Sólido; Líquido; e Gasoso: os Estados físicos da matéria

Os três estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles contam com características diferentes, como o estado que suas moléculas estão distribuídas nas substâncias.

Primeiramente: você lembra dos estados físicos da matéria e como são chamadas as suas mudanças? Não se preocupe! O blog do Enem te ajuda a relembrar tudo sobre Sólido; Líquido; e Gasoso.

As substâncias que estão à nossa volta apresentam diferentes estados físicos. Veja o caso da água: na nossa cozinha podemos achá-la na forma sólida (gelo), na forma líquida (saindo da torneira) e na forma de vapor (como a “fumacinha” que sai da chaleira).

Veja agora resumo sobre os resumos sobre os estados físicos da matéria, e depois resolva 10 questões sobre o tema.Química - Estados Fìsicos

Mas, o que faz com que as substâncias tenham diferentes estados físicos? E o que faz com elas mudem este estado físico? Saiba disso e muito mais nesta aula completa e no resumo do professor Felipe Sobis! 😀

Os 3 estados físicos da matériaestados físicos da matéria

Os 3 estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como:

Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras;

Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras. 

 Esses estados de agregação da matéria também são chamados de estados físicos da matéria

O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram.

Resumo sobre os Estados Físicos da Matéria

Confira com o professor Felipe Sobis, um campeão de Química na Internet, uma aula-show do canal do Curso Enem Gratuito, para você captar o essencial sobre os Estados Físicos da Matéria e mandar super bem no Enem:

Muito bom este resumo. E têm mais aulas de Química com o professor Sobis no canal do Curso Enem Gratuito.

Veja os Três Estados:

Sólido

No estado conhecido como sólido, as moléculas da matéria se encontram muito próxima. Sendo assim, possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.

Líquido

Ao contrário do estado sólido, nesse estado as moléculas estão mais afastadas. Assim, os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além disso, possuem facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

Gasoso

A movimentação das moléculas nesse estado é bem maior do que no estado líquido ou sólido. Assim, se variarmos a pressão exercida sobre um gás, podemos aumentar o diminuir o seu volume. Ou seja, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente.

Dessa maneira, os elementos gasosos tornam a forma do recipiente que os contém. Além disso, muito se fala sobre o estado de plasma.

Veja na imagem o Plasma, que é uma condição da matéria conhecida como Gás Ionizado:Química - Estados Fìsicos

Mudanças de estado físico da matéria

As passagens entre os três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado físico e você pode conferir o nome de cada um na figura abaixo:

Química - Mudança de Estados Fìsicos

Fusão:

Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.

A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.Química - Fusão

Solidificação:

Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento (resfriamento).

Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.Química - Solidificação

Vaporização:

Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.

Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.Química - Ebulição

Condensação:

Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento).

Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.

mudanças estados físicos da matéria: condensação

Sublimação:

Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso

A Sublimação acontece por aquecimento quando do estado sólido para o gasoso, ou do estado gasoso para o estado sólido por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.mudanças estados físicos da matéria: sublimação

Os efeitos da Pressão na mudança de fase

Confira agora no resumo com o professor Marcelo os efeitos da Pressão na mudança de fase:

Veja no Simulado o que sabe sobre os estados físicos da matéria, tema recorrente no Enem e vestibulares! Vamos estudar?

Responda as 10 questões do Simulado Enem de Química e veja o que sabe sobre sólidos, líquidos e gasosos: os estados físicos da matéria! Se errar, têm dicas para estudar!

Estados físicos da matéria

.

.
=

Escolha mais um simulado para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel