Tabela Periódica: resumo com simulado de Química Enem e Encceja

Veja as Características da Tabela Periódica de Mendelev. Ela facilita para você entender a Classificação e as Propriedades dos Elementos Químicos. Confira revisão gratuita com aulas, dicas e um simulado para testar seus conhecimentos. O gabarito sai na hora, com aulas de reforço.

Veja os fundamentos da tabela periódica para mandar bem nas questões e Química no Enem, Encceja e Vestibulares. Você lembra a classificação e as propriedades dos elementos químicos na tabela periódica?  E como se chegou à sua forma final?

O Blog do Enem ajuda você a descobrir isso e muito mais com uma revisão com explicações da professora Munique Dias. Também tem videoaula do Curso Enem Gratuito sobre tabela periódica pra te ajudar a entender tudo sobre o conteúdo. Vamos nessa?tabela periódica destacada

O que é a tabela periódica?

Chamamos de tabela periódica a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se prever as características e tendências dos átomos.

A tabela periódica permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas por eles formadas. Também nos possibilita entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes.

Os Fundamentos da Tabela Periódica:

  •  Os elementos químicos estão ordenados da esquerda para a direita, em ordem crescente de número atômico (ex: H (z=1), He (z=2), Li (z=3), Be (z=4) …)
  •  A linha vertical ou coluna na tabela periódica corresponde a uma família ou grupo de elementos químicos que apresentam uma regularidade na variação de propriedades químicas e físicas e mesmo número de elétrons na sua camada de valência.
  • Por exemplo: os elementos da família 1, 2 e de 13 a 18, que eram antigamente representados pelos grupos 1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A, e 8A apresentam 1, 2, 3, 4, 5, 6,7 e 8 elétrons na sua camada de valência, respectivamente.

 

  •  Existem dois tipos diferentes de grupos, o dos elementos representativos (representados pelos grupos 1A a 8A) e o dos elementos de transição (localizados na região central da tabela periódica).
  • Os lantanídeos e os actinídeos são conhecidos como elementos de transição interna.

Aula Gratuita de Tabela Periódica

Além da aula escrita, separamos para você um resumo simples do canal Curso Enem Gratuito, com o prof. Felipe Sobis. Ele explica os conceitos básicos sobre a tabela periódica como família, subgrupos e sua divisão entre metais, ametais e semimetais. Assista antes de continuar com a aula!

Relembre algumas características da tabela periódica:

  • Períodos: São as sete linhas da tabela periódica, os átomos (eletricamente neutros) de um mesmo período, apresentam igual número de camadas eletrônicas.  O número de camadas é igual ao número do período.
  • Famílias ou grupos: São as colunas verticais da tabela periódica. Por determinação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), os grupos são numerados atualmente de 1 a 18, mas ainda é bastante comum a utilização de uma representação com letras e números (1ª, 2ª, etc.).
  • Dica para você entender as Famílias: Os átomos de elementos de um mesmo grupo (família) apresentam em comum o número de elétrons na última camada (camada e valência).

Veja os Grupos da Tabela Periódica

Alguns grupos de elementos químicos  da tabela periódica, por sua importância para a Química, recebem nomes especiais.  É importante conhecê-los para não errar na hora da prova:Grupos da tabela periódica

O desenho abaixo apresenta a tabela periódica. Agora, leia novamente os fundamentos e vá relacionando a leitura com a imagem da tabela.Classificação da tabela periódica

Plano de Estudo de Química para o Enem – Veja aulas completas de revisão com os 10 temas de Química que mais caem nas provas do Enem. Plano de Estudos de QuímicaConfira no Plano de Estudos de Química: Resumos de todos os temas importantes.

As Camadas da Eletrosfera

Confira agora com o professor Felipe Sobis como resolver questões sobre a Distribuição Eletrônica. Você lembra das aulas sobre as Camadas ou níveis de Energia, no Diagrama de Linus Pauling? Veja agora:

As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

Ao longo do tempo, estudos específicos para determinar a energia dos subníveis acabaram mostrando que existe uma ordem crescente de energia nos subníveis.

A criação de uma representação gráfica para os subníveis facilitou a visualização da sua ordem crescente de energia. Essa representação é conhecida como diagrama de Linus Pauling.

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de tabela periódica:

Simulado de Tabela Periódica

.

\.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: um Curso Enem Online totalmente gratuito com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel