Platão e o Mundo das Ideias: resumo de Filosofia com simulado

Veja no resumo gratuito a teoria de Platão sobre as diferenças entre o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos. Ele foi aluno de Sócrates, e isso faz 2,5 mil anos. E as ideias deles dois continuam dando as cartas na Filosofia. Confira:

Platão e o Mundo das Ideias é um tema clássico na filosofia. Da mesma forma que Platão o Mundo dos Sentidos. Em essência os dois temas andam juntos, pois esta dicotomia marcou o pensamento ocidental. A influência vem desde 2,5 mil anos, e segue nos dias de hoje. Confira o resumo e depois faça o Simulado.

Platão é um dos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates, e, com a condenação e morte de seu professor, ficou decepcionado com a democracia ateniense.

Platão e o Mundo das Ideias

Viajou para outras cidades. Retornou no ano de 387 a.C., fundou sua escola filosófica: a Academia. Ali ele construiu as bases qaue resultadam nos clássicos de Platão e o Mundo das Ideias e dos Sentidos.

Entenda como Platão foi um revolucionário na filosofia com O Mito da Caverna. Ele mostrou que os seres humanos se tornam reativos às novas ideias quando se tornam prisioneiros de seus próprios limites, dos sentidos.

Platão e o Mundo dos Sentidos x O Mundo das Ideias – Além de sua própria linha de pensamento  com a demarcação entre o Mundo das Ideias, onde a perfeição seria possível, e o Mundo dos Sentidos, onde impera a percepção da realidade, a obra de Platão resgata o pensamento de Sócrates.

Platão e a realidade abstrata

Você conhece a teoria do mundo das ideias? Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata. Vamos exemplificar para entender melhor.

Quando você vai à padaria encontra um monte de pães parecidos, você por que estes pães ficam quase do mesmo tamanho e do mesmo formato? Se estiveres pensando que é por causa da forma, acertou..Platão e o Mundo das IdeiasA forma, como o nome já diz, dá o formado parecido de todos os pães. Então, para Platão, como se por de trás de tudo que existe, houvesse um forma.

Podemos pensar assim, a forma como é estruturado cada espécie não é parecido? Então, existe uma “forma” que cria tudo que existe neste mundo.

No mundo das ideias, existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formado (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Se podemos alcançar essa realidade por meio da nossa razão.

Platão e o Mundo dos sentidos

O mundo dos sentidos para Platão é o mundo que habitamos o mundo material. Este mundo é uma cópia do mundo das ideias. No entanto, por ser uma cópia, ela está sujeito ao erro e não é eterno, tem um tempo de duração.

Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento, se para Heráclito tudo está em constante movimento, nada dura para sempre, já para Parmênides este movimento é uma ilusão, por se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.

Para Platão no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como Parmênides e, no mundo dos sentidos, tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para Heráclito.

Platão e mundo da Justiça

Outro tema clássico dentro da obra de Platão é o Conceito de Justiça.  Confira agora no resumo Enem & Encceja com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito.

As dicas do professor Alan: Um dos temas mais polêmicos tratados pela Filosofia é a política! Sempre em altas nos jornais, nas rodas de amigos, nas reuniões de família e naquele grupo chato de WhatsApp que você quer sair e não pode \o/

Platão, estudou muito sobre este tema. Veja na aula acima que o professor Alan preparou aquele resuminho caprichado para entender fácin fácin o conceito de justiça de Platão 😀

A Origem da Filosofia

Antes de responder ao Simulado Enem de Filosofia veja uma aula gratuita de seis minutos, com o professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito, sobre a Origem da Filosofia para você compreender a importância da contribuição de Platão e o mundo da Filosofia.

Resolva agora o Simulado de Filosofia Enem Gratuito com 10 questões sobre o pensamento de Platão:

 

Platão e o mundo das ideias

.

.
======

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel