As Revoltas Coloniais no Brasil: resumo e simulado de História

Confira as Revoltas Coloniais da Guerra dos Mascates; Guerra dos Emboabas; Revolta de Beckman, Felipe dos Santos, Amador Bueno e a Inconfidência Mineira. Tudo no resumo. Vem!

Você lembra das aulas sobre a Guerra dos Mascates; Guerra dos Emboabas; Revolta de Beckman e outras rebeliões coloniais nativistas do Século XVII e XVIII! Você vai entender as origens das Revoltas Coloniais Nativistas, e gabaritar História no Enem!

Sabemos que não se desmonta um complexo sistema colonial com três palavras mágicas (Independência ou morte!), assim como não se conquista a independência de um país na base do grito.

A nossa independência é consequência de um longo processo de crise do sistema colonial, que tem seu início nas revoltas coloniais nativistas dos século XVII. Saiba como isso aconteceu para gabaritar História no Enem nas revoltas coloniais e nas revoltas regenciais.as revoltas coloniais nativistas no BrasilDesenho esquematizando a crise do sistema colonial brasileiro. As revoltas coloniais nativistas são a raiz desse processo histórico que passa pelas revoltas separatistas, em Minas e Bahia, até culminar na Independência do Brasil  Fonte: www.profvagner.com.br (imagem adaptada pelo autor)

A crise do sistema colonial tem seu início no século XVII, quando ocorreram demonstrações mais claras do descontentamento das elites locais com o sistema colonial imposto pela metrópole. Esse descontentamento se manifestou por meio daquelas que foram chamadas  de as revoltas coloniais.

Tipos de Revoltas na Colônia:

1 – As Revoltas Coloniais Nativistas; e, 2 –  As Revoltas Separatistas

As revoltas nativistas foram motivadas por descontentamentos em relação a alguns aspectos específicos da exploração colonial, não chegando a propor o rompimento com Portugal, diferente das revoltas separatistas, que contestavam amplamente o sistema colonial e propunham o rompimento com a metrópole.

Veja um resumo simples e rápido sobre as Revoltas  Coloniais Nativistas com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito:

Muito bom o resumo. Agora, veja no detalhe cada uma das Revoltas Coloniais Nativistas:

As Revoltas Coloniais Nativistas:

  1. As principais revoltas nativistas do século XVII foram Aclamação de Amador Bueno (SP -1641) e a Revolta de Beckman (MA – 1684).
  2. No século XVIII, a Guerra dos Emboabas (MG – 1708/1709), a Guerra dos Mascates (PE – 1710-1711) e a Revolta de Filipe dos Santos (MG – 1720).

aaaMapa das principais revoltas coloniais nativistas.  Fonte: produção do autor

Aclamação de Amador Bueno (São Paulo/SP – 1641)

Durante a União Ibérica (1580-1640), período em que o trono português esteve sob domínio espanhol, os holandeses, além de invadirem o nordeste brasileiro (1630-1654), ocuparam na África importantes feitorias portuguesas que forneciam escravos ao Brasil.

Enquanto os fazendeiros nordestinos tinham o fornecimento garantido pelos holandeses, a Capitania de São Vicente sofria com o desabastecimento de escravos africanos.

Nesse período, fazendeiros e bandeirantes paulistas fizeram da escravidão indígena seu grande negócio, chegando a estabelecer relações com o Rio da Prata, já que o Tratado de Tordesilhas estava em desuso. Os índios capturados em missões jesuíticas, além de servirem às fazendas paulistas, eram vendidos nas proximidades de Buenos Aires.

O lucrativo comércio de índios escravizados entre a Capitania de São Vicente e Buenos Aires foi interrompido quando a União Ibérica chegou ao fim, em 1640, com a Restauração do Trono Português.

A Expulsão dos Jesuítas do Brasil

Buscando ampliar o comércio atlântico de escravos africanos, que gerava muitos lucros a Portugal, o rei João I decretou a proibição da escravidão indígena na colônia.

Essa foi a causa principal do movimento. Fazendeiros e bandeirantes iniciaram a revolta em São Paulo com a expulsão dos jesuítas, contrários à escravidão indígena. Depois aclamaram o rico fazendeiro Amador Bueno como rei de São Paulo, buscando o rompimento com Portugal e com a Dinastia de Bragança.

Contudo, o Capitão-Mor Amador Bueno manteve sua fidelidade ao rei e à metrópole, chegando a ser perseguido pelos insurgentes, que em pouco tempo se dispersaram, provocando o fim do movimento.

O controle sobre os índios ficaria atribuído aos padres jesuítas em seu trabalho de catequese.aaaPintura a óleo “Aclamação de Amador Bueno”, de Oscar Pereira da Silva, datada de 1909  Fonte: www.tancredoprofessor.com.br

 Dica 1: Repare que a Aclamação de Amador Bueno é classificada como uma revolta colonial nativista, mesmo tendo como meta o rompimento com a metrópole, como queriam as revoltas separatistas.

É uma grande contradição presente nos nossos livros de História. Por isso mesmo é um tema caro à prova do Enem, onde a História não é composta de fatos, mas sim das várias versões e interpretações sobre os mesmos. Fique ligado! O Enem tem adoração pelas contradições.

A Catequese Indígena, a Educação Popular, e a Expulsão dos Jesuítas

Confira agora com a professora Ana Cristina Peron, do Curso Enem Gratuito, como foi o processo de Expulsão dos Jesuítas do Brasil:

Muito boa esta síntese da professora Ana Cristina Peron. Vale a pena ver de novo.

Revolta de Beckman (São Luís/MA – 1684)

Foi um movimento das elites agrárias locais lideradas pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman. As insatisfações desses donos de terras e de escravos tinham três causas principais:

  • A Companhia de Comércio do Maranhão: criada em 1682, tinha o monopólio sobre o comércio na região, atribuindo preços muito baixos aos produtos locais (açúcar e algodão) e cobrando preços altíssimos pelos produtos que vendia à elite local, principalmente escravos, que não eram fornecidos na quantidade mínima anual de 500 “peças”;
  • A proibição da “preação” indígena em missões jesuíticas a partir de 1680, dificultando a aquisição de escravos pelos fazendeiros da região;
  • A Companhia de Jesus, pela oposição dos jesuítas à escravidão indígena, defendendo a catequese no lugar da escravidão.

Os irmãos Beckman tomaram o governo local, expulsaram os padres do Colégio dos Jesuítas e a companhia comercial. Procurando evitar retaliações da metrópole, Tomás Beckman foi a Portugal para convencer o rei dos abusos da companhia comercial, mas foi preso e degredado.

Tropas portuguesas lideradas pelo novo governador Gomes Freire de Andrade retomaram o governo maranhense e Manuel Beckman foi executado. Mesmo com a derrota do movimento, ocorreu em 1685 a extinção da Companhia de Comércio do Maranhão.

Veja retrato de Manuel Beckman, principal líder da Revolta de Beckman Fonte: www.ohistoriante.com.braaaaDica 2: Tanto na Aclamação de Amador Bueno (SP – 1641) como na Revolta de Beckman (MA – 1684), o controle e a forma de tratamento em relação aos índios constituem um dos focos principais, colocando colonos e jesuítas em lados opostos.

Nos dois casos, a dificuldade na aquisição de escravos africanos levava os colonos à “preação” indígena, prática combatida pelos jesuítas, que controlavam os índios através da catequese.

O curioso é que os jesuítas não contrariavam a escravidão africana, chegando a legitimá-la para que os índios fossem exclusividade sua. Fique ligado! Esse tema já caiu no Enem.

As Revoltas Coloniais Separatistas

A Conjuração Baiana

A Conjuração Baiana foi uma revolta separatista do Brasil Colônia que teve grande participação popular de alfaiates, sapateiros, estivadores, escravos e ex-escravos. Eles defendiam além da independência da Bahia, um governo republicano eleito democraticamente, o livre-comércio que poria fim no monopólio comercial dos portugueses e o fim da escravidão

Veja agora um resumo simples e rápido do Curso Enem Gratuito para você dominar A Conjuração Baiana, uma das mais importantes Revoltas Coloniais Separatistas.

Muito bom este resumo com a explicação do professor Felipe sobre a Conjuração Baiana. Têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

Tiradentes e A Inconfidência Mineira

Com ideal de “Liberdade ainda que tardia” estampado na bandeira que hoje é a do Estado de Minas Gerais, com os dizeres em latim “Libertas Quae Sera Tamen”, os separatistas marcaram a história do Brasil Colônia.

Saiba mais sobre a Inconfidência Mineira na aula do prof Felipe 😀

Muito bom este resumo. É mesmo pra gabaritar com as dicas do professor Felipe!

Muitos dos seus líderes na Inconfidência Mineira, como o Cônego Luís Vieira da Silva; os poetas Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga; e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, são lembrados como símbolos e heróis da luta da independência do Brasil.

As Revoltas Regenciais

Confira agora com o professor Felipe de Oliveira as principais Revoltas do Período Regencial:

Veja agora as questões do simulado. Vamos ver agora como esse conteúdo é cobrado nos vestibulares e no Enem! Teste seus conhecimentos no Simulado Enem de História

Simulado Revoltas Coloniais

.

.
=
Não está fácil pra você acertasas questões do Simulado com As Revoltas Coloniais? Então, veja aqui um resumo completo.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

Barroco no Brasil - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Estrutura da Redaçãogapixel

Estrutura da Redaçãogapixel