Faltam:
para o ENEM

Interpretação de Texto: veja como fazer. É o que mais cai no Enem.

Interpretação de Texto: veja quais são os principais pontos nos quais deve focar durante a leitura de tantos textos em uma prova como o Enem. Revise como interpretar um texto, e mande bem na prova!

Saber ler e interpretar um texto é o primeiro passo na resolução de qualquer questão do Enem.  A compreensão do enunciado é uma chave essencial para iniciar a resolução dos problemas.

Por isso mesmo o tema da Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem e nos Vestibulares. Aqui vão algumas dicas que podem facilitar a compreensão e tornar o entendimento do texto mais rápido e eficaz.

A primeira coisa que deve ser feita na Interpretação de texto é decompor o texto em suas “ideias básicas”. Qual é o foco do texto e quais são os principais conceitos definidos pelo autor. Esta operação fará com que o significado do texto “salte aos olhos” do leitor. É assim que se estuda interpretação de texto para o Enempor-interpretacao-de-texto

Veja neste exemplo:

  • “Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana”.
  • Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente. Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895).
  • Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais.
  • Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da linguagem onírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília.
  • “Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi a apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual.” (Salvatore D’Onofrio). IDEIAS – NÚCLEO. Veja a seguir o Passo inicial da Interpretação de Texto

O Primeiro Conceito do texto:

  • * “Incalculável é a contribuição do famoso neurologista austríaco no tocante aos estudos sobre a formação da personalidade humana. Sigmund Freud (1859 – 1939) conseguiu acender luzes nas camadas mais profundas da psique humana: o inconsciente e subconsciente”.
  • O autor do texto afirma, inicialmente, que Sigmund Freud ajudou a ciência a compreender os níveis mais profundos da personalidade humana, o inconsciente e subconsciente.

O Segundo Conceito do Texto:

* “Começou estudando casos clínicos de comportamentos anômalos ou patológicos, com a ajuda da hipnose e em colaboração com os colegas Joseph Breuer e Martin Charcot (Estudos sobre a histeria, 1895). Insatisfeito com os resultados obtidos pelo hipnotismo inventou o método que até hoje é usado pela psicanálise: o das ‘livres associações’ de ideias e de sentimentos, estimuladas pelo terapeuta por palavras dirigidas ao paciente com o fim de descobrir a fonte das perturbações mentais”.

A segunda ideia – núcleo mostra que Freud deu início à sua pesquisa estudando os comportamentos humanos anormais ou doentios por meio da hipnose. Insatisfeito com esse método criou o das “livres associações de ideias e de sentimentos”.

O Terceiro Contexto do Texto:

* “Para este caminho de regresso às origens de um trauma, Freud se utilizou especialmente da língua gemonírica dos pacientes, considerando os sonhos como compensação dos desejos insatisfeitos na fase de vigília”.

Aqui, está explicitado que a descoberta das raízes de um trauma se faz por meio da compreensão dos sonhos, que seriam uma linguagem metafórica dos desejos não realizados ao longo da vida do dia a dia. É assim, passo a passo, que você faz a interpretação de texto.

Quarto Conceito do Texto:

* “Mas a grande novidade de Freud, que escandalizou o mundo cultural da época, foi à apresentação da tese de que toda neurose é de origem sexual.”.

Conclusão: Por fim, o texto afirma que Freud escandalizou a sociedade de seu tempo, afirmando a novidade de que todo o trauma psicológico é de origem sexual.

A finalidade deste exemplo foi de mostrar como captar o foco central na interpretação do texto e captar a ideia transmitida pelo autor de forma sagaz. O ideal, na hora de interpretar um texto, é fazer uma leitura dinâmica, a fim de captar sua ideia principal, para depois ler novamente para que possa ser feita uma análise mais a fundo do mesmo. Estes são os segredos simples da Interpretação de Texto.

Confira agora 10 exemplos de Redações Enem nota 1000 e veja Planos de Estudo Enem Gratuitos. Em seguida, assista a um vídeo sobre Interpretação de Texto e faça os Exercícios no final do post.

redação enem nota 1000 destacada
Veja os textos nota máxima no Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino
Acesse o Curso Enem Gratuito Online

Planos de Estudo Enem Gratuitos:

Vídeo-aula gratuita sobre Interpretação de Texto

Quer saber mais sobre como interpretar um texto? Então assista a esta videoaula do TVestudantenota10 e fique fera.


Desafios! Agora é a sua vez! Resolva os exercícios sobre interpretação de texto.

Com base no tema de interpretação de textos, resolva as questões a seguir:

TEXTO I – “RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raul fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”

(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

 

TEXTO II – O problema ecológico

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

1) Segundo o Texto II, o cientista americano está preocupado com:

(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.

2) Para o autor, a humanidade:

(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.

3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:

(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:

(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.


GABARITO
Texto I – 1) Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.
Texto II – 1. A; 2. C; 3. B; 4. D

 

Maria Júlia - Português Enem
Os textos e exemplos foram elaborados pela graduanda Maria Julia Goulart para o Blog do Enem. Maria Julia atualmente cursa Arquitetura e Urbanismo na UFSC.https://www.facebook.com/mariajulia.goulart