A Segunda Guerra Mundial – Resumo com Simulado

Veja desde o começo com Hitler invadindo a Polônia, em 1939; e até o final dos combates em 1945, quando as bombas atômicas sobre Hisoshima e Nagasaki colocam fim à Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento de todos os tempos. Ela começou com a Alemanha nazista de Adolf Hitler invadindo a Polônia em 1939, desencadeando reações que levaram  toda a Europa e a Rússia para a guerra.

Somente depois é que os Estados Unidos e países da África, Ásia e Oceania entraram na 2ª Guerra Mundial. Veja o resumo gratuito e depois responda ao simulado.

O Brasil participou apenas da fase final dos combates. Após a derrota da Alemanha na Europa a Guerra ainda continuou até a rendição dos Japoneses aos EUA, o que só aconteceu em 1945, depois das bombas atômicas norte-americanas lançadas em Hiroshima e Nagasaki. Veja o resumo da 2ª Guerra Mundial.

Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

Após a Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações falhou em manter a paz, especialmente porque representavam apenas o interesse das nações vencedoras do conflito. 1ª Guerra Mundial destacadaA Revolução Russa de 1914 e a Crise econômica desencadeada em 1929 serviram para estremecer a burguesia europeia com medo do avanço do comunismo no continente. Veja a revisão completa da 1ª Guerra Mundial

Na  Alemanha do pós Primeira Guerra Mundial, depois de sucessivas crises políticas e econômicas  Adolf Hitler chega  ao poder em 1933 prometendo aos alemães recuperar o orgulho perdido na derrota recente, e defende para os os alemães um país expansionista e poderoso.

O que Hitler anunciara era uma realidade oposta ao que vivia a Alemanha depois da derrota da Alemanha na 1ª Guerra Mundial, da qual o país saiu com severas punições econômicas impostas no Tratado de Versalhes, assinado ao final da primeira Grande Guerra.

Hitler conseguiu rapidamente armar o país novamente, combater a inflação, gerar empregos e anexar territórios, gerando um forte nacionalismo entre a população alemã. É importante perceber como foi importante esta postura de Hitler, uma vez que o povo alemão estava descrente e desmoralizado com o fim da Primeira Guerra.

Introdução à Segunda Guerra

Confira agora com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, as causas e a cronologia da Segunda Guerra Mundial.

Muito bom este resumo. Vamos continuar na aula. Daqui a pouco você vai ver como foi que o Brasil entrou na Guerra. Veja agora a perseguição aos Judeus promovida pelos Nazistas e pelos Fascistas.

Holocausto Judeu

Hitler liderou ainda um discurso de crescente discriminação contra alemães descendentes de judeus, e que culminou com a captura e extermínio de judeus também de outras nacionalidades na Europa, num episódio registrado na história como Holocausto Judeu. Veja aqui uma aula gratuita sobre o Holocaustoholocausto judeu

 

O que foi o Nazismo

 Veja o ambiente político-econômico em que Adolf Hitler assume a liderança política e militar, e entenda como surgiu o Nazismo na Alemanha aqui. suásticaClique na imagem para ver uma aula-resumo sobre o que se passava na Alemanha para você entender a história do nascimento e consolidação do pensamento nazista. E veja no vídeo com o professor felipe um resumo em forma musical.

Então, agora que você já viu quais eram as características do Nazismo, veja como foi que Hitler usou esta força política para levar a Alemanha à guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi principalmente desencadeada pelas nações que tinham governos de orientação fascista e nazista na Europa (Alemanha e Itália), e um governo Imperial na Ásia (o Japão). Juntos, estes três países formavam ‘As Potências do Eixo’.  Em 1936, a Alemanha fez um pacto com o Japão (anti-Komintern), a fim de combater o comunismo,  com foco em promover o estrangulamento da Rússia.

As Potências do Eixo, e os Países Aliados

Pode-se dizer que a guerra passou por três fases: as vitórias do EIXO (Alemães, Italianos e Japoneses), de 1939 a 1941); O equilíbrio de forças (1941-43); e as vitórias dos países ALIADOS (liderados por Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra).

O Brasil entra oficialmente na 2ª Guerra Mundial em 31 de agosto de 1942, declarando-se em guerra contra a Alemanha. A região Nordeste do Brasil, em função da proximidade com os continentes da África e da Europa passou a funcionar como base de apoio e de logística para as tropas norte-americanas. E, soldados brasileiros foram enviados para combater nas tropas Aliadas na Europa.

Cronologia da Segunda Guerra Mundial

A guerra inicia-se pela invasão da Polônia pela Alemanha, em 1º de setembro de 1939. Por conta disto, a Inglaterra e a França decidiram declarar guerra à Alemanha. Enquanto isto, a Rússia firmou o Acordo Nazi-Soviético, que estabelecia ausência de ataques entre a Rússia e a Alemanha. Estava armado o cenário da 2ª Guerra Mundial.

As estratégias alemãs surpreenderam os aliados. Em 1940 o exército de Hitler ocupou a Dinamarca (foto) , e posteriormente a Noruega.2ª Guerra - alemães na DinamarcaA força empregada pelo exército nazista deixava estes pequenos países praticamente sem condições de oferecer uma longa resistência.

 Graças a estas conquistas iniciais dos nazistas, o primeiro-ministro inglês, Chamberlain, foi substituído por Winston Churchill, que deu nova postura aos ingleses no combate aos alemães e países aliados de Hitler, em especial Itália e Japão, que formavam “O Eixo”.

Os franceses seriam o próximo alvo da expansão nazista. Ao serem invadidos em maio de 1940 adotaram uma tática de guerra ultrapassada, pois acreditavam que estavam protegidos pela chamada “Linha Maginot”, formada por centenas de quilômetros fortificados que iam da fronteira da Bélgica à Suíça.

Porém, os alemães romperam esta linha com equipamentos blindados, aviação, e infantaria organizados em uma estratégia de guerra-relâmpago intensa que ficou conhecida como Blitzkrieg, e partiram rumo à Paris.

A França, rendida em junho de 1940, assinou um acordo, que determinou que seu território seria dividido em dois: uma zona “livre”, governada por um governo colaboracionista e uma outra área que ficou sob domínio dos alemães.

Veja na imagem Hitler no auge do poder, comandando as forças armadas alemãs.HItler na 2ª Guerra MundialCom a derrota francesa, Hitler esperava a rendição da Inglaterra, porém não foi o que aconteceu.

Para tentar remediar esta situação e pressionar os ingleses  a Alemanha organizou ataques aéreos constantes à Inglaterra. Londres era bombardeada praticamente todas as noites, o que ocasionou muitas mortes de civis ingleses.

Porém, os soldados alemães não tinham acesso ao território da Inglaterra, e sofreram muitas baixas nos combates aéreos e navais com os ingleses. Hitler não conseguia derrotar ou conseguir uma rendição dos britânicos.

A Itália demorou a se juntar à guerra, pois Mussolini achava que o país não estava pronto para um conflito armado. Porém, com as subsequentes vitórias alemãs, a Itália adentrou a guerra ao lado do Eixo. Porém, em 1940, os ingleses conseguiram conter os avanços italianos.

O pacto Nazi-Soviético foi bem sucedido, até que em 1941, Hitler decidiu invadir a Rússia. Este excesso de otimismo dos alemães, aliado à imensidão do território russo e seu inverno rigoroso e a grande mobilização popular foram alguns dos fatores que explicam o insucesso alemão a partir daí.

Os Estados Unidos da América se juntaram à guerra após o ataque japonês a base norte-americana Pearl Harbor, em 1941. Este ataque devastador foi motivado principalmente pelos conflitos econômicos entre estes dois países, pois disputavam mercados.

O Brasil na 2ª Guerra

Em 1942 o Brasil entra oficialmente na 2ª Guerra Mundial com o envio dos militares integrantes da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que atuou subordinada ao exército norte-americano atuou no combate aos nazistas na Itália. O presidente da república no Brasil era Getúlio Vargas. Ele postergou a participação do Brasil no conflito até o momento em que submarinos alemães passaram a afundar navios da Marinha Mercante na costa brasileira.

Com a declaração de guerra à Alemanha o Brasil enviou soldados à Europa e cedeu o litoral Nordeste para a instalação de bases norteamericanas para fazer suprimento logistico às tropas aliadas em combate na África e na Europa. Os soldados brasileiros que retornaram ao Brasil foram consagrados pela participação na vitória Aliada, e passaram a ser denominados ‘Pracinhas’ ou ‘Expedicionários’.

Em 1943, ingleses e norte-americanos conseguiram deter Mussolini e foi selado um acordo de paz entre a Itália e os aliados. Mussolini ainda tentou fugir mais tarde com auxílio alemão, porém foi capturado e fuzilado.

A Batalha de Stalingrado, em território russo, em 1942-43, marcou uma importante derrota alemã na guerra. Mais de cem mil alemães foram mortos pelos soviéticos e noventa mil foram presos.

Finalmente, o chamado Dia D, em 6 de junho de 1944, marcou um enfrentamento decisivo para o fim da guerra, quando 100 mil soltados norte-americanos, canadenses, ingleses e membros da Resistência Francesa desembarcaram na Normandia, e depois seguindo para libertar Paris.

O Dia D foi a maior operação concentrada de toda a  2ª Guerra Mundial. Além dos 100 mil homens envolveu 6 mil navios e 5 mil aviões.

Em 1945, soviéticos conseguiram reconquistar a Polônia, e invadiram a Alemanha. O exercito soviético liderado por militares russos caminha em direção a Berlim com uma Alemanha já derrotada. Com a chegada das tropas soviéticas à periferia de Berlim no mês de abril os combates seguem rua por rua, casa por casa, com sucessivas derrotas dos alemães já enfraquecidos.

Hitler suicida-se no dia 30 de abril, finalizando o III Reich. O exército alemão se rende dois dias depois. A 2ª Guerra Mundial, porém, não terminava ali. Os japoneses seguiam em combate aberto a região do Pacífico, enfrentando os Estados Unidos e a União Soviética.

A Bomba Atômica encerra a 2ª Guerra Mundial

Importantes conferências foram realizadas após estes eventos para definir os destinos das nações envolvidas, porém, a guerra permanecia na Ásia, uma vez que o Japão seguia em combates utilizando aviões-bomba pilotados por soldados suicidas, e que se imolavam pela causa do Império do Sol atirando suas aeronaves contra os navios aliados no Pacífico.

Em agosto de 1945, Harry Truman, presidente dos EUA, ordenou o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki. Com o efeito devastador das bombas atômicas o Japão se rende aos Estados Unidos, e termina a segunda guerra mundial.

Veja aqui um resumo completo sobre a origem das Bombas Atômicas que foram jogadas em Hiroshima e Nagasaki.história enemExplosão de uma das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 respectivamente. Em seguida, no dia 14 de agosto, o Japão rendeu-se, e a Guerra terminou.

Saldos da 2ª Guerra Mundial

O saldo da Segunda Guerra Mundial foi devastador. Mais de 45 milhões de mortos, e e 35 milhões de feridos. 3 milhões de pessoas foram declaradas desaparecidas após o conflito.

É importante destacar também a assustadora perseguição aos judeus, promovida pelo estado nazista, com os campos de concentração, especializados em exterminar a raça judia. Analisando apenas estes campos, foram mais de 5 milhões de judeus assassinados.

O regime nazista foi totalmente abatido com o fim da Segunda Guerra Mundial. Houve expressivo declínio europeu após este conflito, pois esta guerra exauriu as forças dos países europeus.

A criação da ONU (Organização das Nações Unidas) foi uma das consequências da guerra, criada com a finalidade de buscar a paz mundial.

A Guerra Fria – o mundo dividido entre capitalistas e comunistas

Ao final da Segunda Guerra Mundial a divisão do espólio entre os vencedores praticamente rachou a Europa ao meio, ficando a parte ocidental sob influência dos Estados Unidos, com orientação capitalista, e a parte Leste sob influência da União Soviética, sob orientação comunista. A Guerra FriaO território da Alemanha cindiu-se ao meio, inclusive a com a capital Berlim.

Em 1961 as tensões se elevam quando os comunistas erguem o ‘Muro de Berlim’, proibindo a circulação livre de alemães entre as ‘duas partes da cidade’. Crescia a tensão entre EUA e URSS, com ameaças de guerra nuclear com potencial para destruir a terra. Foram os anos mais duros da Guerra Fria. O Muro de Berlim só foi cair em 1989.

O final do comunismo na União Soviética

O Muro de Berlim perduraria até 1989, quando foi derrubado simultaneamente por alemães ocidentais (capitalistas) e por alemães orientais (até então comunistas) simbolizando o desmoronamento do regime soviético e da influência do mesmo sobre grande parte do Planeta. Veja aqui uma revisão completa sobre a Guerra Fria.

Com o final da União Soviética as tensões ideológicas começam a se diluir. A crise que destrói por dentro a organização capitalista soviética foi interpretada por muitos pensadores como ‘O Fim da História’, o que traria aos homens uma temporada de paz.

Veja uma aula completa sobre a ascensão e queda do Comunismo na União Soviética.revolução russa

Terrorismo, Racismo, e Xenofobia na Europa

racismo xenofobia e terrorismo na Europa
Veja as origens dos conflitos atuais na Europa

No entanto, logo em seguida à queda do Muro de Berlim e ao final da União Soviética emergiram novos conflitos com base em identidade étnica (na região dos Balcãs, na Europa, por exemplos) ou com base em identidade religiosa, principalmente entre Muçulmanos.

Nos anos 2000 a Europa voltou a se ver sacudida com atos terroristas e questões como racismo e xenofobia dos europeus em relação a imigrantes, e práticas de terrorismo de grupos islâmicos radicais contra o pensamento e a cultura ocidental. Veja uma aula sobre Racismo, Xenofobia, e Terrorismo.

Responda agora ao Simulado Enem da Segunda Guerra Mundial

 

Segunda Guerra Mundial

.

.
===================

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel