Impacto ambiental – Revisão e Simulado Enem de Geografia com 10 questões

Veja o que sabe sobre Geografia com o simulado de impacto ambiental que preparamos para você. Antes de responder as 10 questões, assista uma videoaula e revise o conteúdo para mandar bem no Enem!

Antes de responder as 10 questões do simulado de impacto ambiental que tal ver este resumo sobre o tema? Sabemos que a poluição ambiental não é um problema novo, porém, só nas últimas décadas é que o assunto passou a ser mais discutido, explorado e estudado. Os problemas ambientais são causados, principalmente, pelo crescimento acelerado da industrialização, da urbanização e do consumo desenfreado. Confira abaixo alguns problemas ambientais.

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é aquela que está presente no ar. Ela pode ocorrer das mais diversas maneiras e das mais diversas fontes. Pessoas que apresentam problemas respiratórios são as mais afetadas com esse tipo de poluição. Além disso, aqueles que nunca apresentaram problemas desse tipo, podem vir a contraí-las. Dentre as poluições atmosféricas, temos:

  • Efeito Estufa – é um mecanismo natural do planeta Terra que permite a manutenção da temperatura numa média de 15ºC. Esse valor é o ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta e sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio. O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem contribuído com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Essa elevação das médias térmicas geram o aquecimento global, que pode ocasionar o derretimento das calotas polares, por exemplo, aumentando o nível dos mares.

1

  • Buraco na Camada de Ozônio: a Camada de Ozônio é responsável por filtrar a entrada de raios nocivos. Mas, com a emissão de gases poluentes na atmosfera, como os dióxidos e monóxidos de carbono, enxofre, o metano e a utilização do CFC (clorofluorcarbono), a camada foi se abrindo, principalmente no polo Sul. Mas pesquisadores da Nasa, afirmam que os buracos estão se fechando devido à redução considerável de CFC.
  • Chuva Ácida: Existem diversas fontes de poluentes para a atmosfera, os gases são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, como por exemplo, o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera se acumulam em nuvens e se transformam na chuva ácida. O processo é similar a chuva comum.
  • Ilhas de Calor: é o nome que se dá a um fenômeno climático que acontece principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, como São Paulo, por exemplo. Nessas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. A formação das ilhas de calor ocorre por impermeabilização do solo, muito cimento, vidro e asfalto, pouca cobertura vegetal, entre outros.3

Poluição das águas

Este é um tema bastante delicado e que atinge o mundo inteiro. A poluição nos mares pode ser ocasionada por diversas fontes, como a queima dos combustíveis das embarcações, lançamento de esgoto em áreas litorâneas e derramamento de petróleo.

Nos rios, há também o lançamento de esgoto e lixo, além da utilização de produtos químicos para a exploração de minerais. Já nas águas subterrâneas, a infiltração de agrotóxicos, rejeitos dos lixos (chorume) e, até, rejeitos humanos das fossas sépticas podem poluir essas águas.

Poluição dos solos

O solo pode ser poluído das mesmas maneiras que as águas subterrâneas. Mas, os prejuízos ficam principalmente para quem depende do solo para trabalhar e os consumidores que precisam do alimento para sobreviver.

Desmatamento

Tema recorrente e fundamental. O processo de desmatamento ocorre por vários entre eles, o processo de urbanização, a agricultura e a pecuária. A sociedade vem pensando de forma muito imediatista e não lembra que a vegetação é parte fundamental para a manutenção da vida no planeta. Diante desse contexto, seja, enquanto continuarmos desmatando, só estaremos acelerando o caos e os problemas ambientais.

Problemas ambientais e conferências

Aconteceram várias reuniões importante entre as principais nações para voltar a atenção do mundo para os problemas ambientais e discutir planos de ações para diminuir a poluição. Porém, ainda há muito o que se fazer em relação a isso. Nenhuma conferência foi eficaz o suficiente que conseguisse demonstrar uma redução significativa na poluição mundial.

Aí estão algumas das principais reuniões:

– 1972 – Estocolmo – Suécia

– 1992 – Eco92 – Rio de Janeiro

– 1997 – Kyoto – Japão

– 2002 – Rio +10 – Johanesburgo – África do Sul

– 2012 – Rio +20 – Rio de Janeiro

Então, você entendeu as principais causas dos problemas ambientais? Ficou com alguma dúvida? Acompanhe a videoaula e depois faça os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Quer saber mais sobre impacto ambiental? Então leia a aula do Curso Enem Gratuito, clicando neste link.

Agora que você já revisou o conteúdo, responda as 10 questões do simulado de impacto ambiental:

Simulado – Impacto ambiental

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem , com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja