Platão: o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos – Filosofia Enem

Você já ouviu falar em Platão? Sim, foi aluno de Sócrates. E mais uma coisa, quase tudo que soubemos de Sócrates foi ele quem escreveu. Que aluno exemplar!!! Você sabia que Platão era um apelido? Recebeu este apelido devido às características físicas. Quer saber mais? Então continue lendo e conheça mais sobre ele e se prepare para o ENEM.

O Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos na Filosofia de Platão. Veja como esta dicotomia marcou o pensamento ocidental. A influência vem até os dias de hoje. 

Platão é um dos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates, e, com a condenação e morte de seu professor ficou decepcionado com a democracia ateniense. Viajou para outras cidades. Retornou no ano de 387 a.C., e fundou sua escola filosófica: a Academia.

Deu este nome por causa de um legendário herói grego Academo. Lembrando que até hoje usamos o termo Academia para as Universidades, as matérias são chamadas de disciplinas acadêmicas e os estudantes são chamados de acadêmicos. Além de sua própria linha de pensamento  com a demarcação entre o Mundo das Ideias, onde a perfeição seria possível, e o Mundo dos Sentidos, onde impera a percepção da realidade, a obra de Platão resgata o pensamento de Sócrates.

Porque Platão é um apelido?

Seu nome era Arístocles. Mas, devido  à sua composição física, tendo os ombros bastante largos, recebeu o apelido de Platão, que na origem grega significa ombros largos.Platão e o mundo das ideias

O Mundo das Ideias

Você conhece a teoria do mundo das ideias? Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata. Vamos exemplificar para você entender melhor.

Quando você vai à padaria, por exemplo, encontra um monte de pães parecidos. Você por que estes pães ficam quase do mesmo tamanho e do mesmo formato? Se estiveres pensando que é por causa da forma, acertou.

A forma, como o nome já diz, dá o formato parecido de todos os pães. Então, para Platão, como se por de trás de tudo que existe, houvesse um forma. Podemos pensar assim, a forma como é estruturado cada espécie não é parecido? Então, para ele, existiria uma “forma” que criaria tudo que existe neste mundo.

No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formato (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Só podemos alcançar essa realidade por meio da nossa razão.

Teste seu nível sobre o pensamento de Platão

Veja um Simulado de Filosofia Enem Gratuito com 10 questões sobre o pensamento de Platão.Platão e o Mundo das Ideias

O Mundo dos sentidos

O mundo dos sentidos para Platão é o mundo em que habitamos, o mundo material. Este mundo seria uma cópia do mundo das ideias de acordo com o pensamento de Platão.  No entanto, por ser uma cópia, ela estaria sujeita ao erro e não seria eterna,  e tem um tempo de duração.

Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos filósofos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento. Se,  para Heráclito tudo está em constante movimento,  mas nada dura para sempre. Já para o pensamento de Parmênides este movimento é apenas uma ilusão, pois se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.

Para Platão, no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como para Parmênides. E, no mundo dos sentidos de Platão tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para o pensamento de Heráclito.

Dica do Blog: Quer saber ou pouco mais de Heráclito e Parmênides? Saiba um pouco mais dos filósofos pré-socráticosOs filósofos pré-socráticos

O Verdadeiro conhecimento

Se você entendeu a diferença entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias irá  conseguir afirmar aonde se encontra o verdadeiro conhecimento. Se no mundo dos sentidos tudo está sujeito o erro, logo, o conhecimento verdadeiro se encontra no mundo das ideias, onde estão as ideias primordiais. Você lembra que só podemos chegar ao mundo das ideias por meio da razão? Então, para Platão o uso dos sentidos nos leva ao erro.

Para Platão, o homem é um ser dual, isto é, corpo e alma. O corpo está ligado ao mundo dos sentidos, tem defeitos e tem um fim. Já alma é a morada da razão, ela é eterna, abstrata, não conseguimos ver e nem tocar. Se alma é eterna e o mundo das ideias também é eterno, então a alma sempre viveu lá, e apenas passou habitar um corpo.

Na ótica do pensamento de Platão não se ensina nada na a ninguém, pois nossa alma (que é a morada da razão) já sabe de tudo, só que ao habitar um corpo, ela se esquece do que já sabe. Aprender, portanto, é apenas recordar, que ele chama de reminiscência. Em outras palavras, é quando saímos do mundo dos sentidos para o mundo das ideias que caminhamos para o conhecimento teórico.

O Mito da Caverna:

Veja o pensamento de Platão na passagem clássica do Mito da Caverna. Neste registro da obra de Platão ele mostra como o ser humano acostumado a uma determinada condição se habitua a ela, e cria bloqueios para ‘ver o outro lado’, mesmo que fosse para encontrar a verdade sob a luz. Confira na imagem aula gratuita sobre O Mito da Caverna: Platão e O Mito da Caverna

Resumo:

Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão. Veja uma aula-resumo gratuita, e depois responda ao Simulado Enem sobre Platão.

Aula Gratuita sobre Platão

Está com dúvida? Então saiba mais sobre estas teorias acessando o link abaixo:

 

Quer conhecer um pouco mais da vida de Platão? Acesse o link abaixo e conheça mais sua biografia e seus escritos e fique mais preparado para o Enem:

Simulado Enem – Agora chegou a sua vez. Vamos ver se entendeu este conteúdo? Resolva essas questões de vestibulares sobre este assunto com o Simulado Enem Online de Filosofia que preparamos para você!

Platão e o mundo das ideias

.

 

 

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa