Faltam:
para o ENEM

Como fazer a Redação do Enem: o texto dissertativo-argumentativo

Dominar a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão é fundamental para você produzir um bom texto dissertativo-argumentativo. Veja abaixo as dicas para fazer a Redação do Enem e produzir textos para ganhar experiência.

A Redação do Enem é diferenciada em relação aos demais vestibulares, pois exige que os candidatos demonstrem uma visão aplicada ou crítica sobre assuntos da atualidade.

Na Redação Enem o enfoque inclui ainda uma abordagem considerando os Direitos Humanos. Estas Dicas de como fazer a Redação do Enem (a seguir) vão ajudar você a produzir um bom texto. Você quer uma Redação Enem nota 1000? – Então, vamos lá:

O formato da Redação do Enem é de uma dissertação-argumentativa: um texto que possibilita que o candidato desenvolva uma tese, com argumentos e contra-argumentos ao longo do texto. Você já sabe que o Enem é o novo caminho que abre as portas da maioria das universidades. Então, trabalhe firme o ano todo, e aprenda como fazer a redação do Enem para conseguir uma boa nota na correção.  Se você ainda não domina o que é um texto dissertativo-argumentativo, veja aqui uma revisão antes de continuar:Como fazer a redação do Enem

Os temas da Redação do Enem normalmente são de ordem social, cultural, política ou científica. Em 2013 o tema foi sobre o consumo de álcool e a direção de veículos. Em 2014 o tema discutia propostas de controle sobre propaganda publicitária direcionada ao público infantil. Em 2015 o tema foi a persistência da violência contra a mulher. Em 2016 o tema foi a intolerância religiosa.

O Blog do Enem selecionou assuntos que estão sempre em alta, e que têm chances de virar Tema de Redação Enem: Zika Vírus e Microcefalia; Redução da Maioridade Penal; Terrorismo e Violência;  Mobilidade Urbana; Mobilização Social; e O DNA da Corrupção. Comece a fazer rascunhos com estes temas para exercitar o Ponto de Vista, a Argumentação, e a Proposta de Intervenção nos seus textos. Veja os temas:Temas de Redação Enem

Numa redação Enem você deve tentar convencer o leitor sobre o seu ponto de vista com argumentos consistentes, e uma proposta de intervenção que contemple uma perspectiva de direitos humanos. O formato é importante, mas conhecer o tema é fundamental, por isso, é preciso que você esteja atualizado sobre assuntos que estão em alta nas revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

Como fazer a Redação do Enem

A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo em detalhes: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento; e, 3 – Conclusão.  Estas três partes são essenciais no processo de como fazer a Redação do Enem. Depois da leitura deste post acesse uma coleção com dez modelos de Redação Enem nota 1000, e veja exemplos de textos dissertativos-argumentativos que tiraram a nota máxima:

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre a Conclusão da Redação Enem.

Seis Dicas sobre como fazer a redação do Enem:

  1. Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  2. Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  3. Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  4. O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  5. Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  6. Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Três passos para a Redação Enem Nota 1000:

1Como fazer a Introdução da Redação
2Como defender um ponto de vista
3Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino
Acesse o Curso Enem Gratuito Online

Como chegar à Nota 1000 na Redação

Treinar é fundamental para se sair bem na redação, afinal, escrita se aprende principalmente na prática. A dica é: pegue temas da atualidade, dê uma estudada em textos que saíram em veículos de comunicação e se dedique a escrevê-los. Para o treino ser mais real, faça o gênero dissertativo-argumentativo em 30 linhas. E, compare aqui com os textos Redação Enem Nota 1000.redação enem nota 1000

 Aula Gratuita: os cuidados para fazer a redação do Enem:

Veja com o professor Mateus Prado, um dos feras sobre o Enem e os Vestibulares, os cuidados que você deve ter para mandar bem na Redação do Enem:

Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho. Veja antes de escolher seu curso.

Antes de escolher o seu curso superior veja aqui mais de 70 opções no Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho do Blog do Enem. Tudo sobre as profissões e as chances de trabalho e renda depois:  https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Veja as notas de corte no Sisu e no Prouni para Medicina, Direito, Administração e todos os cursos: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Ler e Escrever… Ler e Escrever… São estes os caminhos para uma boa Redação

Escreva uma redação por semana para desenvolver melhor as suas habilidades de argumentação e ao terminar, leia em voz alta para perceber alguns erros de repetição ou frases confusas. Você vai fazer o próximo Enem ou encarar algum vestibular? Aumente suas chances estudando com as Apostilas Enem e Pré-Vestibular gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Post elaborado pela equipe de redatores da Contentools para o Blog do Enem.