Placas Tectônicas: tsunamis, vulcões e terremotos: resumo Enem

Veja aula gratuita para entender as Camadas da Terra e como os continentes e os oceanos se distribuem sobre as Placas Tectônicas. A movimentação das placas provoca os terremotos e os tsunamis mais violentos. Confira o resumo de Geografia Enem & Encceja:

Refresque a memória sobre a Deriva Continental com a teoria das Placas Tectônicas para entender por que e como ocorrem os terremotos, erupções vulcânicas e os tsunamis mais violentos. Cai no Enem, no Encceja e nos Vestibulares.

Os eventos que estão listados no ‘tempo geológico’ levaram milhões de anos para chegar ao estágio atual do nosso planeta Terra. Um dos eventos mais estudados é o fato de os continentes se movimentarem.

As Placas Tectônicas

Os continentes já foram um só, separaram-se, e que continuam se movimentando, a dica do Blog é dar uma olhada na aula sobre a Deriva Continental antes de continuar aqui. Quem elaborou essa teoria foi o meteorologista Alfred Wegener.  deriva

 

Resumo sobre as Placas Tectônicas:

As placas tectônicas encontram-se divididas em 14 placas principais e outras 38 menores. É importante lembrar que o tamanho das placas não define a frequência e a intensidade das atividades tectônicas.

Muitas áreas de encontro de placas menores possuem grande atividade tectônica. Como exemplo das placas principais, temos a Placa Sul-Americana, a Placa Africana e a Placa Euro-Asiática.

Dentre as placas menores temos a Placa das Marianas. No conteúdo escolar, as placas tectônicas mais estudadas são: Placa Sul-Americana, Placa de Nazca, Placa do Pacífico e Placa Euro-Asiática.

Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo esperto para você dominar o tema das Placas Tectônicas.

Confira as Placas no Mapa 

Veja na imagem como é impressionante a demarcação exata das Placas Tectônicas  Norte- americana; do Pacífico; do Caribe; Sul americana; Placa de Nazca (à esquerda da América do Sul, ao lado da Cordilheira dos Andes); Africana; Euroasiática; da Arábia; Antártica. Placa Indoaustraliana.

Wegener foi muito astuto e promissor em sua pesquisa mas ele não conseguia responder a principal pergunta, que era como esses continentes se movimentavam? Que forças estavam por trás disso?Placas Tectônicas - Geografia

Hoje, sabemos que quem realiza esses movimentos são as placas tectônicas, que são feitos não só pelos continentes, mas também pelo fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o manto, afastando-se ou aproximando-se.

Na imagem acima você observa no traçado quais são e onde estão as Placas Tectônicas de maior importância em nosso planeta terra.

A litosfera ou crosta terrestre é a parte mais externa, e fica acima do manto, parte mais viscosa que se encontra superaquecida e faz com que a crosta se desloque.

Como comprovar esses movimentos?

Esses movimentos são comprovados por técnicas e estudos e a utilização de satélites que com o auxílio de raio laser são capazes de identificar e medir o deslocamento das placas tectônicas e o movimento dos continentes.Placas Tectônicas - GeografiaVeja na imagem acima um satélite orbitando a terra. Ele coleta as informações que identificam os movimentos.

Temos nomeadas hoje as seguintes placas tectônicas: Placa Norte- americana; Placa do Pacífico, Placa do Caribe, Placa Sul americana, Placa de Nazca, Placa Africana, Placa Euroasiática, Placa da Arábia, Placa Antártica e Placa Indoaustraliana.

Está valendo para você esta aula? Veja todas as matérias do Enem no Curso Enem Online Gratuito.

Vulcanismo e Tectonismo:

Entenda agora como e porque acontecem as Erupções Vulcânicas no resumo do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

A movimentação das placas tectônicas pode ocorrer de forma lateral, de colisão, ou de afastamento.

Estes movimentos ocorrem de forma bastante lenta e são responsáveis (além da separação ou união de continentes) pela formação de estruturas geomorfológicas, como a formação de vulcões, montanhas e pela ocorrência de terremotos.

Que forças eram essas, capazes de movimentar os continentes?

Wegener encontrou algumas evidências que comprovaram sua teoria, mesmo assim sua teoria foi combatida e esquecida. No final da década de 1950, no entanto, a sua teoria foi finalmente aceita e estudada.

Assim, com a evolução nas pesquisas, a teoria foi finalmente aceita a partir do final da década de 1950, onde ela foi modificada, passando a ser chamada de Teoria das Placas Tectônicas.

O Movimento das Placas Tectônicas

Os movimentos que as placas tectônicas realizam são quase imperceptíveis. O calor do manto movimenta as chamadas correntes de convecção. Eles são classificados em:

  • Movimentos convergentes: quando se encontram, chocam umas contra as outras.
  • Movimentos divergentes: quando se afastam.

Desses movimentos resultam fenômenos na natureza como surgimento de cadeias de montanhas, falhas e dobramentos na superfície terrestre e ainda atividades vulcânicas e os terremotos mais violentos.

Veja agora um resumão geral para consolidar a sua revisão sobre as Placas Tectônicas:

Valeu pra você? Só tem professor fera na Rede Enem.

Simulado sobre Placas Tectônicas:

Responda as 10 questões do Simulado Enem de Geografia e veja o que sabe sobre as Placas Tectônicas. Se errar, têm dicas para estudar!

.

Simulado Placas Tectônicas

.

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre as placas tectônicas, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão ds questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel