Exercícios sobre a sociedade colonial no Brasil

Responda ao nosso simulado de História do Brasil, sobre a sociedade colonial no país. São 10 perguntas e o gabarito sai na hora!

Para testar os seus conhecimentos sobre a sociedade colonial no Brasil, preparamos um simulado com 10 questões. O resultado sai na hora!

Durante a época do Brasil Colônia, o país serviu aos propósitos mercantilistas portugueses, sobremaneira quando o mercado de especiarias asiáticas entrou em decadência a partir da concorrência de outras nações. Este fato ameaçou substancialmente a “saúde” financeira do reino português, uma vez que a estrutura administrativa do império lusitano dependia dos lucros obtidos com a revenda das especiarias produzidas em solo asiático.

Assim sendo, obedecendo a esta lógica, durante os primeiros 30 anos após a chegada de Cabral nestas terras, o Brasil não foi efetivamente colonizado. Durante estes primeiros anos as expedições portuguesas que se seguiram tinham por objetivo a extração do pau-brasil e o mapeamento do território que coube a Portugal segundo o tratado de Tordesilhas.

Somente a partir de 1530 teria inicio a efetiva colonização do Brasil quando o mercado de especiarias apresentou sinais de decadência e a própria posse do novo território na América era ameaçada por invasões estrangeiras, com destaque para os franceses.

A primeira forma de organização política colonial foi o sistema de capitanias hereditárias, sistema esse que também não logrou êxito em virtude da falta de uma organização geral, haja vista que o Estado português transferiu a responsabilidade financeira para a colonização para os capitães donatários.

Brasil Colônia: assista a uma videoaula

O professor Felipe Carlos de Oliveira traz informações importantes sobre o Brasil Colônia e a sociedade colonial no país. Vamos relembrar?

Teste os seus conhecimentos sobre a sociedade colonial no Brasil

Agora que você já relembrou um pouco sobre este conteúdo, é hora de fazer o teste. Responda ao nosso simulado sobre a sociedade colonial no Brasil e confira o gabarito na hora para avaliar o seu desempenho. Boa sorte e bons estudos!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel