Simulado grátis de Matemática Enem com nota pela TRI

Agora você pode: o Blog do Enem fechou parceria com a Vélos Educação para você fazer um Simulado Inteligente de Matemática do Enem. Saiba como acessar e os benefícios de realizar o teste.

No caminho para o sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio, o domínio da matemática é um dos pilares fundamentais. Veja agora como fazer o teste e antecipar a nota que você tiraria hoje com o Simulado de Matemática do Enem. A correção é baseada na TRI..

Conheça o Simulado de Matemática do Enem

O Blog do Enem e a Vélos Educação uniram forças para elevar o nível de desempenho dos estudantes na prova de Matemática do Enem. Isso significa que agora você tem a oportunidade de realizar gratuitamente o Simulado Inteligente de Matemática do Enem. 

Muito mais do que uma simples avaliação, essa ferramenta oferece uma análise instantânea da sua pontuação em relação aos demais participantes, com dicas valiosas sobre as áreas que você precisa aprimorar para alcançar um lugar de destaque no ranking.

Ao terminar o simulado, que pode ter 10, 15 ou 20 questões, sua pontuação será disponibilizada imediatamente, com base na TRI, para proporcionar uma visão bastante clara acerca da sua performance.

Assim, fica mais fácil distinguir seus pontos fortes e os temas que merecem o seu foco, a fim de garantir uma nota maior no Enem.

Como fazer o simulado?

A participação no Simulado de Matemática Enem não tem nenhum mistério. Confira o passo a passo: 

  1. Acesse o site oficial do simulado neste link;
  2. Clique em “fazer simulado inteligente”; 
  1. Preencha o formulário de cadastro com os dados solicitados e crie a sua senha de acesso; 
  1. Em “Resumo da Compra”, escolha a opção “Simulado Gratuito” e insira o código de desconto BLOGDOENEM;
  1. Pronto! Na próxima tela, você poderá realizar o Simulado, com 10 questões. 

Uma vez iniciado o simulado, o cronômetro é acionado e segue ininterruptamente, emulando fielmente a experiência da prova real. Essa abordagem é essencial para proporcionar a você uma estimativa precisa da prova real. 

O Simulado Inteligente de Matemática do Enem é meticulosamente projetado para refletir as condições do exame oficial, oferecendo uma experiência de aprendizado autêntica e alinhada com as exigências reais da avaliação. 

Caso você opte por sair do simulado, é possível retomar a sessão posteriormente para finalizar o teste. 

Como é calculada a nota do Simulado Inteligente de Matemática do Enem?

O Simulado Inteligente de Matemática do Enem é alimentado pelo avançado modelo de inteligência artificial da Vélos. Esse sistema se apoia em edições anteriores do exame e nas respostas fornecidas por diversos alunos para criteriosamente selecionar as questões que mais contribuem para a construção da nota TRI. 

Esse método eficaz agiliza o processo de avaliação e preserva todos os valiosos insights sobre o desempenho do estudante.

Desvendando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) do ENEM

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma abordagem estatística para avaliar o conhecimento de um indivíduo de maneira precisa e contextualizada. 

Diferentemente das avaliações tradicionais, a TRI atua como um instrumento de medida do conhecimento dos estudantes.

Da mesma forma que um termômetro é usado para medir a temperatura corporal, o Enem atua como uma ferramenta para avaliar o conhecimento dos estudantes. No entanto, é necessário estabelecer um padrão para interpretar esse conhecimento medido. 

É aqui que entra a escala de proficiência, um referencial semelhante aos graus Celsius em um termômetro. Essa escala é o referencial no qual os acertos e erros de cada aluno são situados, gerando, por fim, a nota final.

A TRI leva em consideração três parâmetros na atribuição das notas:

  • Parâmetro de Discriminação: diferencia os estudantes que possuem domínio da habilidade avaliada dos que não possuem. 
  • Parâmetro de Dificuldade: associa o grau de dificuldade de uma questão ao seu valor na escala. 
  • Parâmetro de Acerto Casual: avalia a probabilidade de um estudante acertar uma questão por “chute”, mesmo sem dominar a habilidade avaliada.

Compreender como a TRI opera no Enem é fundamental para interpretar sua pontuação de maneira estratégica. Cada questão da prova já possui seus parâmetros definidos, determinando sua posição na escala de proficiência. 

Portanto, ao finalizar a prova, seus acertos e erros são avaliados dentro dessa mesma régua, garantindo uma avaliação individualizada e justa, mesmo que o número de acertos seja igual ao de outros candidatos.

Não fui bem no Simulado Inteligente de Matemática do Enem, o que fazer? 

Caso o seu desempenho no Simulado Inteligente de Matemática do Enem deixe a desejar, aproveite as dicas do que falta você aprender para estudar.

Você pode contar com o Curso Enem Gratuito para acelerar o seu aprendizado, a partir do Intensivo Enem Gratuito e também do Curso de Matemática Básica e da Série Explica do Zero, se houver necessidade de recuperar o aprendizado de conteúdos mais básicos. 

Na plataforma, além de diversas aulas de Matemática, com resumos e videoaulas, você também encontra simulados para testar o seu conhecimento e aprimorar sua habilidade de responder às questões de uma prova. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Simulado Biologia, Simulado Matemática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel