Faltam:
para o Resultado do ENEM

Veja como estruturar sua Redação Enem para a nota 1000

Dominar a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão é fundamental para você produzir um bom texto dissertativo argumentativo. Veja abaixo estas dicas de Redação Enem e produza textos para ganhar experiência.

A Redação Enem é diferenciada em relação aos demais vestibulares, pois exige que os candidatos demonstrem uma visão aplicada ou crítica sobre assuntos da atualidade.

Na Redação Enem o enfoque inclui ainda uma abordagem considerando os Direitos Humanos. Estas Dicas de Redação Enem (a seguir) vão ajudar você a produzir um bom texto. Você quer uma Redação Enem nota 1000? – Então, vamos lá:

O formato da Redação Enem é de uma dissertação-argumentativa: um texto que possibilita que o candidato desenvolva uma tese, com argumentos e contra-argumentos ao longo do texto. Você já sabe que o Enem é o novo caminho que abre as portas da maioria das universidades. Então, trabalhe firme o ano todo para conseguir uma boa nota na Redação do Enem.

Os temas da Redação Enem normalmente são de ordem social, cultural, política ou científica. Em 2013 o tema foi sobre o consumo de álcool e a direção de veículos. Em 2014 o tema discutia propostas de controle sobre propaganda publicitária direcionada ao público infantil. Em 2015 o tema foi a persistência da violência contra a mulher.

Numa redação você deve tentar convencer o leitor sobre o seu ponto de vista com argumentos consistentes. O formato é importante, mas conhecer o tema é fundamental, por isso, é importante que você esteja atualizado sobre assuntos que estão em alta nas revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

Dicas de Redação Enem

A elaboração de um bom texto para uma Redação Enem ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo. Depois da leitura deste post acesse post Redação Enem nota 1000 e veja exemplos de textos que tiraram a nota máxima:

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho da Redação.

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo e a partir disso desenvolver um argumento completo por frase.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre a Conclusão da Redação Enem.

Para o seu texto não ficar confuso e para que seus argumentos fiquem claros, algumas dicas podem ajudar:

  • Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  • Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  • Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  • O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  • Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  • Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

Veja os três passos para chegar à Redação Enem Nota 1000. Veja aulas especiais sobre cada elemento!

1Como fazer a Introdução da Redação
2Como defender um ponto de vista
3Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino
Acesse o Curso Enem Gratuito Online

Como chegar à Nota 1000 na Redação

Treinar é fundamental para se sair bem na redação, afinal, escrita se aprende principalmente na prática. A dica é: pegue temas da atualidade, dê uma estudada em textos que saíram em veículos de comunicação e se dedique a escrevê-los. Para o treino ser mais real, faça o gênero dissertativo-argumentativo em 30 linhas. E, compare aqui com os textos Redação Enem Nota 1000.

redação enem nota 1000

Veja 10 exemplos de Redações Enem Nota 1000 :

Textos avaliados no Enem 2015, Enem 2014, Enem 2013, e enem 2012. Leia as redações e perceba que não é nada impossível você também conseguir uma nota mil na Redação Enem. Aqui: https://blogdoenem.com.br/redacao_enem_nota_1000/

Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho. Veja antes de escolher seu curso.

guia-cursos  notas-corte-sisu Antes de escolher o seu curso superior veja aqui mais de 70 opções no Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho do Blog do Enem. Tudo sobre as profissões e as chances de trabalho e renda depois:  https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Veja as notas de corte no Sisu e no Prouni para Medicina, Direito, Administração e todos os cursos: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Ler e Escrever… Ler e Escrever… São estes os caminhos para uma Redação Nota 1000

Escreva uma redação por semana para desenvolver melhor as suas habilidades de argumentação e ao terminar, leia em voz alta para perceber alguns erros de repetição ou frases confusas. Você vai fazer o próximo Enem ou encarar algum vestibular? Aumente suas chances estudando com as Apostilas Enem e Pré-Vestibular gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Post elaborado pela equipe de redatores da Contentools para o Blog do Enem.