A história geológica da Terra: resumo com simulado Enem

Tudo começou com o Big Bang, a explosão original. A Terra surgiu como uma das resultantes, na forma de uma bola de fogo, que foi ao longo dos milhões e bilhões de anos e resfriando e criando uma crosta, que é onde nós habitamos. Veja no resumo de Geografia Enem.

A teoria mais aceita entre os cientistas afirma que a Terra se formou a partir do Big Bang, que foi uma grande explosão de energia. Este processo ocorrer faz aproximadamente 4,5 bilhões de anos, e marca o início da história geológica da Terra.

A origem foi um longo processo de agregação de matérias incandescentes que sobraram da formação do universo. Essas matérias vão se unir para formar a Terra. Nesse momento, a Terra está muito aquecida.

A História Geológica da Terra.

O planeta passa por um processo de resfriamento de fora para dentro, o que possibilita a formação das massas rochosas (litosfera).

Confira agora no resumo com aula gratuita do professor Raphael carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que tudo aconteceu para dar origem ao nosso Planeta.  Se hoje nós o chamamo de “Planeta Água”, há quatro bilhões de anos o certo seria chamar de “Planeta Fogo”. Confira:

Percebeu como tudo era muito quente no  começo da história geologica da terra?

Com o passar do tempo, os minerais que se acomodaram na superfície do planeta começam a se resfriar e a liberar os gases, que hoje formam a atmosfera.

Ao mesmo tempo, a criação da Atmosfera permite o início do processo de precipitação (chuva), responsável pela formação dos oceanos primitivos.

A partir desse momento, temos a biosfera, a esfera da vida, que você pode ver para o Enem no resumo de Biologia aqui.

Veja agora no Simulado com Exercícios sobre a História Geológica da Terra

História geológica da Terra – Simulado

.

.
=

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

A História Geológica da Terra

 

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Parabéns. Você chegou ao fim do simulado com resumo gratuito sobre História Geológica da terra. Parabéns!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel