Faltam:
para o ENEM

Introdução ao Átomo – Revisão de Química para o Enem

Você lembra tudo sobre os átomos? Lembra-se de como ele é dividido? Não! Vamos relembrar então, porque cai no Enem e nos vestibulares de todo o Brasil. Confira abaixo.

O termo átomo tem origem no grego ἄτομος (atomos, “indivisível”), é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.

O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente.

Átomo

Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores. Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.

A Classificação dos Átomos

Os átomos podem possuir o mesmo número de massa, de elétrons, de prótons e de nêutrons veja a seguir, como cada uma dessas situações é chamada:

  • Isoeletrônicos: São os átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons;
  • Isóbaros: São os átomos que possuem  o mesmo número de massa;
  • Isotonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros;
  • Isotopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.

 A Estrutura do Átomo

Entenda mais um pouco sobre a Estrutura do átomo: Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton, um elétron e um nêutron.

Átomo

Os prótons e os nêutrons formam o núcleo do átomo, enquanto os elétrons estão distribuídos no espaço em torno do núcleo. Veja na tabela abaixo algumas características das partículas que compõem o átomo.

Partícula

Símbolo

Carga

Massa, Kg

elétron

e

-1

9,109×10-31

próton

p

+1

1,673×10-27

nêuton

n

0

1,675×10-27

O número de prótons de um átomo é chamado de número atômico e é representado pela letra Z. O número de massa de um átomo corresponde à soma do número de prótons (Z) com o número de neutros (n), e é representada pela letra A. Assim temos: A=Z+n

Átomo

Vamos deixar mais claro? Então veja o exemplo:

Se o átomo de potássio (K) apresenta número de massa 39, qual é o seu número de nêutrons, sabendo que o seu número atômico é igual a 19?

Dados:

A=39

Z = 19

Então: A=Z+n → 39 = 19 + n →n=39-19 → n=20

Portanto o número de neutros é igual a 20.

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Dica 2 – Veja também outro assunto de química bastante cobrado no enem e nos vestibulares que ligações químicas. Não deixe essa chance passar! https://blogdoenem.com.br/enem-ligacoes-quimicas/

Vídeo-aula gratuita – Vamos revisar o que é um átomo e como ele é formado?

Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan ministra uma aula sobre Introdução ao átomo e saia na frente nas questões do Enem e dos vestibulares.

Quer sair na frente nas provas do Enem e dos vestibulares? Saiba mais sobre elementos e átomos assistindo agora ao vídeo da Khan Academy com o professor Salman  Khan.

Dica 3 – Veja os  vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Exercício

Gostou? Que tal um desafio?

(UFRJ)

Alguns estudantes de Química, avaliando seus conhecimentos relativos a conceitos básicos para o estudo do átomo, analisam as seguintes afirmativas:

I. Átomos isótopos são aqueles que possuem mesmo número atômico e números de massa diferentes.
II. O número atômico de um elemento corresponde à soma do número de prótons com o de nêutrons.
III. O número de massa de um átomo, em particular, é a soma do número de prótons com o de elétrons.
IV. Átomos isóbaros são aqueles que possuem números atômicos diferentes e mesmo número de massa.
V. Átomos isótonos são aqueles que apresentam números atômicos diferentes, número de massas diferentes e mesmo número de nêutrons.

Esses estudantes concluem, corretamente, que as afirmativas verdadeiras são as indicadas por:

a) I, III e V
b) I, IV e V
c) II e III
d) II, III e V
e) II e V

Resposta: B

II. (INCORRETA) O número atômico de um elemento corresponde ao número de prótons.

III. (INCORRETA) O número de massa de um átomo é resultante da soma do número de prótons e nêutrons, dado pela fórmula A = p + n .

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .