O que são os Mitos – Resumo com Simulado Enem de Filosofia

Veja como diferenciar a Mitologia da Filosofia, e também do Senso Comum. Confira o resumo e depois teste o seu nível no simulado de mitos que preparamos para você. O gabarito sai na hora.

Você sabe diferenciar os mitos das superstições na Filosofia? No princípio, era o caos… Assim começa a narração mítica sobre a origem do mundo para os gregos. Os mitos explicam a origem do universo, da vida, os fenômenos da natureza e até o comportamento humano. Veja o resumo e teste seu nível no Simulado de Mitos.

Os mitos têm como característica fazer parte de como um determinado grupo cultural (étnico, religioso, geográfico, etc.) constrói e reproduz para os seus membros explicações sobre a origem do universo, da vida, ou de aspectos relacionados com a fertilidade, a virilidade, os ciclos da natureza entre outros fenômenos.

Mitologia x Superstição

A mitologia grega, por exemplo, tem em cada um dos seus ‘deuses’ do Olimpo uma representação de aspectos psicológicos do comportamento humano ou de uma força da natureza.

Por outro lado, as superstições  ocorrem no universo das crendices populares, sem ancoragem em construções simbólicas, culturais ou filosóficas para o entendimento da vida.

Não passar por baixo de uma escada por medo de azar, é superstição. Achar que ver um gato preto cruzar uma rua de noite também dá azar, é mera superstição.

Os Mitos e a Filosofia

Confira agora com o professor Ernane Júnior da Silva, do canal do Curso Enem Gratuito. um resumo especial para você entender a diferença entre os MItos e o raciocínio Filosófico.

Sexta-feira 13: mito ou superstição?

A crença popular de que a sexta-feira 13 é um dia maldito, portanto, é mera superstição. Afinal, a superstição ocorre ao depositar uma crença em maus presságios, a temer coisas inócuas ou por criar associações sem base lógica a partir de eventos ou coincidências fortuitas.

Os mitos fazem parte da história do mundo, fazem parte do que chamamos de herança cultural. Um dos grande estudiosos contemporâneos sobre os mitos foi o psicólogo norte-americano Joseph Cambpell.

Jospeh Campbel e Theresa Coimbra
O norte-americano Joseph Cambpell e a brasileira Theresa Crhistina Oliveira Coimbra.

Ele trouxe os mitos para mais próximo à vida cotidiana ao mostrar como utilizamos diversos mitos para desenhar a nossa trajetória de vida. Ele é autor do clássico livro ‘A Jornada do Herói’, que serviu de inspiração para construir a trama e o perfil psicológico dos personagens principais da série de filmes Guerra nas Estrelas.

No Brasil, a psicóloga Theresa Crhistina Oliveira Coimbra coordena  a Mesa Redonda da Fundação Joseph Campbell para os estudos sobre mitos. Para Campbell os mitos não seriam assim tão distantes, no campo das explicações para a compreensão de fenômenos não alcançáveis pela razão.

Para Joseph Campbell os mitos fornecem pistas para a a sensação real de estarmos vivos, com ressonância na realidade mais íntima de cada pessoa para o encontro do que se procura dentro de cada um. A saga do herói, por exemplo, envolve a superação de obstáculos e mesmo perdas ao longo do caminho para alcançar o objetivo.

Por outro lado, a literatura clássica sobre mitos os colocam na esfera da herança cultural de um povo. Um conjunto de valores transmitidos, através do processo de socialização entre gerações.

Os mitos são característicos da identidade de um povo que de um modo dinâmico vai sendo criada por uma interação de diferentes elementos geográficos, ambientais, sociais e outros fatores externos e que, de uma perspectiva antropológica, irá afetar os modos de ser, pensar e agir de uma pessoa.”  (Fonte: http://heranculturais.blogspot.com.br/)

Os mitos e o Senso Comum

Mas você deve estar se perguntando: O que os mitos têm a ver com a Filosofia? A resposta é TUDO! Já explico o por que: Que o ser humano é curioso por natureza já sabemos.

Em outras palavras essa vontade de conhecer/entender é inato a ele, faz parte da sua natureza. Veja com o professor Marciel Evangelista, do canal do Curso Enem Gratuito.

Tira-dúvidas sobre os Mitos:

Hoje se temos alguma dúvida, qualquer dúvida, temos vários meios de informação (internet, livros, mídia, escola, as próprias pessoas e por aí vai) para encontrar a resposta/explicação de que precisamos, porém na antiguidade não era assim, ou melhor, não era totalmente assim.

Então, quando o homem tinha dúvidas, essas dúvidas eram respondidas através das religiões existentes naquela época e o meio pelo qual se dava essa explicação eram os mitos (do grego MYTHÓS: “discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário”), as famosas histórias fantasiosas acerca das ações dos deuses.

Que fique claro, os mitos foram criados com um único objetivo: explicar algo ou alguma coisa que estivesse tirando a paz desses homens.  Veja esta aula completa clicando aqui.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o  Blog do Enem. Paula é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde  2004 (Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille). O texto foi complementado pela editoria do Blog do Enem em 2018.

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de mitos e treine para o Enem:

Simulado de Mitos

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel