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Poluição do ar, Chuva Ácida e Inversão Térmica – Biologia Enem

Vem com a gente revisar poluição do ar, chuva ácida e inversão térmica. A gente te ajuda a gabaritar Biologia no Enem e nos vestibulares!

As atividades humanas podem influenciar fortemente os ecossistemas. Infelizmente, em geral, nossas atividades produzem resíduos que contaminam o ambiente e desequilibram as relações ecológicas. Entre as poluições mais graves emitidas pelos seres humanos estão as substâncias que contaminam o ar.

Estas contaminações geram uma série de consequências, dentre elas estão as chuvas ácidas e a inversão térmica. Você sabe como ocorrem estes desequilíbrios ecológicos? Não? Então se liga neste post para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Poluição do ar

A poluiçãodo ar pode ser causada por várias substâncias produzidas de diferentes formas. A mais comum é causada pelo aumento de gás carbônico, que acentua o efeito estufa e gera o aquecimento global. Uma das principais fontes poluidoras do mundo moderno é o motor dos automóveis. Quando a combustão de combustíveis fósseis nestes motores é completa, libera CO2co2 - Poluição do ar

Porém quando a combustão destes combustíveis é incompleta há a liberação de um gás ainda mais tóxico – o CO. O monóxido de carbono possui alta afinidade com as hemácias.

Ao associar-se à hemoglobina forma-se um composto estável – a carboxiemoglobina. Assim, a hemoglobina ocupada pelo CO não pode transportar oxigênio, causando uma asfixia que pode levar a morte em seres humanos e outros seres aeróbios;Co2 no corpo

Além dos motores à combustão, as industrias siderúrgicas e as queimadas são também importantes fontes de poluentes atmosféricos. As combustões incompletas liberam também, além do monóxido de carbono, hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio.

Estes dois compostos ao serem expostos à radiação ultravioleta combinam-se produzindo substâncias ainda mais tóxicas: o ozônio e o nitrato peroxiacetílico (PAN), que causam irritação nos olhos e desconforto respiratório nos seres humanos. O PAN também pode inibir a fotossíntese, causando a morte das plantas.

Dica 1: Antes de continuar revisando as alterações abióticas, que tal estudar as alterações bióticas? Veja este post com muitas dicas sobre ecologia para você gabaritar biologia no Enem!

Chuva ácida

A queima de óleo diesel e carvão mineral libera outros produtos muito tóxicos: o dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2). Estes gases poluentes causam distúrbios respiratórios nos seres humanos, como a asma e a bronquite. Quando estes poluentes reagem com a água, formam ácido (ácido sulfúrico e ácido nítrico, respectivamente) que chegam à superfície na forma de chuva ácida.

A chuva ácida destrói monumentos, grades metálicas e automóveis. Além disso, a chuva ácida pode gerar a destruição de grandes áreas de vegetação e contaminar o solo e água.

chuva ácida

 

Dica 2: Revise também as sucessões ecológicas! Veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e videoaula do professor Artur Ramos. piramides-ecologicas

Inversão térmica

Os gases da atmosfera encontram-se em constante movimento gerado principalmente pelas correntes de convecção. Isso faz com que as partículas em suspensão no ar mais próximo à superfície (mais quente) sejam carregadas e dissipadas nas camadas mais altas e frias da atmosfera. Esse processo ajuda a diminuir a poluição no ar próximo ao solo. Porém, no inverno pode ocorrer de uma massa de ar quente se estabelecer sobre determinada região.

Poluição - inversão térmica

Assim, a atmosfera ficará com uma região mais fria próxima à superfície e outra em grandes altitudes e, no meio, uma camada de ar quente. Esta configuração da atmosfera dificulta as correntes de convecção e o ar mais próximo da superfície fica “preso” nesta região. Dessa maneira, a poluição fica retida próximo à superfície, pois não consegue se dispersar nas camadas mais altas da atmosfera.

inversão térmica foto

Dica 3: Veja esta aula sobre Poluição sonora, Poluição térmica e poluição radioativa que completa o conteúdo desta aula, com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos. Confira!  poluicao-call

Aula Gratuita sobre Poluição

Agora que você já sabe tudo sobre as alterações abióticas, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então veja esta excelente aula do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, sobre poluição:

Gostou do vídeo? Beleza! Que tal testar seus conhecimentos?

01 – (FUVEST SP/1989)    A concentração de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2.000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?

a) ampliação da área de terras cultivadas
b) utilização crescente de combustíveis fósseis
c) crescimento demográfico das populações humanas
d) maior extração de alimentos do mar
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

Gab: B

02 – (UEL PR/2014)Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.

a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.
b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.
c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.
d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.
e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

Gab: E

 

03 – (UEM PR/2013)Sobre as causas e as consequências da poluição atmosférica, assinale o que for correto.

01. A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz uma série de desconfortos às pessoas, como irritação nos olhos e na garganta.
02. Devido às principais fontes de emissão do gás metano estarem relacionadas com a pecuária de bovinos e de ovinos e com a agricultura na várzea, elas também são responsáveis pela poluição atmosférica mundial.
04. O dióxido de enxofre (SO2) é um poluente atmosférico, sendo um gás tóxico proveniente da queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e o óleo diesel.
08. As erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas sólidas na atmosfera e não chegam a interferir na formação de poluentes atmosféricos.
16. O gás ozônio (O3) presente nas altas camadas atmosféricas é benéfico à vida, mas, quando se forma próximo à superfície terrestre, é um poluente.

Gab: 23

04 – (UNIRG TO/2013)A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.

A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:

a) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
b) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
c) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente.
d) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.

Gab: D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.