Sucessão Ecológica – Simulado Enem com aula de revisão gratuita. Veja!

Ao longo do tempo os seres de uma comunidade produzem sucessivas transformações, até que se estabeleça uma comunidade estável, autorregulada, que não sofre alterações. Este conjunto de transformações é chamado de sucessão ecológica. Veja uma aula de reforço e teste seus conhecimentos para o Enem, o Encceja e os Vestibulares. É um tema que sempre cai!

Para se dar bem nas questões de Biologia no Enem tem que estudar! Para te ajudar nessa jornada, preparamos este simulado sobre sucessão ecológica para você testar o que sabe. Mas antes, veja este resumo sobre o tema para começar gabaritando até no simulado!

Ecologia é um assunto recorrente nas provas do Enem e dos vestibulares. Entender como os seres vivos interagem entre si e com o ambiente é essencial para se dar bem nas provas que você vai enfrentar para conquistar a tão sonhada vaga na universidade!

E, cobrar as fases da sucessão ecológica pode ser uma das maneiras de o Enem investigar se você consegue relacionar as atividades humanas e sua influência no ambiente.

Os seres vivos presentes em um ambiente são influenciados pelo meio em que vivem. Porém, estes mesmos seres vivos podem lentamente provocar pequenas alteração locais, que modificam o ambiente, criando novas condições para que outros organismos ali se estabeleçam.

O que é sucessão ecológica?

Dessa maneira, ao longo do tempo, as comunidades presentes naquele local podem ser modificadas em sucessivas transformações, até que, ao longo do tempo se estabeleça uma comunidade estável, autorregulada, que não sofre alterações. Este conjunto de transformações é chamado de sucessão ecológica.

Para continuar sua revisão sobre Sucessão Ecológica, assista à esta super videoaula que a professora Juliana Santos preparou para você:

Uma sucessão ecológica possui três características básicas:

  1. as sucessões são processos contínuos e não sazonais (ou seja, continuam ocorrendo, independentemente das estações do ano);
  2. as sucessões ecológicas ocorrem como respostas às modificações ocorridas nas condições ambientais de um local, geradas pelos próprios organismos que ali vivem;
  3. as sucessões ecológicas terminam com o estabelecimento de uma comunidade estável – a comunidade clímax, que não sofre mais grandes mudanças na sua estrutura básica, desde que as condições macroclimáticas não sejam modificadas.

As três fases de uma sucessão ecológica:

Agora sim! Responda as 10 questões do simulado Enem de Biologia e garanta o sucesso na hora da prova!

Sucessão ecológica

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel