Veja três técnicas para usar na Conclusão da Redação do Enem

Na conclusão da redação do Enem você pode utilizar três técnicas que faciliteama transmissão da sua mensagem: Dedução, Síntese, e Intervenção para melhorar seu texto!

É na conclusão da redação que você vai arrematar toda a sua argumentação em torno do tema e encerrar o seu texto. Por isso, ela pode ser considerada a parte mais importante da redação do Enem!

Existem três técnicas de conclusão para você finalizar a sua redação Enem, dentro da proposta de um texto dissertativo-argumentativo.

A Conclusão da Redação

O essencial no Enem é ter na conclusão da redação uma consequência lógica da sua abordagem sobre o tema, dos argumentos utilizados, e chegar então ao fecho com a sua proposta, considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.

É fundamental para obter uma boa avaliação na Redação do Enem e também nos vestibulares. Veja a relação das três técnicas, e depois confira um resumo específico de cada uma das três alternativas de Conclusão da Redação Enem.

  1. Dedução – Você precisa estabelecer “premissas”para chegar a uma conclusão lógica;
  2. Síntese – Consiste em promover uma condensação, um resumo dos argumentos utilizados;
  3. Proposta de Intervenção – Resulta em uma ação ou procedimento sugerido, alinhado com a visão sobre o problema e os argumentos utilizados.

Aula Gratuita: Como fazer a Conclusão Perfeita

Veja um resumo simples e rápido com  a professora Dani sobre a conclusão da redação sem defeitos para você buscar uma nota 1000 na Redação do Enem!

1 – Dedução

A palavra “dedução” tem sua origem no latim, deductione, que significa conduzir ou extrair. Trata-se de um processo de raciocínio em que a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas abordadas em uma afirmação e que constroem um pensamento lógico. Isso se chama “regras de inferência”.

A dedução é uma ferramenta metodológica essencial do pensamento científico, pois será a partir de uma série de dados e informações que será possível tirar uma conclusão a respeito de um assunto estudando.

Na Redação Enem não é muito diferente. O candidato vai explorar nos parágrafos dedicados ao desenvolvimento da dissertação, tudo aquilo que sabe sobre o tema, fazer as devidas relações e, no momento da conclusão, manifestar o que se pode deduzir dessas informações.

Detalhes para uma boa dedução na Conclusão da Redação:

Usa-se em geral conclusões ‘conclusivas’ como logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, entre outras.

Não se recomenda utilizar a conjunção “portanto” nas conclusões de sentido amplo na Redação Enem, pois ela é mais aplicada para indicar relação com o que foi escrito logo antes, não é uma decorrência de todo o raciocínio anterior.

2 – Síntese

Síntese é um substantivo feminino que se origina na palavra grega synthesis, significa composição ou arranjo. Uma síntese pode ser um resumo, um sumário ou uma sinopse, ou seja, uma descrição abreviada com um texto.

Na filosofia, a síntese é uma composição ou reunião de diversas partes de um todo em uma unidade. Trata-se da união do que é dado empiricamente com uma experiência objetiva. É um processo que parte do simples para o composto, dos elementos para o todo, das causas para a consequência.

A síntese tem como objetivo defender uma tese ou ideia através da argumentação, basicamente é o ato de abordar as principais ideias e pontos de conexão de um determinado raciocínio.

Fique de olho na pegada do Enem

O texto dissertativo-argumentativo do Enem e do Encceja para merecer uma nota máxima na correção precisa ir além da estrutura básica de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. É preciso Interpretar bem o Tema, propor argumentos consistentes, e fazer a conclusão alinhada com toda a fundamentação anterior. Veja agora como elaborar a proposta de Intervenção:

3 – Proposta de Intervenção: a conclusão da redação

A apresentação de uma proposta de intervenção é um requisito obrigatório da conclusão da redação do Enem. Trata-se de elaborar uma sugestão para “solucionar” o problema posto em debate na proposta de redação.

O Guia do Participante, elaborado pelo MEC-INEP, sugere que a proposta de intervenção seja composta de maneira que permita ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, ou seja, deve conter a exposição da intervenção sugerida e os meios para realizá-la. Basicamente, a “solução” deve ser viável.

O candidato deve sempre buscar propostas concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Deve-se elaborar uma proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Ela deve ser clara, inovadora e, sobretudo, viável.

Veja fazer a proposta de intervenção nos padrões exigidos pelo MEC:

Confira com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, as dicas para mandar bem na Proposta de Intervenção:

Agora uma pergunta: Qual técnica de conclusão devo usar na minha redação Enem?

Você pode usar todas elas ou somente uma. Só não pode esquecer que a Intervenção é obrigatória. As redações com as melhores notas geralmente usam as três técnicas para compor uma conclusão bastante completa:

Ao terminar o desenvolvimento do tema da redação, cabe fazer uma brevíssima síntese dos principais pontos que conduzirão à dedução das soluções a serem apresentadas na proposta de intervenção.

Muito boa a explicação da Dani!!!

Agora, duas dicas bem especiais para você: Confira 10 Redações Enem nota 1000. Somente textos premiados pelo Ministério da Educação com a nota máxima na correção oficial do Exame.

 

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel