Os parágrafos de desenvolvimento de uma redação são o espaço da argumentação. É ali que você vai defender sua tese, expor seu repertório sociocultural e seus argumentos.
Os parágrafos de desenvolvimento de uma redação, principalmente no texto dissertativo-argumentativo cobrado no Enem, são o espaço da argumentação. É o desenvolvimento que vai, de fato, dar nota para a sua redação. Isso porque é nesta parte que você vai defender a sua tese, expor seu repertório sociocultural, e demonstrar sua capacidade de argumentar. Então acompanhe esta aula para aprender a escrever um desenvolvimento perfeito!
O desenvolvimento de uma redação
O primeiro passo para escrever uma redação é planejar a estrutura do texto. No caso da redação do Enem ou de um vestibular, nossa recomendação é fazer um esqueleto com quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. É a partir dessa estrutura que iremos traçar o passo a passo de como fazer o desenvolvimento.
Tese ou objetivo do texto
Antes de começar a escrever o desenvolvimento de uma redação, é importante ter estabelecido a tese ou objetivo do texto na introdução. A tese é a ideia central que você pretende defender ao longo da redação. É a partir dela que você vai formular as ideias que vai defender em cada parágrafo do desenvolvimento.
Mas, como estabelecer a tese? Temos uma dica que pode te ajudar nessa tarefa: pergunte-se o que você acha sobre o tema da redação. Geralmente, o tema apresenta uma problemática. Então, você pode perguntar mentalmente: qual problema está inserido nesta temática? Por que é um problema? Por que eu acho isso? A partir das suas respostas, você vai conseguir elaborar a tese.
Por exemplo: numa redação sobre redes sociais, você pode estabelecer como objetivo mostrar que há uma necessidade de debate sobre a privacidade dos dados na internet. Com a tese estabelecida, você já pode partir para o desenvolvimento.
Para isso, você pode se fazer uma nova pergunta: por que eu acho isso? Partindo das suas respostas, você deve formular duas ideias: uma para o primeiro parágrafo de desenvolvimento, e outra para o segundo. Cada ideia será o objetivo do seu parágrafo.
A primeira ideia poderia ser, por exemplo, que as crianças têm acesso cada vez mais cedo às redes sociais. Já a segunda poderia ser a veiculação de anúncios personalizados para cada usuário.
Como escrever o desenvolvimento de uma redação
Depois de estabelecidos os objetivos dos parágrafos, você vai precisar de 4 elementos para construir cada um dos seus parágrafos de desenvolvimento: afirmação, explicação, exemplificação e conclusão.
A professora Dani do Curso Enem Gratuito tem um vídeo explicando como utilizar esses elementos! Confira a aula em vídeo e depois o passo a passo em texto.
Afirmação ou tópico frasal
O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.
Explicação
Em seguida, você vai explicar a afirmação. Ou seja, vai explicar porque as crianças estão entrando em redes sociais cada vez mais cedo. Você poderia escrever, por exemplo, que a popularização do acesso à internet por meio de smartphones contribuiu para a introdução das crianças no mundo digital. Para corroborar sua explicação, poderia utilizar dados estatísticos, por exemplo.
Exemplificação
Também é importante dar exemplos para enriquecer a sua argumentação. É nesse momento que você deve utilizar o seu repertório sociocultural, citando uma atualidade, um livro, um filme, uma fala de alguém, um estudo, uma música, etc.
Conclusão
Por fim, é importante concluir o parágrafo e mostrar como a explicação e os exemplos fizeram você encontrar o seu objetivo. No nosso exemplo, a conclusão deveria mostrar como a explicação e os exemplos mostraram que a presença de crianças nas redes sociais está crescendo.

Exemplo de parágrafo de desenvolvimento
Em seguida, veja o exemplo de um parágrafo de desenvolvimento de uma redação que obteve nota mil no Enem de 2018. O tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“.
“Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas. Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.
Vanessa Tude, 19 anos
Análise do parágrafo
Antes de iniciar a análise do parágrafo, é importante apontar que a autora do texto escreveu o seguinte na sua introdução:
“a má utilização dessas tecnologias contribui com a manipulação comportamental dos usuários que se desenvolve devido não só à falta de informação popular como também à negligência governamental”.
Portanto, sua tese era que a má utilização das tecnologias contribui para a manipulação comportamental dos usuários. Em seguida, ela já apontou os objetivos dos seus dois parágrafos de desenvolvimento. O primeiro, que utilizamos como exemplo, tem o objetivo mostrar que a falta de informação das pessoas contribui para a sua manipulação. Já no segundo, o objetivo será mostrar que a negligência governamental também contribui para essa manipulação.
Agora, vamos apontar os quatro elementos do parágrafo de desenvolvimento.
- Objetivo do parágrafo: “Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas”
- Explicações: “Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas”.
- Exemplificações: “Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos”.
- Conclusão: “Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.
O que não fazer no desenvolvimento
Como os parágrafos de desenvolvimento são mais longos, se você não estiver atento, corre o risco de repetir informações – o que acarreta na perda de pontos. O mesmo erro pode ocorrer na ânsia em convencer o leitor sobre os seus argumentos.
Outro cuidado importante é em relação aos exemplos. Eles devem ser bastante representativos para situar o leitor e estabelecer a comunicação. Imagine que seus exemplos são uma espécie de pontos luminosos do seu texto. Eles devem ser claros o bastante para dar ainda mais legitimidade aos seus argumentos dentro da estrutura da redação.
A conclusão da redação do Enem
Se você organizou bem as suas ideias desde a introdução, e escreveu direitinho os parágrafos de desenvolvimento, a consequência natural é você mandar bem na proposta de intervenção na etapa da conclusão.
Confira as dicas da professora Dani para você se garantir na hora de escrever a conclusão da sua redação: