GPS – Resumo com Simulado Enem de Geografia

Teste seus conhecimentos sobre o GPS com o Simulado Enem Online de Geografia. Caso erre, têm dicas para estudar. São apenas 10 questões.

GPS: O homem sempre buscou, ao longo da história, entender seu posicionamento no planeta. As primeiras formas de localização eram realizadas com elementos naturais, como o sol, a Lua e as estrelas.

Durante milênios, as civilizações faziam suas grandes viagens pelo mundo usando a bússula e instrumentos um pouco mais complexos, mas que ainda dependiam da observação da natureza – como o astrolábio.

Mesmo assim, fizeram o ciclo das Grandes Navegações e produziram mapas com incrível precisão. Veja na imagens os instrumentos, mapas e navios do ciclo das Descobertas.Porém, com o avanço da indústria de telecomunicação do mundo, e principalmente com o uso dos satélites geoestacionários ao redor do Globo Terrestre, surge então o que hoje já é algo comum, o GPS.

A sigla significa Global Posicion Sistem , que na língua portuguesa é traduzido como Sistema de Posicionamento Global. O GPS é, basicamente, um sistema de posicionamento proporcionado por satélite. O Google Maps utiliza o GPS, o Waze utiliza, e o UBER também. O Sistema do GPS consegue, através da comunicação entre os satélites (em órbita) e um aparelho receptor (na Terra), enviar dados de posição geográfica(Latitude e Longitude), altitude.

Além disso, os aparelhos mais modernos informam também percurso, fuso horário e velocidade, em qualquer condição climática, todo o tempo e de qualquer parte do mundo. Cada satélite do sistema GPS transmite sinais para equipamentos no solo.

Os receptores GPS recebem passivamente os sinais provenientes dos satélites, mas não transmitem.Não é atoa que ele é um sistema amplamente utilizado na atualidade não é?
“_ Mas, Priscila, onde o GPS é utilizado?”

Veja nossa aula gratuita sobre o GPS

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Veja agora os diferentes usos do GPS.

O GPS está por todos os lados

O GPS está em todo o canto! Quem tem um smartphone certamente está convivendo bem de perto com o GPS, pois todo smartphone que se preze tem um GPS. E, veja só: uma pesquisa recente diz que o Brasil chegou a 168 milhões de aparelhos de Smartphones em uso no ano de 2017, podendo chegar a 236 milhões em 2018.

Sendo assim, é cada vez maior o número de aplicativos de mapas e rede sociais que interagem com o GPS, como o Waze (aplicativo de tráfego) ou o Facebook que utiliza o GPS para saber a sua localidade quando permitido ou solicitado.Ele pode ser usado também em aparelhos independentes que só possuem a função de GPS. Esses aparelhos possuem uma precisão maior da localização, sendo usados principalmente pelo meio acadêmico e científico.

Mas nem sempre foi assim, durante muito tempo o GPS era de uso restrito de militares, utilizado amplamente na aeronáutica, na aviação e para estratégias de guerra ou segurança.

Ele foi desenvolvido pelo Ministério da defesa do EUA, porém hoje já se encontram em funcionamento dois sistemas de posicionamento por satélite: o GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass, que é chinês.

Para a Geografia, o desenvolvimento do GPS foi um salto inestimável, possibilitando que novos programas fossem desnvolvidos a partir de dados fornecidos pelos satélites.

Afinal, na geografia há uma imensa necessidade de se localizar no planeta.

Simjulado GPS

.

.
=======

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel