Aprenda como fazer o desenvolvimento da redação do Enem

Os parágrafos de desenvolvimento de uma redação são o espaço da argumentação. É ali que você vai defender sua tese, expor seu repertório sociocultural e seus argumentos.

Os parágrafos de desenvolvimento de uma redação de texto dissertativo-argumentativo, como écobrado no Enem, são o espaço da argumentação. É o desenvolvimento que vai, de fato, dar nota para a sua redação. É ali que você vai defender a sua tese, expor seu repertório, e demonstrar a capacidade de argumentar.

Então, acompanhe esta aula para aprender a escrever um desenvolvimento perfeito de uma redação do Enem. Tirar uma nota acima de 700 pontos já soma bastante na hora de vencer as Notas de Corte do Sisu, do Prouni e do Fies. E você consegue, sim. Veja as dicas agora!

O desenvolvimento de uma redação

O primeiro passo para escrever  a redação do Enem é planejar a estrutura do texto. A recomendação básica é para você fazer um esqueleto com quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. A partir dessa estrutura vamos traçar o passo a passo de como fazer o desenvolvimento.Estrutura de uma redação

Tese ou objetivo do texto

Antes de começar a escrever o desenvolvimento de uma redação, é importante ter estabelecido a tese ou objetivo do texto na introdução. A tese é a ideia central que você pretende defender ao longo da redação. É a partir dela que você vai formular as ideias que vai defender em cada parágrafo do desenvolvimento.

Mas, como estabelecer a tese? Temos uma dica que pode te ajudar nessa tarefa: pergunte-se o que você acha sobre o tema da redação. Geralmente, o tema apresenta uma problemática. Então, você pode perguntar mentalmente: qual  problema está inserido nesta temática? Por que é um problema? Por que eu acho isso?

A partir das suas respostas, você vai conseguir elaborar a tese. Por exemplo: numa redação sobre redes sociais, você pode estabelecer como objetivo mostrar que há uma necessidade de debate sobre a privacidade dos dados na internet. Com a tese estabelecida, você já pode partir para o desenvolvimento.

Para isso, você pode se fazer uma nova pergunta: por que eu acho isso? Partindo das suas respostas, você deve formular duas ideias: uma para o primeiro parágrafo de desenvolvimento, e outra para o segundo. Cada ideia será o objetivo do seu parágrafo.

A primeira ideia poderia ser, por exemplo, que as crianças têm acesso cada vez mais cedo às redes sociais. Já a segunda poderia ser a veiculação de anúncios personalizados para cada usuário.

Leia também

Como escrever o desenvolvimento de uma redação

Depois de estabelecidos os objetivos dos parágrafos, você vai precisar de 4 elementos para construir cada um dos seus parágrafos de desenvolvimento: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.

A professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, tem um vídeo explicando como utilizar esses elementos! Confira a aula em vídeo e depois o passo a passo em texto.

Afirmação ou tópico frasal

O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Explicação

Em seguida, você vai explicar a afirmação. Ou seja, vai explicar porque as crianças estão entrando em redes sociais cada vez mais cedo. Você poderia escrever, por exemplo, que a popularização do acesso à internet por meio de smartphones contribuiu para a introdução das crianças no mundo digital. Para corroborar sua explicação, poderia utilizar dados estatísticos, por exemplo.

Exemplificação

Também é importante dar exemplos para enriquecer a sua argumentação. É nesse momento que você deve utilizar o seu repertório sociocultural, citando uma atualidade, um livro, um filme, uma fala de alguém, um estudo, uma música, etc.

Conclusão

Por fim, é importante concluir o parágrafo e mostrar  como a explicação e os exemplos fizeram você encontrar o seu objetivo. No nosso exemplo, a conclusão deveria mostrar como a explicação e os exemplos mostraram que a presença de crianças nas redes sociais está crescendo.Como escrever o desenvolvimento da redação do EnemComo escrever o desenvolvimento da redação do Enem

Exemplo de parágrafo de desenvolvimento

Em seguida, veja o exemplo de um parágrafo de desenvolvimento de uma redação que obteve nota mil no Enem de 2018. O tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“.

“Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas. Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.

Vanessa Tude, 19 anos

Análise do parágrafo de Desenvolvimento

Antes de iniciar a análise do parágrafo, é importante apontar que a autora do texto escreveu o seguinte na sua introdução:

“a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários que se desenvolve devido não só à falta de informação popular como também à negligência governamental”.

Portanto, sua tese era que a má utilização das tecnologias contribui para a manipulação comportamental dos usuários. Em seguida, ela já apontou os objetivos dos seus dois parágrafos de desenvolvimento. O primeiro, que utilizamos como exemplo, tem o objetivo mostrar que a falta de informação das pessoas contribui para a sua manipulação. Já no segundo, o objetivo será mostrar que a negligência governamental também contribui para essa manipulação.

A essência no desenvolvimento de uma redação Enem

Agora, vamos apontar os quatro elementos do parágrafo de desenvolvimento.

  • Objetivo do parágrafo:Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas”
  • Explicações:Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas”.
  • Exemplificações:Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos”.
  • Conclusão:Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.

O que não fazer no desenvolvimento

Como os parágrafos de desenvolvimento são mais longos, se você não estiver atento, corre o risco de repetir informações – o que acarreta na perda de pontos. O mesmo erro pode ocorrer na ânsia em convencer o leitor sobre os seus argumentos.

Outro cuidado importante é em relação aos exemplos. Eles devem ser bastante representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação. Imagine que seus exemplos são uma espécie de pontos luminosos do seu texto. Eles devem ser claros o bastante para dar ainda mais legitimidade aos seus argumentos dentro da estrutura da redação.

A conclusão da redação do Enem

Se você organizou bem as suas ideias desde a introdução, e escreveu direitinho os parágrafos de desenvolvimento, a consequência natural é você mandar bem na proposta de intervenção na etapa da conclusão.

Confira as dicas da professora Dani para você se garantir na hora de escrever a conclusão da sua redação:

Parabéns! Você venceu um importante capítulo para mandar bem na sua Redação do próximo Enem. Você revisou o Desenvolvimento, e a Conclusão.

A Introdução da Redação do Enem

Complete agora a sua revisão com as dicas da professora Daniela Garcia sobre Como fazer a Introdução Perfeita na redação do Enem. Veja como conquistar os avaliadores logo no primeiro parágrafo.

As dicas da Introdução da redação:

  1. A introdução da redação do Enem é uma parte muito importante do texto dissertativo-argumentativo.
  2. Nela, você tem uma possibilidade de deixar uma boa impressão e trazer um primeiro elemento que mostre o seu repertório sociocultural.
  3. Além disso, na introdução da redação você irá apresentar o seu ponto de vista e mostrar ao seu leitor como esse posicionamento será desenvolvimento no decorrer do texto.
  4. Ou seja, a Introdução é o único parágrafo te ajuda na argumentação e organização do seu texto. De maneira geral, a introdução da redação do Enem precisa apresentar três elementos que são:

✅ Assunto/contexto;

✅ Tema;

✅ Tese.

 

Agora, é com você para colocar em prática todos os elementos que fazem parte do desenvolvimento de uma redação. Bora!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel