Resumo com Exercícios sobre Química Ambiental no Enem

Revise o conteúdo sobre como funcionam a camada de ozônio e o efeito estufa e teste os seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares sobre Química Ambiental!

Fenômenos como o efeito estufa, a chuva ácida e a camada de ozônio também caem nas questões de Química do Enem e dos vestibulares. Por isso preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre Química Ambiental para você estudar e testar seus conhecimentos.

Resumo sobre Química Ambiental

O meio ambiente é um dos assuntos que sempre caem no Enem, seja nas questões de Geografia, Biologia, Química ou na redação. Por isso é importante saber de que forma cada disciplina estuda diferentes fenômenos ambientais.

A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, tanto os naturais quanto aqueles causados pelos seres humanos. Neste resumo, veremos o que são a camada de ozônio e o efeito estufa.

Questões Resolvidas de Química Ambiental

Antes de ver o resumo sobre a Camada de Ozônio e sobre o Efeito Estufa, confira com a professora de química Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, com as dicas para resolver as questões sobre Química Ambiental no Enem.

Camada de ozônio

O ozônio (O3) é um alótropo do oxigênio que se encontra sob a forma de um gás azulado. Uma de suas principais características é a proteção contra a radiação ultravioleta, que é nociva aos seres vivos. Portanto, a camada de ozônio tem a função de proteger a superfície terrestre dos raios ultravioleta.

O problema ambiental envolvendo a camada de ozônio é sua progressiva degradação. Os responsáveis por essa destruição são os CFCs (clorofluorocarbonetos), presentes em aparelhos de refrigeração e aerossóis. Quando vão para a atmosfera, os CFCs reagem de maneira a montar uma barreira que reduz a concentração do ozônio.

Ainda existem outros compostos que degradam a camada de ozônio, como o óxido nítrico (NO), o ácido nitroso (HNO₂) e dióxido de carbono (CO₂). Fenômenos como a queima de combustíveis fósseis (que libera CO₂) têm aumentado a concentração dessas substâncias na camada de ozônio.

O principal problema é que a camada de ozônio tem ficado cada vez mais fina na região do Ártico. Como consequência, há um aquecimento anormal que provoca o derretimento de geleiras e, assim, uma mudança nas correntes marítimas.

Não esqueça que logo depois dos exercícios sobre Química Ambiental tem mais conteúdo sobre o efeito estufa!

Videoaula

Antes de partir para os exercícios, confira no Aulão de Química a professora Larissa explicando sobre como o meio ambiente pode cair no Enem. Depois das questões, saiba mais sobre o efeito estufa.

Exercícios sobre Química Ambiental

Treine para os exercícios sobre Química Ambiental com questões que já caíram no Enem e nos vestibulares:

.

Efeito estufa

Este segundo assunto de Química Ambiental está diretamente associado ao primeiro. O efeito estufa é um processo natural e necessário para o aquecimento do nosso planeta. Isso porque os raios solares incidem na superfície terrestre e passam por uma espécie de proteção gasosa.

Assim, parte do calor é absorvida e outra parte é refletida. A absorção do calor pela camada gasosa é chamada de efeito estufa. Sem os gases que evitam a saída do calor, nosso planeta ficaria com temperaturas muito baixas para a sobrevivência dos seres vivos.

Efeito estufa - Química AmbientalDesenho esquemático de como ocorre o efeito estufa

Os gases de efeito estufa presentes na atmosfera terrestre são o metano, o dióxido de carbono, o óxido nitroso e os gases fluoretados. Apesar da emissão desses gases ocorrer de forma natural, grande parte ocorre por causa de atividades antrópicas. Por esse motivo, o efeito estufa tem se intensificado e aumentado a temperatura do planeta.

A alta emissão de dióxido de carbono (CO₂) e do gás metano (CH4) são responsáveis por intensificar o efeito estufa. Dessa forma, os raios solares não são refletidos para a atmosfera e o planeta fica mais quente. Grandes responsáveis pelo aumento desses gases são a queima de combustíveis fósseis e a produção em larga escala de gado bovino.

Questão do lixo

Aproveite para ver o vídeo do professor Sobis sobre lixo, outro tema que pode cair em questões de Química Ambiental:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Química, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel