Como elaborar a proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem

É normal que no último parágrafo da redação do Enem você já esteja ansioso, querendo terminar a prova logo. Mas a conclusão da redação é crucial para o sucesso do seu texto, pois é nela que você deve apresentar uma proposta de intervenção, que é obrigatória para os candidatos do Enem!

Você já sabe que há cinco competências que os avaliadores consideram na hora de corrigir sua redação. Uma das mais importantes é a solução apresentada na conclusão da redação do Enem, ou seja a proposta de intervenção.

Para finalizar a redação do Enem você precisar elaborar uma medida de intervenção para o problema abordado. Essa é uma exigência bem característica do Enem e um dos detalhes mais interessantes desse exame, pois é graças a esse item que você pode se diferenciar dos outros candidatos.

A apresentação de uma proposta de intervenção na conclusão da redação do Enem equivale a 200 pontos. O que será avaliado nesse item da conclusão é a sua aptidão em analisar um determinado problema e formular uma solução alinhada com a problemática apresentada no enunciado do tema que foi o objeto de análise na proposição.

Isso significa que de nada adianta você escrever de acordo com as normas gramaticais se o seu texto não apresentar uma estrutura adequada com um ponto de vista, os argumentos e informações relevantes se tudo isto não encontrar um fecho na conclusão.

A proposta de intervenção

É no último parágrafo do seu texto dissertativo-argumentativo (ou seja, na conclusão), que você terá de apontar uma saída para o problema exposto no primeiro parágrafo (introdução). Não adianta levantar uma questão no início do texto e alguns parágrafos depois abordar um assunto diferente.

A solução, portanto, deve estar de acordo com o restante do texto. Coesão e consistência valem pontos nesta hora. Veja a seguir os erros frequentes que os candidatos cometem na conclusão.

O erro mais comum na conclusão da redação do Enem

Não é incomum que os alunos discorram durante toda a redação sobre um assunto e no parágrafo final apontem um caminho tendo outro tema como referência.

Se você incorrer nesse erro, quem vai corrigir sua redação pode pensar que você não possui repertório suficiente para abordar diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Ou que não tem capacidade de seguir com a mesma linha de raciocínio.

Ganhe a banca com a sua conclusão

Lembre-se de que no parágrafo final, a solução apontada deve estar relacionada à esfera social. Uma dica para imprimir a sua marca no texto é partir de sua própria experiência de vida. Lembre-se também que a conclusão da redação do Enem é uma das partes mais importantes.

Lembre-se de que este será o último contato do corretor com o seu texto, então manter uma boa impressão é fundamental. A coesão será especialmente analisada neste item. Não é uma questão de defender ardorosamente determinado ponto de vista. Trata-se de buscar uma solução aplicável na sociedade.

Quer saber mais? Assista ao vídeo do Curso Enem Gratuito que ensina como elaborar uma proposta de intervenção dentro dos padrões exigidos pelo MEC!

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Este post foi escrito por Victor Toscano. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano