Português no Enem: veja os 10 temas que mais caem

Interpretação de Texto; Figuras de Linguagem; Variações Linguísticas; Movimentos Literários; Funções da Linguagem e outros temas quentes para você mandar bem no Enem. Confira a lista completa e revisão gratuita para todos os temas.

Veja o que revisar de Português no Enem. Confira uma seleção dos Temas que mais caem nas provas. Seguindo a tradição que o Blog do Enem vem fazendo, hoje vamos mostrar os conteúdos de Português que mais caíram nas provas de Linguagens e que podem te ajudar nas questões de Português no Enem.

O site Universia elencou os tópicos que podem te ajudar a tirar um ‘notão’ no Enem. O foco nesta postagem é o domínio dos temas da prova de Linguagens e suas Tecnologias.

Veja, agora, as dicas de Português Enem: Interpretação de Texto; Modernismo (Semana de Arte moderna); Figuras de Linguagem; Interpretação de Gráficos; Variação Linguística; e, As Funções da Linguagem. É você rumo à nota 1000 no próximo Enem! 

1 – Interpretação de Texto:

O fato da interpretação de texto ser muito cobrada em Português no Enem e em todas as outras áreas da prova está na razão de que metade da população brasileira é praticamente analfabeta funcional – que não sabe interpretar o que está escrito. Então, nada mais justo do que cobrar essa competência em alguém que entrará no ensino superior, certo? Confira:Português no EnemInterpretação de texto é uma exigência lógica. Você precisa ler as questões com muita atenção, pois nem tudo está explícito no texto – precisa-se inferir, desmistificar e decodificar corretamente as informações. Veja uma aula completa de Interpretação de Texto aqui.

2 – Interpretação de Texto Não Verbal

É cada vez mais frequente no Exame Nacional do Ensino Médio e também nos vestibulares a interpertação de Charges e Imagens. Veja uma aula gratuita sobre a Interpretação de Texto Não Verbal:  Outra questão muito frequente é a exigência para os candidatos procedrem à interpretação de gráficos. Veja aula completa sobre Interpretação de gráficos nas provas do Enem e dos vestibulares.

3 – Modernismo: A Semana de Arte Moderna

O tema do Modernismo não é apenas a ‘Semana de Arte Moderna’, mas envolve todo o só o movimento, mas todos os poetas e escritores que fazem parte dele. Este ano o Blog do Enem vai disponibilizar vários conteúdos de Literatura que podem te ajudar na prova.modernismoVeja uma Revisão Completa sobre Modernismo aqui. E, se você quiser complementar com uma leitura adicional na internet sobre Modernismo dá uma lida nesse livro que é ótimo: A Semana que não terminou! Fica a dica! É conteúdo que sempre se repete em Português no Enem e nas questões de Literatura também.

4 – O Segundo Momento Modernista

Ao receber como herança tudo o que foi conquistado pela geração da Semana de Arte Moderna de 1922, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estende de 1930 a 1945. Nesse período está o Segundo Momento Modernista. Veja aula completa com os autores e as principais obras de poesia nesta época:

Segundo Momento Modernista

5 – Interpretação de Gráficos e outras formas de comunicação

 Interpretação de texto é fundamental. Mas interpretar charges, propagandas comerciais, poemas, músicas, infográficos, gráficos e crônicas também é muito importante para o seu sucesso no Enem. A elaboração de questões do Enem tem estilo que exite interpretação constante pelos candidatos. Veja uma revisão completa sobre Formas de Interpretação aqui.  Que tal começar a ter um olhar mais crítico sobre o que você lê, ouve, ou vê? Você vai ficar craque em Português no Enem.

6 – Gramática – Figuras de Linguagem

Em todos os anos no Exame Nacional do Ensino Médio o uso correto da gramática é cobrado.  Estudar gramática será essencial para você tanto para as questões objetivas quanto para a prova de Redação.figuras de linguagemFique de olho em temas como as figuras de linguagem, os pronomes, verbos, colocação pronominal, vocativo, aposto, artigo, conjunção e o novo acordo ortográfico. Veja uma revisão completa sobre Figuras de Linguagem aqui. Nada de vacilar para perder pontos nas provas objetivas ou na Redação do Enem.

7 – Variação Linguística – Variantes da Linguagem

O tema das Variações Linguísticas é pouco estudado na escola e relativamente recente no estudo pré-universitário. Porém, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a cobrar bastante essa matéria em relação aos textos literários ou à partes de conversas entre pessoas.

O Blog do Enem já mostrou para você o que é variação linguística, que tal dar aquela revisada? Dica: a variação linguística mais cobrada no Enem é a geográfica.  Veja uma revisão completa sobre Variações Linguísticas aqui.

8 – As Funções da Linguagem

Apesar de ter caído pouco na prova desde sua primeira edição, ao longo dos anos o tema das Funções da Linguagem vem crescendo como algo a ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio.funções da linguagemExistem seis funções da linguagem (a emotiva, a referencial, a apelativa, a fática, a poética e a metalinguística). Veja uma revisão completa em duas aulas de Funções da Linguagem. Funções da Linguagem parte 1, e Funções da Linguagem parte 2. Assim você poderá gabaritar nas questões de Português no Enem e ir somando pontos para alcançar a nota 1000 na prova de linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica do Blog do Enem: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel