Adjetivos – Resumo com Simulado Enem de Português

Hora de revisar para mandar bem. Confira o que são os advérbios e as locuções adverbiais. É básico para você dominar Interpretação de Textos e escrever uma boa Redação no Enem

Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o. Veja um resumo online e depois responda ao Simulado Enem Online, com gabarito na mesma hora. É para gabaritar Adjetivos no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. Vem!

Os adjetivos podem ser classificados em: Primitivos, Derivados, Simples, e Compostos. E, há também os Adjetivos Pátrios. AdjetivosBora lá para você revisar e mandar bem.

A Classificação dos Adjetivos:

  • – primitivos: radicais que por si mesmos apontam qualidades.
    Ex.: escuro, alegre, pequeno, rosa.
  • – derivados: são formados a partir de outros radicais.
    Ex.: pequenino, rosado.
  • – simples: apresentam um único radical em sua estrutura.
    Ex.: apavorado, feliz.
  • – compostos: apresentam pelo menos dois radicais em sua estrutura.
    Ex.: luso-brasileiro, socioeconômico.

Resumo Enem sobre a flexão dos Adjetivos

Veja com a professora Mercedes Bonorino as dicas para Gênero, Número e Grau na flexão dos adjetivos.

 

Os Adjetivos Pátrios 

São os adjetivos referentes a países, estados, regiões, cidades ou localidades.
Ex.: brasileiro, catarinense, carioca, acreano, capixaba.

Flexões dos adjetivos: Gênero, Número e Grau.

1 – Flexão de gênero

Os adjetivos assumem o gênero do substantivo do qual se referem.
Ex.: Uma menina formosa – um menino formoso
Uma professora ativa – um professor ativo 

 – Quanto ao gênero, os adjetivos podem ser uniformes e biformes.

Os adjetivos biformes apresentam uma forma para o gênero feminino e outra para o masculino.
As formas do feminino são marcadas pelo acréscimo do sufixo –a ao radical:
Ex.: o homem injusto – a mulher injusta, o produtor inglês – a produtora inglesa.

Os adjetivos uniformes possuem uma única forma para o masculino e o feminino:
Ex.: caixa frágil – pássaro frágil, professor ruim – professora ruim.

2 – Flexão de número nos Adjetivos

Os adjetivos concordam em número com os substantivos que modificam, assumem a forma singular e plural.
Ex.: político corrupto – políticos corruptos, salário digno – salários dignos.

Os adjetivos compostos merecem maior atenção na formação de plural:

– Nos adjetivos compostos formados por dois adjetivos, apenas o segundo elemento vai para o plural:
Ex.: clínica médico-dentária, clínica médico-dentárias.

– Os adjetivos compostos em que o segundo elemento é um substantivo são invariáveis também em número:
Ex.: recipiente verde-mar – recipientes verde-mar, tinta amarelo-canário – tintas amarelo-canário.

3 – Flexão de grau 

Quando se quer comparar ou intensificar as características atribuídas ao substantivo, os adjetivos sofrem variação de grau.
Tem-se o grau comparativo e o grau superlativo.

 

Grau comparativo nos Adjetivos

Compara-se a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais característica a um único ser. O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade e de inferioridade, são formados por expressões analíticas que incluem advérbios e conjunções.

a) Grau comparativo de igualdade: Gica é tão exigente quanto justa.
Gica é tão exigente quanto (ou como) sua mãe.

b) Grau comparativo de superioridade: Seu amigo é mais desonesto (do) que o meu.

c) Grau comparativo de inferioridade: Somos menos ativos (do) que eles.

Depois da revisão dos Adjetivos, responda ao Simulado Enem Online. O gabarito sai na hora!

Grau superlativo

A característica conferida pelo artigo é intensificada de forma relativa ou absoluta.

a) Relativo: a intensificação da característica conferida pelo adjetivo é feita em relação a todos os demais seres de um conjunto que apresentam certa qualidade. Pode exprimir superioridade ou inferioridade, e é sempre expresso de forma analítica.
Este é o mais interessante dos livros que li. (superioridade)
Ele é o menos egoísta de todos. (inferioridade)

b) Absoluto: indica que determinado ser apresenta determinada qualidade em alto grau, transmitindo ideia de excesso. Pode assumir forma analítica ou sintética.

– analítico: é formado com a presença de um advérbio:
Você é muito crítico.
A prova de matemática estava extraordinariamente difícil.

– sintético: é expresso com a participação de sufixos.
A prova de matemática estava dificílima.
Este piloto é velocíssimo.

