Interpretação de Textos e de Tirinhas – Resumo com Simulado

Interpretação de Textos cai direto nas provas do Enem e do Encceja. Aprenda a resolver questões fáceis de acertar. Não vale perder pontos, Confira como é simples.

Prepare-se para os desafios de Interpretação de Textos no Enem e no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Sempre caem nas provas. Se liga aqui no resumo com dicas, aula gratuita e simulado. Códigos e Suas Tecnologias.

Tanto no Enem quanto no Encceja e nos diversos vestibulares do Brasil é muito comum encontrar questões que envolvam a interpretação de texto a partir de histórias em quadrinhos. O intuito é estabelecer um objeto que servirá para testar a atenção, o domínio do conteúdo e a capacidade interpretativa do candidato.

Ainda que resista algum preconceito aqui ou ali, as histórias em quadrinhos (ou simplesmente HQs) hoje são uma forma de arte estabelecida, sendo objeto de estudo em universidades mundo afora.

Vamos lá para uma revisão sobre interpretação de textos e histórias em quadrinhos para o próximo Enem e Encceja?

Interpretação de Textos de Charges e Tirinhas:

Confira com a professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você aprender a interpretar textos não-verbais. São as Tirinhas, as Charges, Fotografias e outros padrões de imagens.

Muito boa estas dicas da Mercedes!

Você sabe realmente LER histórias em quadrinhos?

Para ajudar a ver as particularidades deste gênero, seja ela em revistas ou em tirinhas, convidamos o professor Alexandre Linck, doutor em Literatura, que desenvolve um amplo trabalho acadêmico pesquisando as histórias em quadrinhos.

A seguir, algumas dicas do professor que podem ser úteis, seja para o Enem e para o Encceja, seja para curtir ainda mais a arte das HQs, e fazer a interpretação de texto:

Sequencialidade e Simultaneidade

Uma das características mais marcantes das HQs é a concomitância de sequencialidade e simultaneidade. Ou seja, nas histórias em quadrinhos há uma sequência de acontecimentos pelo qual devemos passar quadro a quadro (como no cinema, por exemplo), porém de modo a exibir simultaneamente todas essas etapas (esses quadros) ao mesmo tempo em uma mesma página.

Afinal, por mais que nos concentremos em um determinado quadro no momento da leitura, nossa visão periférica já mais ou menos apreendeu todos os outros. Esse recurso estético é fundamental para a poética dos quadrinhos.

Notem que nessa tira de Laerte (abaixo), usada pelo Enem na edição de 2012. Grande parte da comicidade dessa HQ passa pela repetição. Isto é, os três primeiros quadros da tira são semelhantes: o enquadramento é o mesmo, o gestual da Branca de Neve também.

A única mudança que se aplica a todos é quem está oferecendo a maçã (respectivamente, uma bruxa, uma cobra e um vendedor).enem2012-099

O terceiro quadro também traz uma novidade: não é mais a Branca de Neve que escutamos, mas o vendedor. Isso será o ponto de virada da história para no quarto quadro a piada acontecer.

Contudo, notem, foi preciso justamente estabelecer nos primeiros quadros uma sequencialidade e uma simultaneidade de semelhanças para a piada funcionar a partir de uma diferença no quadro final.

Portanto, a composição dos quadros propicia uma temporalidade. Algo que os quadrinhos trabalham a partir de uma narratividade, seja ela a da história, seja ela simplesmente a dos traços. Viu como dá para aprender a fazer Interpretação de Textos de tirinhas?

Veja as diferenças entre Charge e Tirinhas

Confira um resumo simples e rápido com a professora Mercedes!

Um assunto bem legal para você acertar na prova é a diferença entre charge, cartum e quadrinho. Mas existe essa diferença?

Confira as diferenças:

Existe sim, apesar de ser pequena! Charge, cartum e quadrinho – os três – tem sempre a imagem não verbal, personagens, uma história engraçada, mas sempre com um ensinamento por trás!

A charge sempre traz um tema de atualidades. Um tema político, um tema social. Professora mostra um exemplo de charge com crítica ao abastecimento de água. A charge é opinativa! O autor está criticando algo, trazendo sua opinião sobre um tema atual e muitas vezes local.

 E o cartum? Professora mostra exemplo de cartum. Existe também uma crítica no cartum, ou seja, também é opinativo. Tá, professora, mas então qual a diferença entre charge e cartum? É porque o cartum fala de um tema mais geral, que pode ser entendido em escala mundial. A charge não, ela traz um problema brasileiro!

E o quadrinho? Ele sempre tem personagens fixos! Pode ser que ele seja opinativo ou não. Professora mostra exemplo de quadrinho. Fala apenas de problemas humanos, pessoais – é como se fosse uma série com vários episódios.

Viu só? O assunto é simples, mas agora é hora de ver na prática o que você sabe sobre a Interpretação de Textos para o Enem, o Encceja, e os vestibulares.

A Interpretação do texto literário

Veja com a professora Camila Brambilla as dicas básicas para você gabaritar na Interpretação de Textos Literários nas provas do Enem e dos Vestibulares:

Responda as 5 questões do Simulado Encceja de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias a seguir para arrasar na prova:

Interpretação de tirinhas e outros textos

Interpretação de Textos

Veja agora o Simulado Gratuito para testar o seu nível. Vem!

 

Simulado de Tirinhas

.

.
=======

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

 

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia.

Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel