Uma Redação cujo texto apresente Coesão e Coerência sai na frente para conseguir uma boa avaliação no Encceja ou no Enem. Você sabe o que é Coesão e Coerência? Tire as dúvidas e veja os macetes para mandar bem.
Para que um texto seja ‘um texto’ – parece redundante? Mas não é não! –, as várias partes dele devem estar relacionadas entre si. Isso quer dizer que as ideias expostas devem estar interligadas de forma que se compreenda, com clareza, o que se pretende dizer. Coesão e Coerência são, portanto, elementos clássicos para alcançar um bom texto dissertativo-argumentativo.
Coesão e Coerência na Redação
Há dois elementos importantes que serão avaliados em sua redação do Enem ou do Encceja: Coesão e Coerência. Você não consegue distinguir coesão de coerência? Então vamos dar uma mãozinha para que você não tenha mais dúvidas.
Elementos Coesivos, e Lógica – Se por um lado os elementos coesivos (conjunções, pronomes e outros) ligam partes de um texto e estabelecem relação lógica de sentido entre enunciados; por outro, a coerência é a lógica entre as afirmações feitas e as consequências delas decorrentes. Na prática, Coesão e Coerência para se garantir na correção.
- Confira no Exemplo:
- Observe, na frase a seguir, o emprego da conjunção ‘mas’, que estabelece, normalmente, relação de oposição:
- Gosto de ir a festas, mas vou a sua festa.
O emprego desse elemento coesivo nesse contexto estabelece uma incoerência. Não existe lógica entre “gostar de festa” e a ideia oposta de “ir à festa”, pois o termo que interliga estabelece relação de oposição.
Agora, dê uma olhada na frase seguinte:
- Gosto de ir a festas, mas não posso ir a sua.
- A relação de oposição está clara, houve encadeamento das duas ideias opostas: o fato de gostar de festas e a impossibilidade de ir à festa.
Aula Gratuita de Coesão e Coerência
Confira agora com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, um vídeo rápido de cinco minutos em que ela apresenta a você as diversas possibilidades de estabelecer Coesão e Consistência na Redação:
Gostou da aula sobre Coesão e Coerência com a professora Dani? Bem boa mesmo. Agora veja os detalhes de Coesão e Consistência para sua Redação ficar bem elaborada.
Coesão e Consistência
Vamos retomar agora com as explicações, os exemplos e as dicas do professor Wilson Rochenbach sobre Coesão e Consistência.
Veja esta frase: Gosto de ir a festas, portanto não posso ir à sua.
Novamente teríamos uma incoerência, agora causada pelo emprego da conjunção que encerra ideia de conclusão, de consequência. Aqui o ‘portanto’ deveria ligar o resultado que se espera em relação à ideia expressa na oração anterior: se gosta de festa, espera-se que vá.
Gosto de ir a festas, portanto vou à sua.
As expressões de acréscimo, progressão, continuidade ou inclusão também estabelecem coesão e vínculos entre os componentes das frases ou dos parágrafos. Use-as corretamente, elas conferem qualidade e credibilidade ao seu texto. Veja o exemplo a seguir:
“O nível salarial dos operários brasileiros é baixo. Além disso, o desemprego ameaça as camadas de pouca qualificação profissional.”
Nunca se esqueça disto: tome muito cuidado ao usar os elementos coesivos. É preciso conhecer esses termos e seus significados para não causar incoerências na sua redação.
Veja agora 10 Dicas para uma Redação Nota 1000 
1) Preciso ler os textos de apoio? É imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.
2) Preciso fazer rascunho? É claro que sim! As idéias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las.

Veja uma aula completa sobre a importância de fazer o rascunho da Redação Enem.Fazer o rascunho ajuda você a colocar as ideias numa sequência lógica, a observar se a defesa do ponto de vista está coerente com a proposta de intervenção, e também a corrigir erros gramaticais e de estilo.
3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.
4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.
5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.
6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.
Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000 |
1 – A Estrutura da Redação |
2 – Como fazer a Introdução da Redação |
3 – Como defender um ponto de vista |
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão |
7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas. Veja aqui dez exemplos de Redação Enem Nota 1000.

8) Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.
Veja textos aprovados com a nota máxima
Leia uma coleção de textos dissertativos-argumentativos avaliados com nota máxima no Enem.Compare as Redações Nota 1000 com os seus rascunhos e veja como melhorar a sua produção e conseguir também uma nota 1000. Confira: 10 exemplos de Redação Nota Máxima.
9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.
10) Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.
Valeu! E até o próximo!
