10 Temas de redação Enem para treinar e melhorar seu texto

1 Movimento antivacina, 2 Redução da maioridade penal, 3 Aids entre os jovens; 4 Mobilidade urbana, 5 Assédio sexual e mais cinco temas de redação para você treinar o texto dissertativo-argumentativo do Enem!

A redação do Enem é um pesadelo para muitos estudantes que vão prestar o exame. Mas, para alcançar uma boa nota não tem segredo: é só treinar que vai dar certo! Por isso nós selecionamos 10 temas de redação Enem, com resumos de textos motivadores para você praticar a sua escrita e chegar mais preparado para o exame.

1 – Movimento AntiVacinas; 2 – Assédio Sexual; 3 – Mobilidade Urbana; 4 – Redução da Maioridade Penal; 5 – A Corrupção na Política; 6 – Queimadas e a Redução da Biodiversidade; 7 – AIDS entre os Jovens; 8 – Racismo; 9 – Microcefalia; 10 – A Crise da água no Brasil.

Mas se você chegou aqui porque precisa melhorar o seu texto para tarefas escolares, por causa do seu trabalho ou vai prestar um concurso, fica tranquilo que o post também vale pra você!

É importante lembrar que a redação do Enem sempre trata de assuntos relevantes na perspectiva social, de amplo alcance. E com foco na contemporaneidade. Nunca é sobre algum fato muito específico, mas abrange assuntos importantes que estão sendo discutidos na atualidade.

Por isso, é importante sempre estar bem informado e possuir um repertório de referências sobre os possíveis temas de redação do Enem. Antes de entrar nos resumos dos 10 temas sugeridos pelo Blog do Enem, confira os últimos assuntos solicitamos no Tema oficial das provas do Enem.

Temas da redação Enem de 2015 a 2020

Para você entender como são os temas de redação do Enem, vamos deixar aqui a lista temas dos últimos cinco anos e os links para as análises feitas pela equipe do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito. Lembrando que treinar com temas que já apareceram em edições passadas é uma estratégia super válida!

Antes de partir para a lista de temas para praticar, veja o vídeo da prof. Dani com dicas preciosas sobre como enriquecer o seu texto com o Repertório Cultural.

Agora que você já pegou as dicas para vencer qualquer o desafio de enriquecer o texto com o repertório cultural, confira os temas que selecionamos para você! Os resumos são textos motivadores para você construir o contexto e a abordagem.

10 Temas de Redação Enem

1- Movimento antivacina

Com a pandemia de Covid-19, parece que nunca uma vacina foi tão esperada. Mas em outros momentos da história elas fizeram quase ou tanta falta quanto agora.

Para você ter uma ideia do quanto a vacinação é importante, no início do século passado, antes de as vacinas se popularizarem, uma em cada cinco crianças morria de uma doença infecciosa antes dos cinco anos. Ou seja, inúmeras crianças morriam de doenças facilmente prevenidas hoje, como o sarampo.

A partir disso, é possível afirmar que se não fossem as vacinas haveria grandes chances de eu não estar escrevendo este texto agora, ou você o lendo.

Porém, apesar de suas vantagens comprovadas (tanto através de experimentos científicos, como pelos números de diminuição de mortalidade em todos os países que têm vacinação continuada) há grupos de pessoas que militam de maneira quase religiosa contra a vacinação e se negam veementemente a imunizar seus filhos.

Veja uma aula gratuita completa sobre o movimento antivacina, sobre a origem das vacinas,  sobre como atuam no corpo humano, e a diferença entre soro e vacina.

E, neste vídeo especial, confira como a falta de vacinação está trazendo de volta doenças como o Sarampo, que estava praticamente erradicado.

2- O crescimento da AIDS entre os jovens no Brasil

O nosso segundo item dos temas de redação também está relacionado à saúde. Isso porque o número de casos de contágio pelo vírus HIV e a ocorrência de AIDS tem crescido muito entre os jovens brasileiros.

O contágio vem caindo nas outras faixas etárias, mas está crescendo em níveis alarmantes principalmente entre homossexuais e bissexuais masculinos na faixa etária de 15 a 25 anos.

A doença não tem cura, e o tratamento tem sérios efeitos colaterais apenas para controlar a taxa do vírus.O Crescimento da AIDS entre os jovens - temas de redação.O gráfico acima mostra como a taxa está crescendo na linha escura. É um problema social e de saúde pública recorrente, e que pode virar Tema de Redação no próximo Enem. Veja a aula gratuita completa sobre o crescimento da AIDS entre os jovens.

3- Assédio sexual

Os últimos anos foram marcados pela explosão de denúncias de assédio sexual envolvendo pessoas famosas no Brasil e no exterior. Esses acontecimentos tiveram enorme repercussão e deram início a um debate a nível global sobre o assunto. Com tantas abordagens possíveis envolvendo o assédio sexual, este é um tema forte para a redação do Enem.

Conhecer movimentos contra o assédio sexual pode ser uma opção de construção de repertório para esse tema de redação. No Brasil, por exemplo, ocorreu o movimento “Mexeu com uma, mexeu com todas”.

Ele foi desencadeado após a figurinista Su Tonani relatar que foi vítima de assédio sexual pelo ator José Mayer nos bastidores de uma produção televisiva. O episódio teve como consequência o afastamento do ator de novas produções da TV Globo.

O caso mais notório, contudo, é o de Harvey Weinstein, produtor de Hollywood denunciado por dezenas de atrizes por ter cometido assédios e estupros ao longo de décadas.

Rompido o silêncio no caso Weinstein, outros homens da indústria cinematográfica começaram a ser denunciados. Assim começaram os movimentos “Me Too” e “Time’s Up”, em que artistas se manifestam contra essa prática. Por tudo isso, não deixe de se informar sobre o assunto porque é um dos possíveis temas de redação no Enem e de vestibulares.

A Estrutura da Redação do Enem

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre as características do texto dissertativo-argumentativo.

Gostou do resumo com as dicas essenciais para a Redação do Enem? Muito bom, mesmo. Vale a pena ver de novo antes de prosseguir com os novos temas de redação do Enem.

4- Mobilidade urbana

Esse é um tema contemporâneo muito comentado pelos professores e professoras de redação. As cidades ficam congestionadas e praticamente intransitáveis nos horários de pico. Por isso, a sociedade está buscando caminhos para sair das armadilhas criadas pelo transporte individual em automóveis em todo o mundo.

Os textos motivadores abordam estes aspectos. Utilizar nicicleta? Morar perto do trabalho ou da escola, e ir à pé?Ciclistas - temas de redação.Jonas Bertuci e Renata Florentino, participantes do movimento pró-bike Rodas da Paz.

As opções de metrô, ônibus e trens estão recebendo complementos de ciclovias e ciclofaixas, numa tentativa de mudar o cenário. Mas, ainda são insuficientes para a demanda da população e os resultados são ainda muito pequenos. Você já pensou o que poderia ser feito no seu bairro ou na sua cidade para melhorar os deslocamentos?

Veja uma aula completa de redação sobre mobilidade urbana. A proposta foi elaborada pela doutora Renata Florentino Santos, da ONG Rodas da Paz.

5- A redução da maioridade penal

O debate continua de pé em todo o país: os menores de 18 anos que cometem crimes devem ser julgados e condenados como se fossem já adultos? Um jovem de 16 anos pode votar para escolher presidente da república, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.

Mas, e perante a lei criminal, ele tem ou não tem consciência dos seus atos e deve responder plenamente por eles? Confira os argumentos de quem defende e de quem é contra a redução da idade penal nesta aula completa sobre o tema e prepare-se para escrever uma redação a redução da maioridade penal.

6- Xenofobia, racismo e terrorismo

A violência do terrorismo está colocando o mundo em alerta nos últimos anos. A Europa e os países do Oriente Médio, principalmente nos países de maioria muçulmana, estão enfrentando clima de tensão permanente.

Homens-bomba, carros-bomba, grupos suicidas de assalto com metralhadoras e fuzis invadindo jornais e teatros matando centenas de pessoas, e diversas explosões em áreas de concentração  têm resultado em centenas de mortos e milhares de feridos.Xenofobia - temas de redação.Como se trata de uma temática bastante polêmica, pode ser cobrada no Enem para solicitar dos candidatos um texto dissertativo-argumentativo para que desenvolvam um ponto de vista e uma argumentação.

Veja aqui uma aula completa para se preparar para escrever uma redação sobre xenofobia, terrorismo e racismo.

7- Movimentos sociais

Desde o ano de 2013, o Brasil vive sucessivas ondas de manifestações populares de grande envergadura. Tudo começou com protestos contra aumentos  nas passagens de ônibus, trens e metrôs no começo de 2013.

Durante os jogos de futebol para testar os estádios para a copa do mundo, em 2014, autoridades eram vaiadas e até xingadas em coro pelas torcidas.

As mobilizações seguiram fortes a favor e contra o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2015 e 2016, e depois continuaram acesas nas fases de investigações e punições aos corruptos flagrados na Operação Lava-Jato em 2017, 2018 e 2019.

Será que a democracia brasileira está ficando mais consistente com o povo nas ruas? A classe política está encurralada pela opinião pública? Ou, será que o jogo do poder tradicional ‘vai dar a volta por cima’, e nada vai mudar?

Por toda essa relevância, é possível que apareça no Enem um tema de redação sobre movimentos sociais. Veja nosso post sobre movimentos sociais e as relações entre a burocracia e a opinião pública.

8- Diversidade e lutas identitárias

Os movimentos de afirmação de identidades sexuais crescem no Brasil e no mundo e podem se tornar um dos temas de redação do Enem.Essa mobilização em defesa da liberdade de orientação sexual também é identificada pela causa LGBTQIA+, que reúne diversas causas de de apoio às pessoas que se declaram lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais, travestis, pessoas queer, intersexuais e assexuais.

Identidade é a maneira como nos vemos e somos vistos, ou seja, é o reconhecimento individual e social de cada um. Nós formamos nossa identidade a partir de várias experiências e elementos: geração, etnia, raça, gênero, orientação sexual, classe, religião, origem social, características físicas, gostos e preferências, etc.

Veja nossa aula gratuita completa e prepare-se para escrever uma redação sobre diversidade e lutas identitárias!

9- Microcefalia e Zika Vírus

O Brasil foi fortemente impactado em 2015, 2016 e 2017 com a chegada do Zika Vírus.  A face mais tenebrosa é quando grávidas pegam o Zika Vírus, principalmente no começo da gravidez, com alto risco de o neném nascer com microcefalia e outras consequências.

Veja aqui uma aula completa sobre microcefalia e Zika Vírus. Vale para tema de Redação Enem e revisão de Biologia também.Microcefalia e Zika VírusVeja acima o que é a Microcefalia

10 – A Crise da Água no Brasil

Confira os riscos que os mananciais de água doce do país estão correndo com os fenômenos da ação direta do homem sobre a natureza, como os desmatamentos e as queimadas, a poluição ambiental, e as mudanças climáticas com o aquecimento do planeta.

As dicas da Introdução Perfeita

Por fim, veja com a professora Dani como fazer uma introdução perfeita na redação do Enem.

Veja 10 perguntas essenciais sobre o tema da Redação:

Quando você vai fazer uma redação no Enem, num vestibular, num concurso ou até mesmo para a escola, você é daqueles que entra em pânico por não saber como começar a escrever? Pois temos uma lista de perguntas que vai ajudar a estruturar o seu texto!

Assim que terminar de ler os temas de redação, pergunte a si mesmo as seguintes questões, e observe se elas aparecem nos  textos motivadores:

  1.  Em relação ao tema proposto, como é a realidade brasileira (ou da região abordada)?
  2. Por que ela é assim? Quais as causas disso?
  3. Quais as possíveis consequências do fato abordado?
  4. A relação humano/natureza sempre foi assim ou em outras épocas era diferente?
  5. Como essa relação se estabelece em outras culturas ou povos em outras partes do mundo?
  6. Trata-se de algo benéfico/maléfico para qual aspecto?
  7. É possível mudar?  É necessário mudar?
  8. Existem exemplos concretos de intervenções (atuais, históricos, fictícios)?
  9. Quais as consequências dessa relação para a saúde humana e de outros seres vivos?
  10. O que esperar do resultado das relações humano/natureza estabelecidas?

Responder à essas perguntas, formando tópicos ou pequenos parágrafos, vai te ajudar a selecionar informações mais críticas e adequadas ao gênero dissertativo, organizando suas ideias.

Veja os 4 passos da Redação Enem Nota 1000

1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Outra Dica Importante: Marque aí nos favoritos para ver  Dez Modelos de Redação Enem Nota 1000. São 10 textos dissertativos-argumentativos aprovados com nota máxima pelo MEC, e que podem ajudar você a ver como chegar lá.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel