com mais de mil metros de altitude não é muito conhecido popularmente. A expressão do Oiapoque ao Chuí faz referência aos pontos extremos do Brasil. Porém o Oiapoque não é exatamente o ponto norte mais extremo do território brasileiro.

Desde 1931 a Serra do Caburaí passou a ser registrada geograficamente como o ponto norte mais extremo do Brasil. Mas apesar da data e das considerações cartográficas a expressão do Oiapoque ao Chuí é mais conhecida e amplamente popular do que da”Serra do Caburaí ao Chuí”.

Geografia –EnemO Monte Caburaí localiza-se no norte do Brasil em Roraima

Arroio Chuí o extremo sul brasileiro

Localizado no extremo sul do Brasil com as coordenadas 33° 45’ 03 de latitude Sul, o Arroio Chuí trata-se de um pequeno curso de água no Rio Grande do Sul. A porção de terra e água faz divisa com o Uruguai.

O Arroio do Chuí, na verdade, é o nome do rio que nasce no pântano do município de Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul. Correndo de norte para o sul, ele corta o município de Chuí e depois vira a leste e desagua no oceano atlântico.

Apesar do Arroio c-Chuí ser considerado o ponto mais ao sul do Brasil, essa afirmação não está precisamente certa se levar em conta a cartografia geral do Brasil. Portanto, geograficamente o ponto mais meridional do Brasil é apenas um ponto no trajeto do rio Arroio.  Por se tratar de uma bacia hidrográfica, muitas vezes esse ponto pode se modificar com as cheias.

Geografia –EnemCorrenteza do rio Arroio Chuí que faz divisa com o Uruguai.

Serra da Contamana extremo oeste e parte do parque nacional

A Serra da Contamana ou Serra do Divisor, é uma cordilheira rochosa que se localiza no extremo oeste do Brasil. Situada no estado do Acre a cordilheira faz divisa com a região de Ucayali no Peru. Rica em biodiversidade este é considerado o ponto mais ocidental do Brasil chegando a uma altitude de 609 metros.

A região faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) que faz divisa com o Peru. O nome Contanama é de origem peruana e pouco conhecido no território brasileiro que chama a mesma região de Serra do Divisor. O nome se dá pela sua história na região do Acre e também por se tratar de uma cordilheira que divide os territórios do Brasil e Peru.

A região é de difícil acesso tanto a turistas quanto a moradores e residentes locais e por esse motivo não existem muitas informações sobre a Serra da Contamana.

A serra da Contanama faz divisa com o Peru e faz parte do Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) no Acre
– foto: Jezaflu Jesus

Ponta do Seixas o ponto extremo leste do Brasil

No outro lado do território, no ponto extremo leste brasileiro temos a Ponta do Seixas, localizada na cidade de João Pessoa na Paraíba. Assim como o Monte do Caburaí, a Ponta do Seixas também não era considerada a ponta mais oriental do país. Mas em 1941 ficou definido oficialmente pelos parâmetros geográficos que a Ponta do Seixas era o local mais ao leste do território brasileiro.

Veja abaixo o trecho do livro do historiador brasileiro Horácio de Albano sobre a oficialização das coordenadas do ponto mais oriental do Brasil:

“(…) No dia 5 de setembro [de 1941] foi observada em ponta de Pedras e no dia 12 no Cabo Branco. A sorte sorriu à Paraíba, pois que a ponta do Seixas, no Cabo Branco, é o ponto mais oriental do território nacional, sendo portanto o mais oriental das duas Américas. Aquela ponta paraibana avança gaihardamente cerca de 1683 metros para leste a mais que a ponta de Pedras.”

__ ALBANO, Horácio – Histórias da Paraíba-vol.:1

Entenda as Coordenadas Geográficas

Para saber mais sobre como são feitas as coordenadas geográficas e como as medidas dos pontos extremos do Brasil são feitas, dá uma olhada no vídeo explicativo do canal do Curso Enem Gratuito. Depois pratique o que aprendeu com os exercícios sobre pontos extremos do Brasil.

Exercícios sobre os Pontos Extremos

Questão 1 -(UFSC – 2009)
A partir da interpretação do mapa Brasil: dimensões e pontos extremos, e considerando que o Brasil possui terras nos três dos quatro hemisférios da Terra, assinale a(s) proposição(ões)CORRETA(S) sobre a caracterização do espaço geográfico brasileiro.

Geografia –Enem

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T.B. Geografia. 1a ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 358.  Série Novo Ensino Médio. (adaptado)

01. Em função das dimensões leste-oeste, o Brasil apresenta somente dois fusos horários, que estão adiantados em relação ao meridiano de Greenwich (0°).
02. Em relação ao paralelo de 0°, o Brasil possui terras nos hemisférios norte e sul.
04. O ponto extremo oriental do Brasil localiza-se na Região Norte.
08. A latitude extremo meridional do Brasil corresponde a 33°45’09”S.
16. Dois  dos  quatro  pontos  extremos  do  Brasil  localizam-se  no  Complexo  Regional  da Amazônia.
32. Os pontos extremos do Brasil não são considerados equidistantes.

Questão 02 – (UFRGS/2001)

A Ponta do Seixas, no Cabo Branco, no Estado da Paraíba, é o ponto extremo oriental do território brasileiro. Geomorfológicamente, o referido ponto extremo está localizado numa

a) cornija litorânea.

b) falésia costeira.

c) meseta litorânea.

d) península em barreira.

e) restinga costeira.

Questão 03 – (UFMS/2001)

Através dos estudos desenvolvidos pelo projeto Radam-Brasil na década de 80, foi alterada a localização do ponto extremo norte do Brasil, que passou do igarapé do Oiapoque, divisa do Brasil (Amapá) com a Guiana Francesa, para a serra do Caburaí, divisa do Brasil (Roraima) com a Guiana. A antiga extensão territorial, que se estende do Oiapoque/AP ao Chuí/RS, passou a ser considerada a extensão:

a) total do litoral brasileiro.

b) da Dorsal Atlântica.

c) do litoral brasileiro aquecido pela corrente quente do Brasil.

d) do cordão de recifes de corais que margeiam o litoral brasileiro.

e) da plataforma continental brasileira.

Questão 04 – (UFMS/2006)

O território brasileiro possui extenso litoral, um dos maiores do mundo, riquíssimo em recursos minerais e pesqueiros, excelente para a navegação de cabotagem e mercantil. Assinale a alternativa que aponta corretamente os limites extremos do litoral brasileiro.

a) Caburaí (AP) – Rio Grande (RS).

b) Caburaí (RR) – Chuí (RS).

c) Oiapoque (RR) – Chuí (RS).

d) Ponta Seixas (AP) – Chuí (RS).

e) Oiapoque (AP) – Chuí (RS).

Questão 05 – (UFT TO/2009)

De acordo com a figura, arque a alternativa que representa corretamente os pontos extremos do Brasil e suas respectivas localizações

a) Ao Norte, Cabo Orange, em Roraima; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao Sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre.

b) Ao Norte, a Serra do Caburaí, em Roraima; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao Sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre.

c) Ao Norte, o Cabo Orange, no Amapá; ao Leste, a Ponta do Seixas, em Pernambuco; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana, no Acre.

d) Ao Norte, a Serra do Caburaí, no Amapá; ao Leste, a Ponta do Seixas, na Paraíba; ao sul, o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, e ao Oeste, a Serra da Contamana no Amazonas.

GABARITO:

1) Gab: 26 a soma de: 02 + 08 + 16

2) Gab: B

3) Gab: A

4) Gab: E

5) Gab: B

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel