Confira três técnicas para usar na conclusão da redação do Enem

Na conclusão da redação do Enem você pode utilizar técnicas que facilitem a transmissão da sua mensagem. São elas: dedução, síntese e intervenção. Entenda cada uma e veja como melhorar seu texto!

É na conclusão da redação que você vai arrematar toda a sua argumentação em torno do tema e encerrar o seu texto. Por isso, ela pode ser considerada a parte mais importante da redação do Enem!

Existem três técnicas de conclusão para você finalizar a sua redação Enem, dentro da proposta de um texto dissertativo-argumentativo.

O essencial no Enem é ter na conclusão da redação uma consequência lógica da sua abordagem sobre o tema, dos argumentos utilizados, e chegar então ao fecho com a sua proposta, considerando a perspectiva dos Direitos Humanos. é fundamental para obter uma boa avaliação na Redação do Enem e também nos vestibulares.

Veja agora cada uma das três alternativas de Conclusão da Redação Enem.

1 – Dedução

A palavra “dedução” tem sua origem no latim, deductione, que significa conduzir ou extrair. Trata-se de um processo de raciocínio em que a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas abordadas em uma afirmação e que constroem um pensamento lógico. Isso se chama “regras de inferência”.

A dedução é uma ferramenta metodológica essencial do pensamento científico, pois será a partir de uma série de dados e informações que será possível tirar uma conclusão a respeito de um assunto estudando. Na Redação Enem não é muito diferente. O candidato vai explorar nos parágrafos dedicados ao desenvolvimento da dissertação, tudo aquilo que sabe sobre o tema, fazer as devidas relações e, no momento da conclusão, manifestar o que se pode deduzir dessas informações.

Detalhes para uma boa dedução

Usa-se em geral conclusões ‘conclusivas’ como logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, entre outras. Não se recomenda utilizar a conjunção “portanto” nas conclusões de sentido amplo na Redação Enem, pois ela é mais aplicada para indicar relação com o que foi escrito logo antes, não é uma decorrência de todo o raciocínio anterior.

2 – Síntese

Síntese é um substantivo feminino que se origina na palavra grega synthesis, significa composição ou arranjo. Uma síntese pode ser um resumo, um sumário ou uma sinopse, ou seja, uma descrição abreviada com um texto.

Na filosofia, a síntese é uma composição ou reunião de diversas partes de um todo em uma unidade. Trata-se da união do que é dado empiricamente com uma experiência objetiva. É um processo que parte do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para a consequência.

A síntese tem como objetivo defender uma tese ou ideia através da argumentação, basicamente é o ato de abordar as principais ideias e pontos de conexão de um determinado raciocínio.

O texto dissertativo-argumentativo para merecer uma nota mil na correção precisa ir além da estrutura básica de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. É preciso Interpretar bem o Tema, propor argumentos consistentes, e fazer a conclusão alinhada com toda a fundamentação anterior. Veja agora como elaborar a proposta de Intervenção:

3 – Intervenção

A apresentação de uma proposta de intervenção é um requisito obrigatório da conclusão da redação do Enem. Trata-se de elaborar uma sugestão para “solucionar” o problema posto em debate na proposta de redação.

O Guia do Participante, elaborado pelo MEC-INEP, sugere que a proposta de intervenção seja composta de maneira que permita ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, ou seja, deve conter a exposição da intervenção sugerida e os meios para realizá-la. Basicamente, a “solução” deve ser viável.

O candidato deve sempre buscar propostas concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Deve-se elaborar uma proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Ela deve ser clara, inovadora e, sobretudo, viável.

Veja em detalhes como elaborar uma proposta de intervenção dentro dos padrões exigidos pelo MEC:

 

Agora uma pergunta: eu devo utilizar somente uma das técnicas de conclusão em minha redação Enem?

Você pode usar todas elas ou somente uma. Só não pode esquecer que a Intervenção é obrigatória. As redações com as melhores notas geralmente usam as três técnicas para compor uma conclusão bastante completa:

Ao terminar o desenvolvimento do tema da redação, cabe fazer uma brevíssima síntese dos principais pontos que conduzirão à dedução das soluções a serem apresentadas na proposta de intervenção.