10 Dicas para fazer a Redação do Enem

Dominar a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão é fundamental para você produzir um bom texto dissertativo-argumentativo. Veja abaixo as dicas para fazer a Redação do Enem e produzir textos com Ponto de Vista, Argumentos, e Proposta de Intervenção para ganhar experiência.

A Estrutura para fazer a Redação do Enem é diferenciada em relação aos demais vestibulares, pois exige que os candidatos demonstrem uma visão aplicada ou crítica sobre assuntos da atualidade. Esta é a pegada para o texto dissertativo-argumentativo.

O enfoque exigido pelo MEC inclui criar uma Tese em relação ao tema apresentado no enunciado. Em seguida é preciso estabelecer um Ponto de Vista (Introdução); os Argumentos (Desenvolvimento); e uma Proposta de Intervenção (a Conclusão). Esta é a sequência oficial sobre como fazer a Redação do Enem.

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio exige que para fazer a Redação do Enem os candidatos devem considerar na Proposta de Intervenção uma perspectiva de Direitos Humanos. Estas dicas vão ajudar você a produzir um bom texto dissertativo-argumentativo. Você quer uma Redação Enem nota 1000? – Então, vamos lá!

Domine a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

O formato de texto exigido pelo MEC é de uma dissertação-argumentativa: um texto que possibilita que o candidato desenvolva uma tese, com argumentos e contra-argumentos ao longo da estrutura.

A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divida em basicamente nos três pontos que foram citados, e que você pode ver abaixo em detalhes: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento; e, 3 – Conclusão.Estas três partes são essenciais no processo de como fazer a Redação do Enem. Depois da leitura desta aula, e depois de ver o vídeo especial do Curso Enem Gratuito sobre o texto da Redação,  veja também uma seleção com dez modelos de Redação Enem nota 1000 . São textos aprovados pelo MEC com a nota máxima, e que são exemplos de textos dissertativos-argumentativos que tiraram a nota mil. Veja agora a Estrutura da Redação:

  • A Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.

  • O Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.

Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. É preciso exercitar para aprender como fazer a Redação do Enem.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.

  • A Conclusão

Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre como fazer a Conclusão da Redação Enem.

Aula Gratuita sobre  como fazer a Redação do Enem

A professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, preparou uma aula de cinco minutos sobre  como fazer a Estrutura da redação do Enem. Veja a aula e continue no post para ver as dicas  e o passo a passo de cada elemento do texto dissertativo-argumentativo.

O passo a passo para fazer a redação do Enem

Como vimos, na redação Enem você deve utilizar o estilo dissertativo-argumentativo e tentar convencer o leitor sobre o seu ponto de vista com argumentos consistentes e uma proposta de intervenção que contemple uma perspectiva de direitos humanos. É a receita sobre como fazer a Redação do Enem para ter uma boa nota.

O formato é importante, mas conhecer o tema é fundamental. Por isso, é preciso que você esteja atualizado sobre assuntos que estão em alta nas revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

  1. Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  2. Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  3. Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  4. O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  5. Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  6. Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.

E não perca a nossa aula sobre como tirar 1000 na redação do Enem!

Confira no vídeo a seguir, de apenas 5 minutos, uma aula especial com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, sobre como fazer a Redação do Enem com foco em tirar nota 1000. Depois da aula veja os modelos de textos aprovados com nota máxima pelo MEC.

Os Temas da Redação Enem

Os temas da Redação do Enem normalmente são de ordem social, cultural, política ou científica. Em 2013 o tema foi sobre o consumo de álcool e a direção de veículos.

Em 2014 o tema discutia propostas de controle sobre propaganda publicitária direcionada ao público infantil. Em 2015 o tema foi a persistência da violência contra a mulher. Em 2016 o tema foi a intolerância religiosa. Em 2017 o tema abordou o acesso de surdos na escolarização regular.

O Blog do Enem selecionou assuntos que estão sempre em alta, e que têm chances de virar Tema de Redação Enem. Um tema forte para este ano é o do Assédio Sexual.

Veja  como fazer a Redação do Enem sobre Assédio Sexual e outros 10 temas relevantes:Assédio Sexual tema de Redação Enem

Outros temas relevantes são: Zika Vírus e Microcefalia; Redução da Maioridade Penal; Terrorismo e Violência;  Mobilidade Urbana; Mobilização Social; e O DNA da Corrupção. Comece a fazer rascunhos com estes temas para exercitar o Ponto de Vista, a Argumentação, e a Proposta de Intervenção nos seus textos. Veja mais temas no botão:Temas de Redação Enem

Três passos para a Redação Enem Nota 1000:

1Como fazer a Introdução da Redação
2Como defender um ponto de vista
3Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

As 10 Dicas para uma boa Redação do Enem

A coordenadora de Redação do Sistema SAS e do Colégio Ari de Sá, professora Larissa Souza, explicou as 10 dicas que os professores da equipe nacional que ela coordena ensinam aos alunos para mandar bem no texto dissertativo-argumentativo.

Então, se liga: se a sua meta é buscar uma boa nota na correção da Redação do próximo Exame. Confira abaixo as dicas da Larissa sobre como fazer a Redação do Enem.

  1. Leia sobre atualidades – Os temas da Redação Enem focam em questões atuais e pertinentes à sociedade brasileira, por isso, estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para se ter familiaridade com a possível temática abordada.
  2. Aprofunde seu conhecimento sobre história, filosofia, sociologia – Conhecimentos acerca de história, filosofia e sociologia são elementos-chave para dar embasamento à argumentação, assim, estudar os principais conceitos filosóficos e sociológicos, bem como fundamentos históricos, pode conferir à argumentação uma fundamentação teórica produtiva.
  1. Leia a proposta e os textos motivadores com atenção – A primeira tarefa fundamental para construção de uma boa redação é, antes da escrita, a leitura. Ler a proposta com atenção e analisar como os textos motivadores encaminham a discussão do recorte temático é imprescindível à compreensão exata daquilo que a proposta está exigindo dos candidatos.
  1. Construa sua tese – Depois de compreender a proposta, é necessário que se pense em qual posicionamento seguir a respeito do tema. É preciso refletir sobre o ponto de vista a ser defendido de forma que se consiga desenvolvê-lo consistentemente.
  1. Organize e esquematize suas ideias – Ao se analisar como defender uma tese, é comum que muitas ideias surjam acerca do conhecimento existente sobre o tema. É importante estabelecer uma relação coerente entre essas ideias e, a partir disso, esquematizá-las, principalmente se esse esquema for feito no papel, para que se possa “enxergar” o que foi pensado para o texto. Redação Enem nota mil
  1. Selecione os argumentos – Com ideias diversas para pôr no papel, é indispensável que haja uma seleção daquilo que foi pensado a fim de que a argumentação seja consistente, visto que não há como desenvolver várias ideias bem embasadas em apenas 30 linhas. A seleção adequada dos argumentos é essencial para que a redação não consista apenas em exposição de informações e opiniões.
  1. Estruture sua redação – Após a seleção dos argumentos, é preciso saber como estruturá-los de modo que se desencadeiem de forma coesa e coerente para que se possa construir um texto claro e objetivo, o qual cumpra sua função de convencer o leitor, no caso o corretor Enem, quanto à tese pretendida. Nesse sentido, é imprescindível o uso adequado e diversificado de recursos coesivos.
  2. Revise seu texto – Após finalizada a escrita do texto, é necessário fazer uma revisão do que foi escrito. Essa revisão será mais proveitosa se tiver apenas um objetivo, por exemplo, o escritor pode fazer uma leitura à procura de possíveis erros de escrita e de gramática ou ler o texto em busca de incoerências entre os argumentos.
  3. Treine sua escrita- Para fazer uma boa redação, é essencial que haja treino constante. Escrever textos semanalmente (ou às vezes até mais de um por semana) fará a escrita fluir mais facilmente, além de estabelecer mais proximidade com uma variedade maior de temas.
  4. Busque corrigir seus erros – A cada correção feita das redações, é fundamental analisar e entender os erros cometidos para aprimorar a escrita até que eles não se repitam.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.Como chegar à Nota 1000 na Redação

Treinar é fundamental para se sair bem na redação, afinal, escrita se aprende principalmente na prática. A dica é: pegue temas da atualidade, dê uma estudada em textos que saíram em veículos de comunicação e se dedique a escrevê-los. Para o treino ser mais real, faça o gênero dissertativo-argumentativo em 30 linhas. E, compare aqui com os textos Redação Enem Nota 1000.

Correção de redações

Na sua preparação para o Enem, a nossa dica é submeter suas redações à correção por um professor que conheça o padrão exigido pelo MEC. Afinal, às vezes nós cometemos erros graves como a fuga do tema e nem percebemos na hora de escrever.

Com os seus textos corrigidos, você terá uma visão realista da qualidade da sua escrita e saberá o que precisa melhorar para até a prova! Sabendo da importância da redação para quem vai prestar o Enem este ano, o cursinho Descomplica incluiu a correção de redações todos os pacotes!

Clique aqui para conferir todos os cursos do Descomplica que incluem a correção de redações!

Post elaborado pela equipe de redatores da Contentools para o Blog do Enem.