Divisão de poder, Funai e recursos naturais – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com o Simulado de Ciências Humanas Encceja, online e gratuito! São apenas 10 questões para você ver o que sabe. E, se errar, têm dicas para estudar!

Prepare-se para fazer o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as 10 questões do Simulado Encceja Online de Ciência Humanas e Suas Tecnologias.

São apenas 10 questões do Simulado Encceja para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

O espaço geográfico indígena no Brasil

Você sabia que os primeiros povos brasileiros, os indígenas, atualmente só representam 0,25% da população brasileira? Então vem com a gente rever um pouco mais desse assunto tão polêmico.

De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) existem, atualmente, 460 mil índios residindo em aldeias no Brasil, correspondendo a 0,25% da população brasileira. Fora das aldeias indígenas estima-se que há 100 mil indígenas e descendentes.

Inicialmente a estimativa era de uma população de 3 milhões de índios e hoje 560 mil: uma mudança muito brusca, correspondendo a 0,25% da população brasileira.

Atualmente, são mais de 225 etnias ou sociedades indígenas no Brasil, com 180 línguas e dialetos distintos. Esses grupos estão espalhados em praticamente todo o território nacional, sendo a região Norte a que possui o maior número de índios, em especial o estado do Amazonas – 17% do total. Algumas tribos (aproximadamente 55) são isoladas, não havendo muitas informações sobre elas.

Durante este período, a Amazônia, o último reduto das populações indígenas no Brasil, passara a fazer parte de uma ampla política de colonização e ocupação produtiva. Entre os projetos constava a construção das rodovias Transamazônica, Cuiabá-Santarém e Manaus-Boa Vista, que iriam atravessar milhares de quilômetros de terras indígenas. Além disso, programas de exploração mineral e de geração de hidroeletricidade implicavam, para sua implantação, o deslocamento de centenas de tribos locais. Foi o sinal para o início de uma nova onda de violência e de dizimação de indígenas.

Embora longe de sua resolução, as questões indígenas, principalmente na Amazônia Legal, que concentra três quartos dos indígenas do Brasil e mais de 90% de suas terras, começou a ter uma resposta, desde o início da década de 1990, quando houve um grande avanço no processo de demarcação, homologação e regularização das terras indígenas. O início dessa nova etapa de demarcação das terras dos ianomâmis, em 1991. Cerca de 70% das terras indígenas encontram-se, atualmente, pelo menos homologadas.

Diversos conflitos entre ruralistas e indígenas na atualidade nos levam a crer que a demarcação e mesmo a homologação das terras não implicam na proteção completa dos povos que nelas habitam.

Vamos às questões? Neste Simulado Encceja de Ciêncas Humanas você pode testar os seus conhecimentos sobre esse e diversos outros temas. Responda as 10 questões:

Divisão de poder, Funai e recursos naturais – Simulado Encceja

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC  clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. Veja o site oficial do Encceja, onde você obtém mais informações e pode fazer sua inscrição no Exame.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.