Frações e Sequências: resumo Encceja de Matemática com Simulado

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com os Simulados Encceja. Estude sobre lógica, argumentação e outros temas relevantes que podem cair nas provas de todas as matérias! Se errar nos Simulados, você têm dicas gratuitas para revisar!

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) com o resumo, aula gratuita e respondendo as questões do Simulado Encceja de Matemática.

Uma fração é a mesma coisa que um número decimal, só que representada com uma divisão e não na forma explícita de número. Por exemplo, o dinheiro: suponha que você tem uma moeda de uma moeda de 10 centavos.

Todos concordam que 10 centavos é a décima parte de 1 real, certo? Então dizemos:Enem 2013

Ao mesmo tempo, temos que 10 centavos é o mesmo que R$ 0,10, pois é assim que usualmente se fala de dinheiro.
Concluímos que:Enem 2013Ou seja, sempre há uma relação entre frações e decimais.

uma ‘fração’ significa uma parte de um todo.  Por exemplo 1/4 (um quarto) tem a significação direta de 0,25. Temos, então: 1/4 = 0,25.

Mas na fração algébrica temos no denominador pelo menos uma incógnita a ser desvendada (para ser resolvida). Então, a nossa fração algébrica, partindo do exemplo inicial de fração, seria, por exemplo 1/x = 0,25.  E, A incógnita a ser descoberta ao resolver a conta é o ‘x’ da questão.  Neste caso, x = 4

Esse tipo de expressão é muito utilizado na geometria, por exemplo, para representar áreas, perímetros e volumes de figuras ou objetos que possuem dimensões algébricas.simulado de frações

Veja uma síntese sobre as Frações Algébricas e as regras que precisam ser respeitadas para que a equação seja válida e que possa ser resolvida. O denominador (a parte de baixo) nunca pode ser zero, pois não há divisão por zero.

As frações são constituídas de duas partes, o numerador e denominador:simulado de fraçõesUma fração é uma maneira de representar um número por uma divisão, na qual o numerador está sendo dividido pelo denominador.

Somar frações quando o denominador é igual é muito fácil, acompanhe:simulado de fraçõesViu? – É simples demais, se o denominar é comum a todas as frações basta somar os numeradores e copiar o denominador, que está prontinho.

O grande problema é quando os denominadores são diferentes. E aí, como fazemos? Veja abaixo o exemplo:simulado de frações

1)Ache o MMC dos denominadores 7, 3 e 5.
2) Para cada uma das frações divida o MMC que você encontrou pelo denominador e depois multiplique pelo numerador.
3) Some ou subtraia os números obtidos pelo passo 2, respeitando a operação que o exercício pedir, então esse será o numerador da sua soma, o denominador será o MMC do passo 1.

Veja, agora, numericamente :

1) Ache o MMC dos denominadores, MMC(3,5,7)=105,dúvidas aqui? veja a aula anterior sobre MMC.

2) Para cada uma das frações divida o MMC que você encontrou pelo denominador e depois multiplique pelo numerador:simulado de frações

3) Some os números obtidos:

simulado de frações

E ai? Entenderam mais essa dica pro Enem? Já a multiplicação e a divisão de frações é muito mais fácil, confira:simulado de frações

Sim, é muito fácil, basta multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador, simples não? Notem que:simulado de frações

Chamamos esse processo de simplificação de frações que consiste em eliminar os fatores comuns do numerador e do denominador – em nosso caso, o fator 2. Show né? Fique com a gente e seja nosso aluno nota 1000.

A divisão de frações é tão simples quanto a multiplicação:simulado de fraçõesTodos nós sabemos que o processo de divisão é o inverso da multiplicação, portanto vamos transformar nossa divisão em uma multiplicação invertendo o segundo termo da nossa conta.

Confira:simulado de frações

Outra coisa interessante de se perceber é que fração é apenas uma maneira de representar um número, por exemplo, o número abaixo.simulado de frações

A fração simulado de fraçõesé chamada de fração decimal pois tem no denominador um múltiplo de 10.

As frações irão aparecer em diversas áreas, desde a Ciência da Natureza até a própria Matemática.

Gostou? Então assista à videoaula sobre o tema, com o professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito. É essencial que esses assuntos estejam fixados para você mandar muito bem no Enem!

Frações e Sequências – Simulado Encceja de Matemática

.

 

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja. Clique aqui:

Apostilas Grátis para o Diploma do Ensino Médio no Encceja: texto oficial do MEC

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja o site oficial de informações e inscrições do Encceja clicando aqui.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.