Lista de exercícios sobre formação de palavras

Teste seus conhecimentos sobre formação de palavras com questões do Enem e vestibulares! Também aproveite para relembrar os processos de composição e derivação!

Existem diferentes processos que formam as palavras de um idioma. No português, os principais são a composição e a derivação. No entanto, as palavras se formam de várias maneiras diferentes. E este é um assunto que cai no Enem e nos vestibulares! Então resolva os exercícios sobre formação de palavras e confira nosso resumo para revisar o conteúdo!

Resumo sobre formação de palavras

Os principais processos de formação das palavras são os seguintes:

  • Composição
  • Derivação
  • Hibridismo
  • Onomatopeia
  • Estrangeirismo
  • Siglas e abreviações

Composição

Na composição as palavras se formam a partir da união ou junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer por justaposição ou por aglutinação. Na composição por justaposição não ocorre alteração fonética na palavra. Por exemplo: sexta-feira, girassol, passatempo.

Na composição por aglutinação, por sua vez, as palavras perdem algumas letras para formar novas. Por exemplo: planalto (plano alto), fidalgo (filho de algo), hidrelétrica (hidro + elétrica).

Derivação

As palavras formadas por derivação são aquelas que derivam de uma palavra primitiva. Por exemplo: jardineiro é uma palavra derivada de “jardim” e chaveiro deriva de “chave”. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria.

Na derivação prefixal as palavras se formam pelo acréscimo de prefixo à palavra primitiva. Por exemplo:  escrever – descrever. Enquanto isso, na derivação sufixal as palavras são formadas pelo acréscimo de um sufixo. Por exemplo: covarde – covardemente.

A derivação parassintética ocorre quando a palavra resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Um exemplo pode ser com a palavra primitiva “alma”. A partir de seu radical podemos incluir o prefixo “des” e o sufixo “ado”. Assim, obtemos a palavra “desalmado”.

Nas derivação regressiva as palavras se formam por redução em vez de acréscimo. Na derivação regressiva formam-se, principalmente, substantivos a partir de verbos. Por exemplo: almoço (substantivo) – almoçar (verbo).

Por fim, a derivação imprópria ocorre quando determinada palavra, sem sofrer qualquer acréscimo ou supressão em sua forma, muda de classe gramatical.

Videoaula sobre processo de formação de palavras

Para relembrar dos outros processos de formação de palavras, confira a videoaula da professora Mercedes:

Exercícios sobre formação de palavras

Agora que você já viu os principais processos, teste os seus conhecimentos com exercícios sobre formação de palavras:

.

Formação de palavras - derivação

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel