Exercícios sobre tabela periódica com resumo de Química

Teste seus conhecimentos de Química com essa lista de exercícios sobre a tabela periódica! Veja o resumo e resolva as questões.

Muitos estudantes ficam apavorados quando precisam resolver exercícios sobre tabela periódica. Geralmente isso ocorre porque achamos que teremos que decorar todos aqueles símbolos e números presentes na tabela.

Acontece que ela existe justamente para que não precisemos dessa “decoreba”. Entretanto, é importante compreender sua organização para poder utilizá-la da melhor forma. E, para você mandar bem nesse conteúdo, preparamos um pequeno resumo seguido de vários exercícios sobre tabela periódica para você testar seus conhecimentos em Química. Bora lá?

A tabela periódica

Muitas foram as tentativas ao longo da história de organizar os elementos químicos de forma coerente. Uma das mais bem sucedidas foi a tabela criada por Mendeleev, um cientista russo, no ano de 1989. Mendeleev organizou os elementos conhecidos na época em ordem crescente de seus números de massa em algumas

linhas. Além disso, nas colunas, ele agrupou elementos que compartilhavam características semelhantes.  Entretanto, com o passar do tempo, os cientistas perceberam que o uso da massa atômica como referência não permitia uma periodicidade.

Sendo assim, em 1913, o cientista Henry G. J. Moseley compreendeu que uma melhor organização dos elementos se daria pela ordem crescente de seus números atômicos. Essa organização idealizada por Moseley guia a construção da tabela periódica atual.

Para saber um pouco mais sobre a história da tabela periódica, veja este resumo da professora Larissa Marques, do canal do Curso Enem Gratuito:

Propriedades periódicas: classificação dos elementos

Os elementos da tabela periódica podem ser classificados de acordo com as colunas, que representam grupos ou famílias de elementos químicos. Outra classificação é de acordo com as linhas da tabela periódica, que correspondem aos períodos. Enfim, existe também a setorização dos elementos da tabela periódica em metais, ametais e gases nobres.

A classificação dos elementos na tabela periódica também é chamada de propriedades periódicas.

Colunas: grupos ou famílias

Como você já deve ter reparado, na tabela periódica temos colunas e linhas. As colunas são chamadas de grupos ou famílias e são numeradas de 1 até 18.

Essas famílias contêm elementos que compartilham características entre si e têm uma regularidade na variação de propriedades físicas e químicas. Além disso, no caso dos grupos 1,2,13,14,15,16,17 e 18, os elementos pertencentes a essas famílias têm a última camada com o mesmo número de elétrons.

Algumas das famílias da tabela periódica recebem nomes especiais que aparecem recorrentemente no Enem e nos vestibulares:

  • Família 1 – Família dos Metais Alcalinos.
  • Família 2 – Família dos Metais Alcalinos Terrosos.
  • Família 16 – Família dos Calcogênios.
  • Família 17 – Família dos Halogênios.
  • Família 18 – Família dos Gases Nobres.

Linhas: períodos

Na tabela periódica os elementos químicos estão organizados em 7 linhas, chamadas de períodos.

Essas linhas têm relação com o número de camadas eletrônicas apresentas pelo átomo. Sendo assim, um átomo que apresente as camadas K e L (2 camadas) estará disposto no período 2. Já um átomo que tenha elétrons nas camadas K, L, M, N, O, P e Q (7 camadas) estará no período 7.

Metais, ametais e gases nobres

Além da organização da posição dos elementos na tabela periódica, também temos uma organização por setorização. Sendo assim, temos 3 grandes setores na tabela periódica, geralmente pintados de cores diferentes: os metais, os ametais e os gases nobres.

Metais

Os metais são elementos químicos que, em geral, são sólidos a temperatura ambiente (exceto o mercúrio, que é líquido). Esses elementos são bons condutores de calor e energia elétrica. Além disso, são dúcteis e possuem brilho.

São elementos mais eletropositivos, ou seja, em ligações químicas tendem a perder elétrons, ficando carregados positivamente.

Ametais

Os ametais (ou não-metais), por sua vez, são elementos que não conduzem bem calor ou eletricidade. Possuem diferentes estados físicos em temperatura ambiente e não são maleáveis ou dúcteis.

Em geral, dizemos que são elementos com maior eletronegatividade, uma vez que tendem a ganhar elétrons em ligações químicas, ficando carregados negativamente.

Gases nobres

Gases nobres são todos gases em temperatura ambiente. Estão localizados na família 18 e sua principal característica é o fato de que são praticamente inertes. Ou seja, praticamente não reagem com outros átomos. Isso se deve ao fato de que possuem 8 elétrons na camada de valência.

Agora que você já revisou as principais características da tabela periódica, que tal aprendeu um pouco mais sobre o assunto com algumas dicas do professor Sobis?

Para finalizar e testar seus conhecimentos, faça os exercícios sobre tabela periódica selecionados pela professora Juliana!

Exercícios sobre tabela periódica

tabela periódica

.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Química, Simulado Ciências da Natureza, Simulado Química
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.