Conclusão da Redação: aprenda a finalizar bem o seu texto.

Se a sua pergunta é “A redação tem que ter um parágrafo de conclusão?”, a resposta é “Sim, sem dúvida alguma.” Já que é assim, você pode aprender a fazer uma boa conclusão com as dicas do Professor Wilson.

Redação Enem – Uma boa redação tem entre quatro e cinco parágrafos: um de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão. É exatamente sobre o último que vamos conversar.

Depois de ter ficado um tempão preparando a introdução, mais um tempo enorme no desenvolvimento, você já não aguenta mais aquela redação e ainda tem que fazer a conclusão; então, resolve escrever qualquer coisa para se livrar. Esse é um dos grandes erros nas redações dos vestibulares e do ENEM.

O parágrafo da conclusão é tão importante quanto qualquer outro. Deve ser elaborado com muito cuidado e atenção. Se você não fechar “com chave de ouro” o seu texto, com certeza sua nota não será boa.

Veja os erros mais comuns na conclusão das redações:

a) algumas redações não apresentam parágrafo de conclusão. Elas são finalizadas quando se conclui o último parágrafo de desenvolvimento e o texto fica inacabado, falta fechamento para a abordagem do tema;

b) em outras, ao começar a conclusão, são apresentadas ideias novas. Dessa forma, em vez da conclusão é criado outro parágrafo de desenvolvimento; mais uma vez fica sem fechamento.

c) e ainda há aquelas que apresentam dois parágrafos conclusão.

Dicas do Blog do Enem para a Conclusão da Redação

Uma das formas de elaborar o parágrafo de conclusão é fazer uma síntese dos argumentos do texto, de modo a confirmar a sua tese. Parafrasear sua tese também é uma boa alternativa.

Mas, cuidado! Você não vai desenvolver argumentos nem apresentá-los novamente. Você tem que mostrar para o leitor que já finalizou a defesa da sua tese. Você ainda pode começar com uma conjunção que transmite a ideia de encerramento do texto como “portanto”, isso ajuda bastante.

A seguir, você pode apresentar soluções para a problemática tratada no seu texto, e também apresentar como e quem pode solucionar ou amenizar o problema em questão. Aproveite bem todas essas dicas para que a última impressão que o corretor tenha do seu texto seja tão boa quanto a primeira.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000. Veja!

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Curso Enem Gratuito

Para melhorar o seu desempenho global no Exame você pode também fazer o Curso Enem Online, gratuito do Blog do Enem, com aulas completas sobre Redação.

curso enem 2016
Curso Enem Gratuito – Todas as matérias!

Aula Gratuita

Assista aos vídeos de 5 minutos e 23 segundos e de 5 minutos e 10 segundos do Professor Rafael Cunha do Descomplica que também pode ajudá-lo bastante.

Gostou da aula? Veja também as dicas abaixo para mandar bem na Redação do Enem. Veja as Dicas do Blog sobre Redação:

1 – Veja o que é importante na avaliação de uma redação: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

2 – Aprenda o significado e o emprego adequado das conjunções: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-conjuncoes/

Valeu! E até o próximo! 

Wilson Redação
Este post sobre Redação Enem foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.