Construção do território – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Responda as questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas que preparamos para você sobre a construção do território e os múltiplos fatores que estão relacionados com as relações de poder. Caso erre alguma questão, têm dicas para estudar!

Pepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas. As provas têm apenas 30 questões de cada área. Então, não perca tempo e estude com as questões retiradas das apostilas liberadas pelo MEC.

Neste Simulado Encceja de Ciências Humanas você responde apenas 6 questões para testar o que sabe e se dar bem na hora da prova. Antes de responder ao simulado, leia um pequeno resumo do conteúdo:

Divisão política do Brasil em Estados e Regiões

Tal qual o planeta Terra, de natureza cambiante, o Brasil também não nasceu pronto. As definições, as denominações, a divisão política e os agrupamentos por regiões se modificaram ao longo desses mais de cinco séculos desde a chegada dos navegadores europeus por aqui. Hás controvérsias se melhorou ou piorou.

Mas, a existência mostra uma nação que ocupa espaços no cenário internacional  com uma reconhecida expressão contemporânea em diversas áreas.

Ainda existe a necessidade de melhorias – as contradições ainda permeiam a nossa realidade, mas as melhoras só acontecerão quando conseguirmos identificar estas contradições e, para tal, é necessário, neste primeiro momento, conhecer melhor o Brasil.

Os pontos extremos do Brasil são:

  • Leste – Ponta do Seixas na Paraíba
  • Oeste – Serra da Contamana no Acre
  • Norte – Monte Caburaí em Roraima
  • Sul – Arroio Chuí no Rio Grande do Sul

Formação Econômica do Brasil

Os ciclos econômicos garantiram a formação econômica do Brasil num primeiro momento. Foram eles:

  • Ciclo da Cana-de-Açúcar;
  • Ciclo da Mineração;
  • Ciclo da Borracha;
  • Ciclo do Café. Este período caracterizou um Brasil Agroexportador.

A partir de 1930, iniciamos um processo de industrialização mais efetiva, com Getúlio Vargas, que produziu condições para instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento dos diversos tipos de indústrias. Com o Governo de JK, o processo industrial foi acelerado e, entre os fatores de destaque, podemos citar a vinda de diversas montadoras para o Brasil.

A Região Sudeste passa a ser referência industrial no Brasil, em especial o Estado de São Paulo, que até hoje, concentra o grande Parque Industrial do país. Sem perder sua vocação agrícola, o país atualmente pode ser considerado Agroindustrial.

A Região Centro-Oeste concentra uma grande atividade econômica voltada para as atividades de agricultura e pecuária.

A região Sul possui o segundo grande Parque Industrial do país, com destaque para a Grande Curitiba (PR), Joinville e Blumenau (SC), Novo Hamburgo, Caxias (RS). A Região Nordeste é, no momento, uma das que mais atrai investimento em indústrias.

Na Região Norte, o destaque fica por conta da Zona Franca de Manaus.

Distribuição da População

Com uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2010, formada a partir de três grandes troncos étnicos (Branco, Negro e Índio).

Assim, com estes troncos iniciais, temos uma importante colaboração dos imigrantes para a formação da População Brasileira, que  é considerada a quinta população do mundo, superada apenas por China, Índia, Indonésia e Estados Unidos.

Teste agora seu conhecimento sobre a construção do território com o Simulado Encceja de Ciências Humanas:

A construção do território – Simulado

.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma

O Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.

E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. As inscrições no Encceja podem ser feitas aqui neste link. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel