Encceja é adiado para agosto de 2021 em virtude da pandemia

As provas do Encceja, que seriam aplicadas em 25 de abril, foram remarcadas para 29 de agosto de 2021. De acordo com o Inep, o Encceja foi adiado em virtude da pandemia.

De acordo com publicação no Diário Oficial da União de 9 de abril de 2021, o Encceja foi adiado para o dia 29 de agosto deste ano. As provas, que originalmente seriam aplicadas em 25 de abril, foram remarcadas em virtude do cenário atual da pandemia. Assim você ganhou quatro meses a mais de estudos, e pode se preprar no Curso do Encceja Gratuito.

Por que o Encceja foi adiado

De acordo com o Inep, responsável pela aplicação da prova, o cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil impede a realização do Encceja 2020 em agosto. Por isso, foi necessário estabelecer uma nova data para o Encceja.

Em nota, o Inep ressaltou que o adiamento do Encceja 2020 foi ponderado levando em conta a situação da saúde pública no país e a segurança dos candidatos e demais envolvidos na prova:

“Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”.

Nova data do Encceja 2020

O Encceja foi adiado para o dia 29 de agosto. Ou seja, o Exame será aplicado quatro meses após a data originalmente prevista. Veja como fica o cronograma atualizado do Encceja 2020:

  • 11 a 22 de janeiro de 2021: inscrições
  • 29 de agosto: provas

Vale ressaltar que a nova data do Encceja 2020 vale tanto para o Encceja Ensino Médio quanto para o Encceja Ensino Fundamental. Além disso, quem realizou a inscrição no Encceja dentro do prazo não precisa fazer mais nada, apenas comparecer à prova na nova data prevista.

Como estudar para o Encceja

Existem diversos materiais disponíveis para estudar para o Encceja. Agora que o Encceja foi adiado, você tem mais tempo para se preparar para a prova e conseguir tirar o diploma do ensino médio ou do ensino fundamental. Confira abaixo as nossas dicas. Comece pela explicação do Curso do Encceja Gratuito:

Viu como é simples? E tudo é 100% gratuito.

Curso do Encceja

O Curso do Encceja é totalmente online e gratuito. Ele oferece aulas escritas, em vídeo e simulados com os conteúdos que caem na prova. Basta fazer seu cadastro grátis e começar a estudar.

Download das provas antigas

Outra forma interessante de estudar para o Exame é fazendo o download das provas do Encceja. Com elas, você pode ver como é, na prática, fazer uma prova do Encceja e se acostumar com o estilo das questões. Além disso, resolvendo as provas antigas é possível analisar em que disciplinas você vai bem ou mal e, assim, planejar melhor seus estudos.

Apostilas do Encceja

Por fim, também é possível estudar com as apostilas do Encceja disponibilizadas pelo MEC. Esse material foi elaborado com base no edital que prevê o conteúdo cobrado no Exame e é muito útil para quem quer se preparar para a prova.

Assista ao vídeo abaixo com mais dicas de como estudar para o Encceja

Avatar

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Encceja, Sem categoria