O espaço indígena no Brasil – História e Geografia Enem

Você sabia que os primeiros povos brasileiros, os indígenas, atualmente só representam 0,25% da população brasileira? Então vem com a gente no Blog do Enem rever um pouco mais desse assunto tão polêmico para gabaritar em Geografia!

“Pardos, nus, sem alguma coisa que lhes cobrisse suas vergonhas”. Foi assim que o escrivão Pero Vaz de Caminha descreveu, na carta que enviou ao Rei de Portugal data de 23 de Abril de 1500, a primeira impressão que os integrantes da frota de Cabral tiveram dos habitantes das terras que viriam a formar o futuro território brasileiro. Essas terras abrigavam, pelo menos, 3 milhões de índios. Ao longo deste post, você vai conhecer mais sobre a trajetória do espaço geográfico indígena no Brasil.

Quando os colonizadores portugueses chegaram ao território brasileiro, eles começaram a reconstruir ou criar o espaço geográfico de forma diferente do espaço criado pelos indígenas, buscando se estabelecer da sua própria maneira e garantir sua subsistência.

Entretanto, a organização social e econômica do colonizador era bem diferente da do indígena. Veja na imagem  acima o quadro ‘A Primeira Missa’, de Victor Meireles, pintado em 1860, e que representa as descrições do colonizador europeu em relação aos indígenas brasileiros em relação à primeira celebração católica no país, realizada em 26 de abril de 1500.

As diferenças entre as culturas eram extremas: Enquanto entre os indígenas não havia dinheiro, desejo de lucro, propriedade individual, posse da terra e de recursos naturais; entre os colonizadores esses costumes já existiam.

Gradualmente, com a colonização, a cultura européia  foi ganhando espaço predominante no Brasil, pois era assim que muitos países da Europa organizavam as suas colônias. Essa divergência de  visão de mundo, conceitos, crenças, costumes  e objetivos gerou muitos conflitos entre os indígenas e os colonizadores gerando assim disputa de território.

Os colonizadores, por causa de sua superioridade de técnica, como  por exemplo, os armamentos que possuíam, começaram a tomar os espaços desejados por eles. Alguns indígenas fugiram para o interior do território brasileiro, enquanto alguns foram feitos de escravos e a maioria exterminada.

Não foram só os combates que exterminaram os indígenas. Os indígenas, até então, não tinha contato com algumas doenças que os europeus possuíam, dessa forma, muito deles morreram a partir das doenças trazidas do outro continente. 

Essa perseguição com os indígenas até hoje acontece. Os empresários do agronegócio, que desejam cada vez mais expandir suas terras e produções, vivem em conflito com tribos indígenas. Isso porque, até hoje, a demarcação de terras indígenas é uma luta constante por reconhecimento.

O prof. Alan tem uma videoaula excelente sobre a questão indígena. Assista ao vídeo e depois continue lendo o post pra aprofundar seus conhecimentos:

 

Conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai) existem, atualmente, 460 mil índios residindo em aldeias no Brasil, correspondendo a 0,25% da população brasileira. Fora das aldeias indígenas estimasse que há 100 mil indígenas e descendentes.

Repare que inicialmente a estimativa era de uma população de 3 milhões de índios e hoje 560 mil, é uma mudança muito brusca, correspondendo a 0,25% da população brasileira.

Fonte: http://patriota1964.blogspot.com.br/2015/02/brasil-ja-nao-e-nosso.html

225 etnias ou sociedades indígenas no Brasil, com 180 línguas e dialetos distintos.

Esses grupos estão espalhados em praticamente todo o território nacional, sendo a região Norte a que possui o maior número de índios, em especial o estado do Amazonas – 17% do total. Algumas tribos (aproximadamente 55) são isoladas, não havendo muitas informações sobre elas.

A demarcação das terras indígenas

espaço geográfico indígena

Em 1973, foi criado o Estatuto do Índio, no qual se estabeleceu o direito dos povos indígenas e seu território e determinou um prazo de cinco anos para demarcação definitiva de todas essas terras pela Funai.

Durante este período, a Amazônia, o ultimo reduto das populações indígenas no Brasil, passara a fazer parte de uma ampla política de colonização e ocupação produtiva. Entre os projetos constava a construção das rodovias Transamazônica, Cuiabá-Santarém e Manaus-Boa Vista, que iriam atravessar milhares de quilômetros de terras indígenas.

Além disso, programas de exploração mineral e de geração de hidroeletricidade implicavam, para sua implantação, o deslocamento de centenas de tribos locais. Foi o sinal para o início de uma nova onda de violência e de dizimação de indígenas.

Embora longe de sua resolução, as questões indígenas, principalmente na Amazônia Legal, que concentra três quartos dos indígenas do Brasil e mais de 90% de suas terras, começou a ter uma resposta, desde o início da década de 1990, quando houve um grande avanço no processo de demarcação, homologação e regularização das terras indígenas.

O início dessa nova etapa de demarcação das terras dos ianomâmis, em 1991. Cerca de 70% das terras indígenas encontram-se, atualmente, pelo menos homologadas.espaço geográfico indígenaDiversos conflitos entre ruralistas e indígenas na atualidade nos leva a crer que a demarcação e mesmo a homologação das terras não implicam na proteção completa dos povos que nelas habitam.

Algumas dicas para continuar pesquisando sobre esse vasto assunto.

Site do IBGE que mostra o mapa interativo da distribuição espacial de indígenas.

Aprofunde seus conhecimentos com esta videoaula do Curso Enem Gratuito:

Agora, que tal testar seus conhecimentos sobre o espaço geográfico indígena?

(Fuvest) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então:

a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

e) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

Resposta: LETRA C

 

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel