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Funções da Linguagem: parte 2 – Gramática Enem

Está pronto para o Enem? Acompanhe mais esta aula sobre as funções da linguagem, desta vez com foco nas funções conativa, fática e metalinguística

Funções da Linguagem

Dependendo da intenção que se deseja alcançar no processo de comunicação, a linguagem em uso pode assumir diferentes funções. Vimos, na aula anterior, as funções emotiva, referencial e poética. Nesta aula, estudaremos as funções conativa, fática e metalinguística.

Dica 1 – Funções da Linguagem: Parte 1 – Gramática Enem – https://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-funcoes-linguagem/

Conativa ou apelativa

Está centrada no receptor e possui o objetivo de influenciar o comportamento daquele que recebe a mensagem e também chamar a sua atenção. Essa função tem a intenção de fazer com que as pessoas mudem de atitude, em razão disso, é comum o emprego do verbo no modo imperativo, uso de vocativos. Encontramos esse processo de comunicação em sermões, discursos, anúncios, campanhas publicitárias, placas de trânsito e até mesmo em uma receita de bolo.

Observe o anúncio publicitário do perfume Humor da linha Natura.

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E se a gente levasse a vida com mais humor?

Talvez, a gente descobrisse

Um jeito mais leve de

Se relacionar com quem está à nossa volta.

Reparando menos em chatices

E mais nos pequenos prazeres.

Abrindo um pouco o sorriso

– Nem que seja pra rir de si mesmo.

Espalhe seu humor por aí,

Divida uma risada com alguém.

Note que depois de todo um discurso de sedução, no final do poema há os verbos no imperativo (espalhe, divida) indicativos da função conativa.

Fática

Leia o diálogo a seguir.

Não. Tem certeza de que nós fomos colegas?

– Tenho.

– Que engraçado. Eu não… Olha: desculpe, viu?

– O que é isso? Acontece.

– Esse café. Será que a gente pode…

– Claro. Fica pra outra vez.

– Desculpe, hein? Cabeça, a minha.

– Tudo bem.

– Então… Tchau.

– Ana Beatriz…

– Ahn?

– E se eu dissesse que meu nome é Martins?

– Mas não é.

(VERISSIMO, Luis Fernando. O melhor das comédias da vida privada. Rio de Janeiro: Objetiva: 2004.p.84.)

 Nessa conversa entre os dois personagens anônimos, há falas através das quais poucas informações são transmitidas. No caso, o que se pretende é manter o contato entre eles.

Portanto, a função fática envolve o contato entre emissor e receptor para iniciar a comunicação, prolongar o contato, interromper o ato de comunicação ou testar a eficiência do canal.

Outro exemplo de função fática são os bate-papos na internet, as histórias em quadrinhos, algumas charges e tirinhas, como podemos observar a seguir

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(Toda a Mafalda. Quino : [tradutores Andréa Stahel M. da Silva… et.al.]. – São Paulo : Martins Fontes, 1993. p. 42.)

Metalinguística

Quando o código é usado para falar dele mesmo, também pode ser chamado de função metalinguagem. Os dicionários representam bem essa função, tendo em vista que ele define o significado das palavras, revelando o que elas são. A função em questão está centrada no próprio código: uma poesia que fala da própria poesia, uma peça de teatro que explica o próprio teatro, uma pessoa que faz seu autorretrato são exemplos de função metalinguística. Veja os exemplos a seguir na linguagem verbal e na linguagem não verbal.

 Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

substantivo feminino

Rubrica: pneumologia.

Doença pulmonar (pneumoconiose) aguda causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

O Auto-retrato

No retrato que me faço

– traço a traço –

às vezes me pinto nuvem,

às vezes me pinto árvore…

às vezes me pinto coisas

de que nem há mais lembrança…

ou coisas que não existem

mas que um dia existirão…

e, desta lida, em que busco

– pouco a pouco –

minha eterna semelhança,

no final, que restará?

Um desenho de criança…

Terminado por um louco!

(Mário Quintana)

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Disponível em: <http://www.jgaraujo.com.br/antologia/mario%20quintana.jpg> 

Para finalizar o assunto das funções da linguagem, é preciso saber que não existe função meramente pura quando redigimos, porém há aquela que predomina no texto. Além disso, cada mensagem a ser transmitida está intimamente ligada à intenção do falante, às funções e aos elementos da comunicação, como mostra o esquema.

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Desafios

Questão 1

Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função, contudo há sempre uma que predomina. O texto a seguir consiste em um gênero textual, o qual é bastante comum em nossos dias: anúncio publicitário. Com base nesse gênero e no assunto sobre as funções de linguagem, analise as afirmativas.

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I – A função apresentada é a poética, pois se centra na mensagem e em como ela é transmitida, e em razão disso, o anúncio possui algumas figuras de linguagem.

 II – A função conativa é bem própria do gênero textual que foi apresentado.

III – Os verbos no imperativo são frequentes nos anúncios e conferem mais brevidade e impacto à mensagem que se deseja transmitir.

IV – O anúncio publicitário apresentado proporciona uma reflexão sobre o papel do cidadão em práticas de maus tratos aos animais.

V – Os verbos no imperativo, característicos da função referencial, não interferem na leitura do anúncio, uma vez que o uso deles se trata de uma questão meramente estilística.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I.

b) II e III.

c) II, III e IV.

d) III, IV e V.

e) I e II.

Questão 2

Leia os textos 1 e 2 para resolver a questão.

Texto 1

O poder do e-mail

Um homem deixou as ruas cheias de São Paulo para tirar férias em Salvador. Sua esposa estava viajando a negócios e planejava encontrá-lo no dia seguinte. Quando chegou ao hotel, resolveu mandar um e-mail para sua mulher. Como não achou o papelzinho em que tinha anotado o endereço eletrônico dela, tirou da memória o que lembrava e torceu para que estivesse certo. Infelizmente, ele errou uma letra, e a mensagem foi para uma senhora, cujo marido havia morrido no dia anterior. Quando ela foi checar os seus e-mails, desmaiou. Ao ouvir o grito, sua família correu para o quarto e leu o seguinte, na tela do monitor.

“Querida, acabei de chegar. Foi uma longa viagem. Apesar de só estar aqui há poucas horas, já estou gostando muito. Falei aqui com o pessoal e está tudo preparado para sua chegada amanhã. Tenho certeza que você também vai gostar…

Beijos do seu eterno e amoroso marido.

P.S.: Está fazendo um calor infernal aqui”.

(Revista Língua Portuguesa, Ano 3, no 42, Abril de 2009,Editora Segmento, São Paulo, p.10)

 Texto 2

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Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/blog/imagens/2238-1.jpg> Acesso em: 08 mar.2012.)

Após comparar os dois textos, é correto dizer que:

a) o texto 1 apresenta a linguagem padrão, com se observa nas expressões “encontrá-lo”, “uma senhora, cujo marido”; e os quadrinhos somente a linguagem informal, própria da fala.

b) o referente usado na carta “e-mail” e na conversa do sobrinho com o tio é igual.

c) nos textos percebemos símbolos linguísticos utilizados na comunicação escrita, como P.S no texto 1 e :.), no 2.

d) a função fática, que tem por finalidade abrir, manter e fechar o canal de comunicação, permeia-se por ambos os textos.

e) a comunicação processou-se pelo mesmo meio de comunicação e pela mesma maneira.

Questão 3

(UFAL)

O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda.

O estudo dos gêneros textuais não é novo e, no Ocidente, já tem pelo menos vinte e cinco séculos, se considerarmos que sua observação sistemática iniciou-se com Platão. O que hoje se tem é uma nova visão do mesmo tema. Seria gritante ingenuidade histórica imaginar que foi nos últimos decênios do século XX que se descobriu e iniciou o estudo dos gêneros textuais. Portanto, uma dificuldade natural no tratamento desse tema acha-se na abundância e diversidade das fontes e perspectivas de análise. Não é possível realizar aqui um levantamento sequer das perspectivas teóricas atuais.

O termo “gênero” esteve, na tradição ocidental, especialmente ligada aos gêneros literários, cuja análise se inicia com Platão para se firmar com Aristóteles, passando por Horácio e Quintiliano, pela Idade Média, o Renascimento e a Modernidade, até os primórdios do século XX. Atualmente, a noção de gênero textual já não mais se vincula apenas à literatura, mas é usada em etnografia, sociologia, antropologia, retórica e na linguística.

(MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008, p.147.)

A análise das características gerais do Texto revela que:

1) ele tem uma função predominantemente fática; nele prevalecem a descrição e a utilização de uma linguagem formal, que está adequada ao gênero em que o texto se realiza.

2) sua função é prioritariamente referencial, embora no início do segundo parágrafo se evidencie um trecho metalingüístico; do ponto de vista tipológico, é caracteristicamente expositivo.

3) nele, podem-se encontrar algumas marcas da oralidade informal; por outro lado, sua linguagem é eminentemente conotativa e, embora seja descritivo, apresenta vários trechos injuntivos.

4) ele é um texto típico da linguagem escrita formal, que apresenta um vocabulário específico, embora numa formulação simples; cumpre uma função informativa e está elaborado conforme a norma padrão da nossa língua.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2

b) 2 e 3

c) 3 e 4

d) 1 e 3

e) 2 e 4

Questão 4

Leia as diferentes definições sobre a palavra desejo: a primeira concepção retirada do dicionário Houaiss e a segunda, de Adriana Falcão. Em seguida, indique duas funções de linguagem possíveis para cada texto. Justifique.

 Desejo

Substantivo masculino

Ato ou efeito de desejar; aspiração humana diante de algo que corresponda ao esperado; aspiração humana de preencher um sentimento de falta ou incompletude; querer, vontade.

Rubrica: psicanálise.

Segundo Sigmund Freud, moção psíquica que procura restabelecer a situação da primeira satisfação; expectativa consciente ou inconsciente de possuir (um objeto) ou alcançar (determinada situação que supra uma aspiração do corpo ou do espírito); ambição, exigência.

Regionalismo: Portugal.

Pesar devido à ausência de (alguém ou algo); saudade. (Dicionário Houaiss)

 Desejo

Para o bebê, colo de mãe. Para mãe, riso de filho. Para os cabelos, vento. Para chuva, pára-brisa. Para brisa, rede. Para os olhos, paraíso. Para isolados, visita. Para visita, atenção. Para teimosia, não. Para adolescentes, chão. Para adulto, ser criança. Para sobreviver, trabalho. Para trabalho, pagamento. Para pobreza, justiça. Para cima, elevador. Para baixo, tobogã. Para casados, liberdade. Para solteiros, companhia. Para companhia, uma boa pessoa. Para pessoas em geral, alegria. Para coisas, nomes. Para menina, cor de rosa. Para flor, um regador. Para dor, anestesia. Para prazer, suspiros. Para as mãos, aperto. Para os pés, descanso. Para o cansaço, sono. Para mertiolate, sopro. Para agonia, calma. Para a alma, céu. Para um corpo, outro. Para a boca, beijo. E comida para todos.

(FALCÃO, Adriana. Pequeno dicionário de palavras ao vento. 2.ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.p.30)

Questão 5

Em um texto, quase sempre, aparece mais de uma função de linguagem. O essencial é notar aquela que predomina. No anúncio publicitário abaixo, existe mais de uma função. Identifique-as e justifique sua escolha.

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(Revista Veja. São Paulo : Abril. n.34. 24 ago. 2011.)

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!