Cartografia: Projeções Cônica e Plana (Azimutal): Geografia Enem

Os mapas são produzidos a partir de Projeções Cartográficas. Dependendo do que se pretende mapear, diferentes Projeções são mais adequadas. Veja as projeções Cônica e Plana. Saiba mais sobre as diferentes representações da Terra e arrase em Geografia no Enem!

Geografia Enem: Sabe-se que os mapas estão presentes em nosso cotidiano. Recorremos a eles em diversas situações com objetivos variados. Com isso, há também muitos mapas diferentes, representando partes específicas do planeta. As projeções cartográficas é que definem como será o mapa.

Continentes, países, estados… Para melhor visualização desses locais são utilizadas as projeções cartográficas, em especial, cônica e plana. Acompanhe essa revisão para você mapear suas dúvidas e projetar um excelente desempenho em Geografia no Enem!!Projeções CartográficasFonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/imagens/albers2.gif

Com um atlas geográfico em mãos, temos a possibilidade de visualizar os fenômenos geográficos de diferentes formas. Dependendo da informação a ser buscada, os mapas mundi podem não ser eficientes.

As Projeções Cartográficas

Independentemente do que se pretende mapear, o grande problema é transformar uma realidade tridimensional (3D) para uma representação gráfica bidimensional (2D). Isso deve ser mais bem observado ainda quando o objetivo do mapa for representar uma parte do planeta Terra, como um continente ou um país específico.

Através dos tempos, a cartografia desenvolveu métodos diferentes para produzir mapas com objetivos diferenciados. Nesse contexto, surgem as projeções cartográficas.

Os tipos de Projeções Cartográficas

As três mais frequentemente utilizadas são a cilíndrica, cônica e plana (azimutal). Mas como saber qual projeção é mais adequada para mapear um continente, por exemplo?

Introdução à Cartografia

Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo-show sobre cartografia. Assim você vai compreender melhor esta aula sobre as Projeções Cartográficas.

Mandou bem o professor Raphael. Vale a pena ver de novo antes de prosseguir.

Como projetar um Mapa Mundi

A cilíndrica pode ser utilizada de formas diferentes: equatorial, que gera os mapas mundi; transversa, e a oblíqua, ideal para produção de mapas continentais e regionais. Observe a imagem abaixo:

Projeções Cilíndricas

2
Fonte: https://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/70726f6a65c3a7c3b565735f636172746f6772c3a16669636173.png

Projeções Cilíndricas: Imagem ilustrativa das diferentes formas de utilização da projeção cilíndrica: normal ou equatorial, transversa e oblíqua

As demais formas de produção de mapas variam de acordo com o objetivo a que se prestam. As regiões do planeta que ficam mais prejudicadas na projeção cartográfica cilíndrica equatorial são as altas e médias latitudes que ficam muito distorcidas.

Como resolver esse problema?

Para as médias latitudes, utiliza-se com eficiência a projeção cartográfica cônica, que consiste na utilização de um cone, que tangencia a superfície terrestre exatamente nas médias latitudes, produzindo pouca distorção nessa áreas.

O mapa, portanto, fica em formato de leque, conforme demonstrado abaixo: Projeção Cônica

3
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001854/0000022652.gif

Projeção Cônica:

Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção cônica, com destaque para o mapa em formato de leque.

Finalmente, havia grande dificuldade no mapeamento das regiões polares, localizadas em altas latitudes. Criou-se, então, a projeção cartográfica plana ou azimutal. Consiste em utilizar um plano, tangenciando o polo Sul ou Norte. Desse modo, os polos ficam com pouca distorção e em destaque na projeção que produz mapas circulares. Observe a figura a seguir:

Projeção Plana ou Azimutal

4

Projeção Cartográfica Plana ou Azimutal:

Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção plana, com destaque para o mapa em formato circular e também uma ilustração das distorções produzidas por essa projeção.

A Rosa dos Ventos

Quando você pega um mapa sempre estão lá os Quatro Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste, e Oeste. Sem eles fica difícil interpretar o Mapa. E, se você estiver utilizando um sistema de navegação de tipo GPS (Waze, Google Maps, etc.), sem a identificação dos Pontos Cardeais fica difícil saber “para onde ir” .

Veja agora com o professor Carrieri o que são os Pontos cardeais e a importância das Rosa dos Ventos.

As dicas do Carrieri:  Atualmente a localização na superfície terrestre acontece por meio de dispositivos tecnológicos ou ferramentas digitais, como o GPS, os celulares e aplicativos como o Google Maps e o Google Earth. Apesar da praticidade, estes equipamentos dependem das coordenadas geográficas e da rosa dos ventos para seu funcionamento.

As coordenadas geográficas são pontos de localização no globo. Esses pontos são proporcionados pelos pontos de latitude e longitude, determinados pelas linhas imaginárias do planeta Terra: os meridianos e paralelos. Estas linhas imaginárias foram criadas por convenção cartográfica com a finalidade de localização.

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1 – (UNICAMP/SP – 2015)

 

PROJEÇÕES

Projeções Cartográficas

 

MAPAS

6

 

A representação de uma esfera num plano estabelece um desafio técnico resolvido a partir de distintas formas de projeção, cada uma delas adequada a um objetivo. Faça a correspondência entre cada um dos mapas e sua correta projeção.

a) A, cônica; B, azimutal; C, cilíndrica.

b) A, cilíndrica; B, cônica; C, azimutal.

c) A, azimutal; B, cilíndrica; C, cônica.

d) A, cilíndrica; B, azimutal; C, cônica.

 

2 – (UCS/RS – 2015) Apesar de o globo terrestre ser a melhor representação do Planeta, em função de seu formato tridimensional, sua utilização nem sempre é possível. Os mapas são outra forma de representação, plana, de toda ou parte da superfície da Terra. Sempre haverá distorções na representação plana do geoide, que é a forma da Terra. A cartografia é a ciência que, entre outros temas, desenvolveu técnicas para minimizar as distorções na representação da Terra. Leia as sentenças a seguir, quanto às projeções cartográficas, e assinale a alternativa correta.

a) As distorções nas projeções cônicas se acentuam quanto maior a latitude, tendo sua menor deformidade próxima à linha do Equador.

b) As projeções planas têm somente um dos hemisférios cartografados, sendo ideal para mapear as zonas temperadas por apresentarem menor distorção e, por essa razão, sua utilização é restrita no Brasil.

c) As projeções cilíndricas são também denominadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções possuem aplicabilidade restrita a especialistas e técnicos aeroviários e navais, sendo comuns as derivações desse tipo de projeção nas telas de radares e demais instrumentos de localização.

d) As projeções conformes possuem o centro do mapa em qualquer parte do Planeta; permitem determinar rotas e rumos com maior precisão.

e) A projeção a ser escolhida depende do que se pretende projetar, como a forma dos objetos cartografados ou a distância entre as localidades a serem percorridas, ou ainda, a área específica dos pontos a serem representados.

 

3 – (PUC/R – 2014)

7
Disponivel em: <http://coati.org.br>. Acesso em: 12 set. 2013

Bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo através dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz. A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é:

a) cilíndrica.

b) cônica.

c) azimutal-plana.

d) senoidal

e) cilíndrica-conforme.

 

GABARITO

 

1 – B

2 – E

3 – C

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em26 tecnologia na aprendizagem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel