Aquecimento Global: resumo com Simulado Enem & Encceja

Veja aula de revisão com a teoria, exemplos, dicas, e vídeos sobre as Mudanças Climáticas que estão provocando o fenômeno do Aquecimento Global na Terra. É conteúdo de Geografia, Meio-Ambiente, Biologia e de Química para as questões do Enem e do Encceja. Confira o resumo e responsa ao Simulado para testar seu nível. Vem!

O Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. O fenômeno está sendo registrado nas décadas mais recentes, e há possibilidade da sua intensificação neste século. Veja um resumo rápido e depois responda ao Simulado.

O fenômeno se manifesta como um problema no aumento da temperatura no planeta. O termo  Aquecimento Global é utilizado para designar o constante aumento das temperaturas médias na Terra, observando uma escala mundial, de caráter global, e não apenas de regiões específicas.

O IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, num de seus relatórios divulgou que a causa pelo aumento do Efeito Estufa nos últimos 50 anos são originados na ação antrópica que aliado ao consumismo vem lançando na atmosfera grande quantidade de gases poluentes e lixo.IPCC - Aquecimento GlobalAs temperaturas globais aumentaram entre 1,1 e 6,4 °C, entre 1990 e 2100, segundo modelos climáticos do IPCC. No ano de 2017 o Planeta registrou as maiores temperaturas médias desde o ano de 1880, quando teve início a coleta de dados.

Naquele ano de 2017 a temperatura média foi 0,9 Graus Célsius mais alta do que a média registrada nos anos de 1951 a 1980. Olhando apenas para o número da diferença no aumento da temperatura podemos imaginar que “seria pouco, menos de um grau”. Mas, para a natureza, é uma mudança radical.Aquecimento GlobalAumento contínuo da temperatura no Século XXI – Os registros mostram que de maneira recorrente os anos de 2014, 2015, 2016 , 2017 e 2018 foram os mais quentes já registrados. Em 2018 os dados mostraram a quarta temperatura mais elevada em 140 anos de monitoramento, com elevação de 0,83 °C (Graus Célsius) na comparação com as médias de 1951 a 1980.

O longo ciclo de acompanhamento das medições da temperatura no Planeta Terra mostra um período de Aquecimento Global real.

Veja as consequências do Aquecimento Global:

  1. – Aumento do nível do Mar;
  2. – Secas devastadoras;
  3. – Disponibilidade Agrícola comprometida;
  4. – Desertificação;
  5. – Extinção da fauna e da flora;
  6. – Aumento das precipitações;
  7. – Incêndios naturais;
  8. – Furacões….

…E a lista só cresce! E você o que está fazendo para reverter essa situação?

Muitas das ações humanas feitas contra a natureza são irreversíveis. Pensando em uma solução para a incerteza climática, alguns governos se uniram, debateram e discutiram um “acordo” para que ao menos aconteça uma tentativa na redução da emissão de gases poluentes por parte dessas nações.Aquecimento GlobalAs variações climáticas são uma incerteza científica, portanto é importante se pensar a respeito e adaptar ações possíveis para que num futuro próximo a humanidade não sofra as consequências.

Assim, foi assinado o Protocolo de Quioto, com o objetivo de:

  • Reformar os setores de energia e transportes;
  • Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
  • Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
  • Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
  • Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
  • Assista agora a esse vídeo superinteressante sobre o Aquecimento Global e o Efeito Estufa.

Aula Gratuita sobre o Aquecimento Global:

Veja com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo completo sobre As Mudanças Climáticas e o Aquecimento Global. Depois responda ao Simulado para mandar bem no Enem e no Encceja:

Gostou da aula? 

Faça agora o Simulado sobre Aquecimento Global

 

Simulado de Aquecimento Global

Quiz do Zika vírus – Nível 1

.
======

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Aquecimento Global, faça mais um Simulado Enem & Encceja para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Enem ou Encceja.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel