Cartografia: Projeções Cônica e Plana (Azimutal) – Geografia Enem

A cartografia não produz apenas mapas mundi. Dependendo do que se pretende mapear, formas diferentes de produção de mapas são mais adequadas. É aí que entram em ação as projeções Cônica e Plana. Saiba mais sobre as diferentes representações da Terra e arrase em Geografia no Enem!

Geografia Enem: Sabe-se que os mapas estão presentes em nosso cotidiano. Recorremos a eles em diversas situações com objetivos variados. Com isso, há também muitos mapas diferentes, representando partes específicas do planeta.

Continentes, países, estados… Para melhor visualização desses locais são utilizadas as projeções cartográficas, em especial, cônica e plana. Acompanhe essa revisão para você mapear suas dúvidas e projetar um excelente desempenho em Geografia no Enem!!

1
Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/imagens/albers2.gif

Com um atlas geográfico em mãos, temos a possibilidade de visualizar os fenômenos geográficos de diferentes formas. Dependendo da informação a ser buscada, os mapas mundi podem não ser eficientes.

Independentemente do que se pretende mapear, o grande problema é transformar uma realidade tridimensional (3D) para uma representação gráfica bidimensional (2D). Isso deve ser mais bem observado ainda quando o objetivo do mapa for representar uma parte do planeta Terra, como um continente ou um país específico.

Através dos tempos, a cartografia desenvolveu métodos diferentes para produzir mapas com objetivos diferenciados. Nesse contexto, surgem as projeções cartográficas. As três mais frequentemente utilizadas são a cilíndrica, cônica e plana (azimutal).

Mas como saber qual projeção é mais adequada para mapear um continente, por exemplo?

A cilíndrica pode ser utilizada de formas diferentes: equatorial, que gera os mapas mundi; transversa, e a oblíqua, ideal para produção de mapas continentais e regionais. Observe a imagem abaixo:

Projeções Cilíndricas

2
Fonte: https://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/70726f6a65c3a7c3b565735f636172746f6772c3a16669636173.png

Projeções Cilíndricas: Imagem ilustrativa das diferentes formas de utilização da projeção cilíndrica: normal ou equatorial, transversa e oblíqua

As demais formas de produção de mapas variam de acordo com o objetivo a que se prestam. As regiões do planeta que ficam mais prejudicadas na projeção cartográfica cilíndrica equatorial são as altas e médias latitudes que ficam muito distorcidas.

Como resolver esse problema?

Para as médias latitudes, utiliza-se com eficiência a projeção cartográfica cônica, que consiste na utilização de um cone, que tangencia a superfície terrestre exatamente nas médias latitudes, produzindo pouca distorção nessa áreas. O mapa, portanto, fica em formato de leque, conforme demonstrado abaixo:

Projeção Cônica

3
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001854/0000022652.gif

Projeção Cônica: Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção cônica, com destaque para o mapa em formato de leque.

Finalmente, havia grande dificuldade no mapeamento das regiões polares, localizadas em altas latitudes. Criou-se, então, a projeção cartográfica plana ou azimutal. Consiste em utilizar um plano, tangenciando o polo Sul ou Norte. Desse modo, os polos ficam com pouca distorção e em destaque na projeção que produz mapas circulares. Observe a figura a seguir:

Projeção Plana ou Azimutal

4
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-IRB-7Ixp5GU/Uzdwya-0vkI/AAAAAAAAFZE/ry5zzteIauc/s1600/Proje%25C3%25A7%25C3%25A3o+Azimutal.png

Projeção Plana ou Azimutal: Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção plana, com destaque para o mapa em formato circular e também uma ilustração das distorções produzidas por essa projeção

Então, agora já sabem tudo sobre as projeções cartográficas! Então, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1 – (UNICAMP/SP – 2015)

 

PROJEÇÕES

5

 

MAPAS

6

 

A representação de uma esfera num plano estabelece um desafio técnico resolvido a partir de distintas formas de projeção, cada uma delas adequada a um objetivo. Faça a correspondência entre cada um dos mapas e sua correta projeção.

a) A, cônica; B, azimutal; C, cilíndrica.

b) A, cilíndrica; B, cônica; C, azimutal.

c) A, azimutal; B, cilíndrica; C, cônica.

d) A, cilíndrica; B, azimutal; C, cônica.

 

2 – (UCS/RS – 2015) Apesar de o globo terrestre ser a melhor representação do Planeta, em função de seu formato tridimensional, sua utilização nem sempre é possível. Os mapas são outra forma de representação, plana, de toda ou parte da superfície da Terra. Sempre haverá distorções na representação plana do geoide, que é a forma da Terra. A cartografia é a ciência que, entre outros temas, desenvolveu técnicas para minimizar as distorções na representação da Terra. Leia as sentenças a seguir, quanto às projeções cartográficas, e assinale a alternativa correta.

a) As distorções nas projeções cônicas se acentuam quanto maior a latitude, tendo sua menor deformidade próxima à linha do Equador.

b) As projeções planas têm somente um dos hemisférios cartografados, sendo ideal para mapear as zonas temperadas por apresentarem menor distorção e, por essa razão, sua utilização é restrita no Brasil.

c) As projeções cilíndricas são também denominadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções possuem aplicabilidade restrita a especialistas e técnicos aeroviários e navais, sendo comuns as derivações desse tipo de projeção nas telas de radares e demais instrumentos de localização.

d) As projeções conformes possuem o centro do mapa em qualquer parte do Planeta; permitem determinar rotas e rumos com maior precisão.

e) A projeção a ser escolhida depende do que se pretende projetar, como a forma dos objetos cartografados ou a distância entre as localidades a serem percorridas, ou ainda, a área específica dos pontos a serem representados.

 

3 – (PUC/R – 2014)

7
Disponivel em: <http://coati.org.br>. Acesso em: 12 set. 2013

Bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo através dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz. A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é:

a) cilíndrica.

b) cônica.

c) azimutal-plana.

d) senoidal

e) cilíndrica-conforme.

 

GABARITO

 

1 – B

2 – E

3 – C

 

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em26 tecnologia na aprendizagem.