Muitos adjetivos ao receberem um dos sufixos formadores dessa forma de superlativo assumem a forma latina. Como, por exemplo, os adjetivos terminados em –vel, esses assumem a terminação –bilíssimo.
Agradável: agradabilíssimo; volúvel: volubilíssimo.

As Classes de Palavras

Um bom começo para a sua revisão sobre os Adjetivos é recuperar o conteúdo básico sobe as Classes de Palavras. Assim você localiza melhor onde estão os Adjetivos. Confira agora com a professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito:

Como você viu, as classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas em palavras variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e palavras invariáveis (as que não variam).

Responda agora ao Simulado Enem Online sobre os Adjetivos

Advérbios e Locuções Adverbiais

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio numa determinada frase. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e classificados em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Frequentemente o advérbio não é representado por uma única palavra, mas por um conjunto de palavras, ou seja, por uma locução adverbial. As locuções adverbiais se formam por preposição mais substantivo, preposição mais adjetivo e preposição mais advérbio.

Nesta aula acima a professora Mercedes Vonorino te ensina tudo sobre advérbios e locuções adverbiais.

Adjetivos – Simulado

  1. Pergunta 1 de 10

    (EFOA MG/2006)

    Who lives longer?

     

     

    1How to live longer is a topic that has fascinated mankind for 2centuries. Today scientists are beginning to separate the facts from the 3fallacies surrounding the aging process. Why is it that some people reach 4a ripe old age and others do not? Several factors influencing longevity are 5set at birth, but surprisingly, many others are elements that can be 6changed. Here is what you should know.

    7Some researchers divide the elements determining who will live 8longer into two categories: fixed factors and changeable factors. Gender, 9race and heredity are fixed factors – they can’t be reversed, although 10certain long term social changes can influence them. For example, 11women live longer than men – at birth, their life expectancy is seven to 12eight years more. However, cigarette smoking, drinking and reckless 13driving could shorten this advantage.

    14There is increasing evidence that length of life is also influenced 15by a number of elements that are within our ability to control. The most 16obvious are physical life-style factors.

    17Cutting calories may be the single most significant life-style 18change you can make. Experiments have shown that in laboratory 19animals, a 40 percent calorie reduction leads to a 50 percent extension in 20longevity. According to experts, eating less has a more profound and 21diversified effect on the aging process than does any other life-style 22change. It is the only factor we know of in laboratory animals that is an 23anti-aging factor.

    24A long life, however, is not just the result of being good to your 25body and avoiding disease. All the various factors that constitute and 26influence daily life can be critical too. In searching for the ingredients to a 27long, healthy existence, scientists are studying links between longevity 28and the psychological and social aspects of human existence. Several 29aspects can play significant roles in determining your longevity.

    30Researchers have found that people who are socially integrated – 31members of a family network, married, or participants of structured group 32activities – live longer.

    33Early studies indicated that the more friends and relatives you 34had, the longer you lived. Newer studies focus on the types of 35relationships that are most beneficial. According to these studies, larger 36networks don’t always seem to be advantageous to women, since certain 37kinds of ties add more demands rather than generate more help.

    38A feeling of autonomy or control can come from having a say in 39important decisions (where you live, how you spend your money) or from 39being surrounded by people who inspire confidence in your ability to 40master certain tasks. Studies show these feelings bring a sense of wellbeing 41and satisfaction with life.

    42Where you live can make a difference in how long you live. A 43study by the California Department of Health Services in Berkeley found a 4440 percent higher mortality rate among people living in a poverty area 45compared to those in a nonpoverty area. According to the study, the 46difference was not due to age, sex, health care or life-style. The resulting 47hypothesis was that a locale can have socioeconomic characteristics, 48such as high crime rate and level of stress, that make it unhealthy.

    49People with higher incomes, more education and high-status 50occupations tend to live longer. Researchers used to think this was due to 51better living and job conditions, nutrition and access to health care, but 52these theories have not held up.

    53The message from experts is clear. There are many ways to add 54years to your life. Instituting sound health practices and expanding your 55circle of acquaintances and activities will have a beneficial effect. The 56good news about aging is many of the factors related to longevity are also 57related to life satisfaction.

    (Source: SKALKA, P. Who lives longer? In: SMITH, L. C.; MARE, N. N. (Org.).

    Topics for today: an advanced reading skills text. 2 ed. Boston, MA: Heinle & Heinle, 1997, p. 70-73. Adapted.)

    All of the following words function as nouns in the text, EXCEPT:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

.

=

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