Comunidade e Sociedade: aula gratuita com Simulado Enem de Sociologia

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Para explicar a formação de comunidade e sociedade o sociólogo Ferdinand Tonnies parte da ideia de vontade. As interações humanas se dão por meio da vontade que pode ser natural ou arbitrária.

A vontade natural está relacionada a autopreservação, a reprodução, alimentação, são necessidades orgânicas, não subjetivas. A vontade arbitrária seria aquela mais artificial, ligada a racionalidade.

A vontade natural uniria as pessoas pela força da preservação, dando origem a comunidade, em alemão chamada pelo pensador de gemeinschaft. Resultado de imagem para comunidade imagem A sociedade (gesellschaft) se daria pela passagem da vontade natural para a arbitrária, que viria com o mercado e o crescimento das cidades.

Comunidade e Sociedade

A comunidade seria composta de relações de consanguinidade (família), de coabitação territorial (vizinhos) e afinidade espiritual (amigos). Se caracteriza pela vida social em conjunto, intimidade, laço entre as pessoas, são relações que tem valor por si mesmas, não dependem de algo externo a elas, são únicas.

Trata-se de relações duráveis, que persistem ao longo do tempo: Relações de Parentesco; Relações de Amizade; Relações de Proximidade (vizinhança), etc.

O Pensamento de  Weber

Para Max Weber a comunidade só existe, propriamente, quando sobre a base desse sentimento (da situação comum), a ação está reciprocamente referida – não bastando a ação de todos e de um deles frente à mesma circunstância –  e na medida em que esta referência traduz o sentimento de formar um todo.

Para o pensador alemão da sociologia compreensiva, a comunidade abrange diferentes tipos de situações, mas estão apoiadas em fundamentos afetivos, emotivos e tradicionais.

Já para o cientista social Robert A. Nisbet, o termo comunidade abrange todas as formas de relacionamento caracterizado por um elevado grau de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral, coesão social e continuidade no tempo.

As relações na sociedade se dão de modo racional, pela diferença entre meios e fins, motivada por interesses exteriores e ao contrário das da comunidade são de domínio público. Estas relações são mutáveis já que submetida aos interesses individuais, portanto não durável.

Territorialmente os padrões de vida comunitária estariam em torno de três núcleos: a casa (Família), a vila (vizinhança) e a cidade (amigos, formas comunitárias de sociabilidade).Fonte: cafecomsociologia.com

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Capitalismo: passagem da comunidade para sociedade

Na passagem do modo de vida rural para o urbano houve uma ruptura na organização dos núcleos da vida comunitária. Com o desenvolvimento das cidades os círculos de parentesco e vizinhança perdiam forças, bem como os sentimentos e atividades comunitárias.

Os novos atores sociais, que agora estavam ligados ao mercado, dirigiam sua atenção fora da comunidade, com objetivo de transpor territórios.Este fenômeno foi descrito por  Ferdinand Tonnies como predominância da vontade arbitrária sobre a natural, ou submissão do campo ou vila para a dinâmica da vida metropolitana.

No campo das relações sociais se daria o enfraquecimento das relações de parentesco, dos costumes, da tradição, voltando-se para as relações mediadas pela razão, pelo interesse. Conforme o pensador Se na comunidade os homens permaneciam unidos apesar de todas as separações, na sociedade permaneceriam separados não obstante todas as uniões.

Para Tonnies, indo ao encontro das ideias de Marx, a sociedade está constituída sob a hegemonia dos capitalistas e da classe burguesa, sendo a cidade o lugar da exploração da classe trabalhadora. Na cidade estariam centralizadas as grandes instituições econômicas e as esferas de poder.

A sociedade então estaria vinculada a existência do Estado, e ligada a legislação, a ciência e a opinião pública, enquanto que a comunidade estaria relacionada a tradição, costume e a religião.

Pode-se ainda pensar nesta dualidade quando se correlaciona a comunidade a cultura de um povo, a construção de identidades locais e seu aspecto singular. A sociedade relaciona-se com a civilização de Estado, construção de identidades exteriores, com o tema universal, cosmopolita, um ideal de humanidade.

Os padrões comunitários continuam a existir na sociedade capitalista, de forma marginal e residual na maioria dos casos. Um exemplo é o cooperativismo do movimento de trabalhadores, que cria uma nova cultura de comunidade, em meio a sociedade.

Sociedade Complexa (Globalização)

No processo de globalização as pessoas resistem a individualização e tendem a agruparem-se em organizações comunitárias que acabam por gerar um sentimento de pertencimento, e até mesmo de uma identidade cultural, de interesses comuns.

O avanço da indústria e da tecnologia gerou outros tipos de formação de comunidades, sobretudo nas periferias: os rappers, gangues, etc.

Além disso existem nos dias de hoje as comunidades virtuais, fenômeno da pós modernidade. Imagem: http://www.participa.br/osc/paginas/cenarios-da-sociedade-civil-2023

As formas de comunidade tradicionais vão desaparecendo nos centros urbanos e as pessoas criam outras formas de relacionamento, novas associações, um tipo de organização social mais complexa, com  predomínio das relações sociais orientadas pela vontade artificial, proposital.

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Comunidade e Sociedade

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