As Funções da Linguagem – Resumo com Simulado de Literatura

Hora de cair na real e ver as Seis Funções da Linguagem: emotiva, referencial, relativa, metalinguística, poética, e, fática. Confira o resumo gratuito e depois Teste seus conhecimentos no simulado de Literatura com 10 questões e gabarito na hora

Para se dar bem mesmo você tem que estudar! Para te ajudar nessa jornada, preparamos este simulado sobre funções da linguagem para você testar o que sabe. Veja esta revisão sobre o tema para começar gabaritando até mesmo no simulado!

Todo ato de comunicação envolve seis componentes essenciais, que você vai ver logo em seguida quais são eles, e também uma forma de expressão que pode configurar uma Linguagem Conotativa ou uma Linguagem Denotatativa. Veja:

Os componentes da Comunicação

  1.  – o locutor (o responsável pelo discurso);
  2.  –  o interlocutor (a quem o discurso se destina);
  3.  – a mensagem (o conteúdo do discurso);
  4.  – o código (a linguagem que permite a comunicação);
  5.  – o canal (o meio físico que conduz a mensagem); e,
  6.  – o referente (o assunto).

Os enunciados produzidos em uma situação de comunicação apresentam uma intencionalidade, que está relacionada à situação: quem e o que comunica, para quem e com que finalidade.

As Funções da Linguagem – Ao produzir um texto você também realiza a comunicação. Nesse ato, além de querer ser compreendido, deseja que suas idéias sejam depreendidas e aceitas pelo receptor.

funções da linguagem

E, para a eficácia desse processo, são precisos seis elementos: emissor, receptor, canal, mensagem, código e contexto ou referente. Com base nesses elementos, podemos articular outro elemento, conforme a intenção do ato comunicativo.

E, dependendo da intenção do locutor, é dada ênfase a determinado componente da situação de comunicação. Por isso, como são seis os componentes da situação de comunicação, são também seis as funções da linguagem:

  1. emotiva,
  2. referencial,
  3. apelativa,
  4. metalinguística,
  5. poética, e,
  6. fática.

Linguagem Conotativa x Linguagem Denotativa

Para mandar bem nas questões de Interpretação de Texto nas provas do Enem, do Encceja e dos Vestibulares você precisa saber diferenciar quando a linguagem está orientada para Conotação (sentido figurado, ilustrativo)  ou para Denotação (sentido direto, objetivo).

Quando você fala Hermenegildo é um astro, por exemplo, você “quer dizer” que ele é famoso, mas não necessariamente uma estrela ou um planeta no universo. É uma linguagem Conotativa. Mas, se você disser que Hermenegildo tem 1 metro e 83 centímetros de altura, a linguagem é Denotativa

Veja um resumo simples e rápido com a professora Camila, do Curso Enem Gratuito, para você gabaritar neste assunto:

Excelentes as dicas da professora Camila. Agora, vamos concluir nossa aula das Funções da Linguagem:

Resumo sobre as funções da linguagem:

 

Funções da Linguagem

Característica

Onde encontramos

1

Emotiva ou Expressiva Coloca o emissor do texto em destaque; é subjetivo, pessoal, expressa sentimento. Em textos líricos, que expressa sentimentos da alma do emissor.

2

Referencial O assunto é posto em destaque, com o objetivo de informar. Em textos jornalísticos, didáticos e científicos.

3

Apelativa ou Conativa O interlocutor ou receptor é colocado em destaque, com a intenção de convencimento. Em discursos políticos, anúncios publicitários e argumentações jurídicas.

4

Metalinguística O código é posto em destaque, com a língua explicando a língua. Em livros didáticos, gramáticas e dicionários.

5

Poética A mensagem é colocada em destaque, chamando a atenção do interlocutor para o modo como ela foi organizada. Principalmente em textos literários, tanto em prosa como em verso.

6

Fática Ocorre quando o canal é posto em destaque, com a intenção de estabelecer diálogo. É utilizada para estabelecer um diálogo.

 

Assista à videoaula do Curso Enem Gratuito sobre as funções da linguagem:

Muito bom este resumo. Agora, é com você para fazer o Simulado no final da aula. Vem!

O texto dessa revisão foi preparado pelo professor Jackson Gil Avila para o Blog do Enem. Jackson é licenciado em letras Português/Espanhol;Jackson Gil - Redação - LinguagemJackson é professor especialista em Literatura Contemporânea e em Gramática do Texto; e mestrando em Ciências da Linguagem, todos pela UNISUL.

Agora, teste o que aprendeu respondendo as 10 questões do simulado Enem sobre as funções da linguagem!

Funções da linguagem

.

.
=====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. ]

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel